NOVA TEMPORADA DA SÉRIE SONORA BRASIL CELEBRA A MÚSICA BRASILEIRA A PARTIR DE ENCONTROS, TEMPOS E TERRITÓRIOS - Joana D'arc

Destaque

18 novembro 2025

NOVA TEMPORADA DA SÉRIE SONORA BRASIL CELEBRA A MÚSICA BRASILEIRA A PARTIR DE ENCONTROS, TEMPOS E TERRITÓRIOS

Dirigida por Gabriela Barreto e Tobias Rodil, produção documental estreia em 26/11,
no SescTV e Sesc Digital, com episódio gravado em Alagoas
 

“Alagoas” é tema do episódio de estreia da nova temporada de “Sonora Brasil”, 26/11, às 21h, no SescTV. Foto: Gabriela Barreto e Tobias Rodil.

 

A música brasileira é feita de encontros, trajetórias e paisagens que se entrelaçam, transformando diversidade em harmonia e cotidiano em arte. É com esse espírito que o SescTV apresenta a temporada 2025 da série Sonora Brasil – Encontros, Tempos e Territórios, uma celebração da diversidade musical do país em dez episódios que revelam a força dos sons, das tradições e dos artistas que compõem o mosaico cultural brasileiro. A estreia acontece dia 26 de novembroquarta-feira, às 21h, com reapresentações ao longo da semana e lançamento especial durante a Mostra Sonora Brasil, que acontece de 26 a 30 de novembro, no Sesc Caborê, em Paraty (RJ), encerrando o ciclo de dois anos do projeto que percorreu 42 cidades com 145 apresentações de duplas e trios musicais.
 

Com direção de Gabriela Barreto e Tobias Rodil, a série mergulha nas expressões musicais de diferentes regiões do Brasil — do carimbó à guitarrada, do forró ao hip-hop — conectando passado e presente em narrativas que revelam a música como elo entre identidades, territórios e tempos. Cada episódio apresenta encontros entre artistas e grupos que, a partir de suas vivências, constroem uma escuta compartilhada, reafirmando a força da criação coletiva e a pluralidade da cultura brasileira.
 

O episódio de estreia, “Alagoas”, reúne Chau do Pife e Andréa Laís em uma troca simbólica entre tradição e contemporaneidade. O programa revela como o som do pife, profundamente ligado à ancestralidade popular, encontra ecos na delicadeza e na liberdade criativa da nova geração da música nordestina. Entre histórias, ensaios e conversas, o episódio traduz o diálogo entre duas formas de ver e ouvir o Brasil.
 

Com imagens, sons e histórias que aproximam territórios e gerações, Sonora Brasil – Encontros, Tempos e Territórios reafirma o compromisso do Sesc com a difusão e a valorização das manifestações culturais que formam o corpo vivo da música do Brasil.
 

A série também estará disponível no Sesc Digital, ampliando o acesso do público às produções do canal e fortalecendo a circulação da música brasileira em diferentes plataformas.

 
SERVIÇO 
 
Sonora Brasil – Encontros, Tempos e Territórios 
Direção: Gabriela Barreto e Tobias Rodil
Estreia: quarta, 26/11, às 21h
Episódio: Alagoas
Duração: 27 min
Reapresentações: quintas, 19h30; sextas, 11h; sábados, 7h30; domingos, 6h e 20h; segundas, 13h; terças, 15h
 
Sob demanda


Episódios disponíveis na íntegra em sesctv.org.br/sonorabrasil 
Baixe o app Sesc Digital, disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store.
 
Para sintonizar o SescTV: 


Consulte sua operadora   
Assista também online em sesctv.org.br/noar
Siga o SescTV nas redes @sesctv
 
SOBRE O SESCTV 


O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário