Com mais de 250 tours criados desde sua fundação, a AXIS transforma projetos em experiências imersivas, com interatividade comercial, hiper-realismo e presença digital humanizada

A forma de apresentar projetos arquitetônicos evoluiu. Com tecnologias como realidade aumentada, escaneamento 3D e hiper-realismo, a experiência deixou de ser apenas uma visualização estática para se tornar uma imersão completa, acessível, interativa e capaz de envolver o cliente final com precisão, contexto e o mais perto da realidade possível. No centro dessa transformação está a AXIS, empresa brasileira especializada na apresentação de ambientes digitais, que desde 2022 vem redefinindo o padrão dos tours virtuais no mercado nacional.
Com mais de 250 tours criados em três anos de atuação, a AXIS já trabalha com alguns dos principais escritórios de arquitetura do país, entre eles Fernanda Marques, Léo Shehtman, Felipe de Almeida, Daiane Antinolfi, Brunete Fraccaroli, Studio HA, Dudi Duarte, Ricardo Abreu, La Rous Studio e Camila Klein. A solução está presente em projetos autorais, ambientes de mostras como a CASACOR São Paulo, lançamentos comerciais e galerias de arte. Em comum, todos buscam apresentar seus espaços com mais impacto, precisão técnica e valor agregado.
O diferencial da AXIS começa pela base tecnológica: a empresa utiliza escaneamento 3D de alta precisão aliado à realidade aumentada para criar tours virtuais hiper-realistas que podem ser acessados de qualquer dispositivo: celular, computador ou óculos de realidade virtual. Durante o passeio virtual, o visitante tem liberdade para navegar entre ambientes, interagir com pontos de informação, acessar links e até visualizar um avatar do arquiteto explicando a proposta do projeto, o que humaniza a experiência digital.
“Nosso objetivo é transformar o projeto em experiência. A arquitetura precisa ser compreendida de forma ampla, acessível e emocionalmente envolvente. Com o tour virtual da AXIS, o cliente visualiza, interage e se conecta com cada detalhe do espaço”, explica Igor YUI, CEO da AXIS.
A interatividade é um dos grandes trunfos da ferramenta: além da navegação livre, é possível inserir tags de produtos, com descrição, links de compra e informações técnicas, recurso que transforma o tour em uma ferramenta de vendas online para empresas de mobiliário, iluminação e design de interiores. A tecnologia permite, ainda, a retirada virtual da mobília para facilitar a visualização do espaço em processos de retrofit e reforma, ampliando as possibilidades de uso para construtoras e incorporadoras.
A Axis também oferece funcionalidades de apoio técnico, como geração automática de planta baixa, visualização em maquete 3D, conferência de medidas com trena digital e nomenclatura de cômodos. A fidelidade visual impressiona: os veios, texturas e nuances dos materiais, como pedras, tecidos e madeira, são reproduzidos com realismo e profundidade, sem distorções, um desafio recorrente nos softwares tradicionais do mercado.
Através do Tour Virtual, podemos realizar medições através de uma trena digital e realizar visitas no local mesmo sem estar nele presencialmente e assim enviando o link para os fornecedores conhecerem o local e tirar duvidas de seus orçamentos. Utilizamos também uma ferramenta de IA chamada “ocultar mobília” no qual retiramos todos os moveis existentes do ambiente, ótimo para projeto de Retrofit. O Tour Virtual pode ser enviado para a equipe de projetos tirar dúvidas e conferir o ambiente e suas medidas sem precisar estar no local e perder tempo e custo de deslocamento até o local. A ferramenta AXIS é uma tecnologia inovadora de apoio para os escritórios de arquitetura e interiores. Para as empresas e lojistas do mercado de arquitetura pode ser utilizado para o profissional conhecer o seu espaço e produtos, podendo assim realizar download dos blocos dos materiais para seus projetos. Outra solução para os lojistas são o envio do Tour Virtual para o treinamento da equipe, especificando todos os itens da loja.
Com facilidade de integração a links diretos, WhatsApp, Instagram e portfólios digitais, os tours podem ser compartilhados com rapidez e se tornam acessíveis a qualquer hora, de qualquer lugar. Essa versatilidade tem atraído tanto escritórios de arquitetura quanto empresas de design, marcas de interiores e galerias que desejam aumentar sua presença digital com qualidade e inovação.
“O futuro da arquitetura passa por experiências mais claras, sensíveis e imersivas. Nosso papel é aprimorar essa comunicação com tecnologia de ponta, sem perder o olhar humano”, completa Igor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário