Com receitas práticas, marca mostra como cada feijão pode ganhar ainda mais sabor no dia a dia
Nutritivo, versátil e sempre presente na mesa dos brasileiros, o feijão é aquele clássico que une tradição e sabor em cada refeição. De Norte a Sul, cada tipo tem seu preparo e uma história por trás, o que faz dele um verdadeiro símbolo da gastronomia brasileira. Pensando nisso, Knorr, marca que incentiva o improviso na cozinha, trouxe a chef Natália Santos, gerente de gastronomia da Unilever Alimentos para explicar sobre os feijões mais comuns, suas diferenças e benefícios, além de ensinar receitas que ganham ainda mais sabor com os caldos da marca.
Não é à toa que o grão ocupa esse lugar de destaque: segundo pesquisa de 2025 da MindMiners*¹ sobre brasilidade, o feijão está entre os três alimentos mais consumidos no país. A feijoada, inclusive, foi eleita o prato que melhor representa o Brasil, seguida do tradicional arroz com feijão. Outro levantamento*² mostra que o grão figura entre os cinco itens mais presentes nas refeições do país, predominando no almoço e também marcando presença nos jantares.
Feijão carioca: O queridinho do Brasil, bege com listras marrons, está sempre presente no prato do dia a dia. Fonte de fibras e proteínas, libera amido durante o cozimento, deixando o caldo que se forma no preparo do feijão mais encorpado. De sabor suave, o feijão carioca combina com temperos marcantes e defumados, como alho, cebola e bacon, criando um equilíbrio delicioso entre os ingredientes. Por ser o tipo mais consumido no país, é também a escolha clássica para o preparo do tradicional feijão tropeiro, conhecido pelo seu sabor e texturas. “Uma boa dica é usar o caldo em cubo de Knorr sabor Puro Caldo de Brasil, que contém bacon, cebola, alho e louro, e intensifica o sabor sem complicar o preparo”, recomenda Natália.
Feijão preto: Se o carioca é o mais popular, o preto é o mais tradicional e um verdadeiro símbolo de celebrações ao redor da mesa. Com casca mais firme, mantém-se inteiro por mais tempo durante o cozimento e libera menos amido, o que resulta em um caldo naturalmente mais ralo. É ele a base da clássica feijoada, prato que reúne famílias e amigos aos sábados em todo o Brasil. “Uma curiosidade é que muitos cozinheiros amassam parte dos grãos durante o preparo para engrossar o caldo natural do feijão e trazer ainda mais cremosidade”, comenta a chef.
Feijão branco: Com grãos grandes e textura macia, é versátil e nutritivo, muito usado no Sul e Sudeste. Vai bem tanto em sopas, como a Sopa de Feijão Branco com Paio, quanto em saladas refrescantes. “Por ter um sabor mais neutro, esse feijão se adapta bem a diferentes combinações. Use o Caldo Knorr sabor Legumes para dar aquele toque suave e equilibrado de vegetais, ou o Caldo Knorr sabor Carne para um prato mais intenso e saboroso sem precisar de muitos ingredientes extras” explica Natália.
Feijão fradinho: Pequeno, claro e de cozimento rápido, é presença marcante no Norte e Nordeste. Nutritivo e prático, é a base de pratos típicos como o acarajé e o baião de dois. Diferente do carioca ou do preto, o fradinho tem casca mais fina e grão mais macio, o que faz com que cozinhe mais rápido e não precise deixar tanto tempo de molho. Essa praticidade o torna ideal para receitas do dia a dia, como saladas refrescantes ou acompanhamentos, perfeitos para variar o cardápio com leveza e sabor.
Feijão de corda: de sabor levemente adocicado, é conhecido por não formar um caldo natural depois do cozimento, o que o torna ideal para receitas mais secas, como saladas, vinagretes e acompanhamentos que ganham força com o tempero certo. Assim como o fradinho, tem casca fina, cozinha rápido e não exige longos períodos de molho, garantindo praticidade no dia a dia. Versátil, pode ser usado em caldos ou combinado com pratos com carnes secas.
Além desses, também existem variedades como jalo, rajado, vermelho e roxinho, que trazem ainda mais diversidade à mesa brasileira. Para a chef Natália Santos, o que transforma cada tipo de feijão é o preparo e o tempero escolhido. “O feijão, por si só, já é muito nutritivo e versátil, mas pode ganhar ainda mais sabor com o uso de temperos certos. Os Caldos Knorr entram como aliados porque intensificam o sabor e a cor, além de trazer praticidade para o preparo dessa receita que é tão clássica e comum no dia a dia dos brasileiros. Dessa forma, é possível variar as combinações de acordo com o prato e a ocasião: o Caldo Knorr de Legumes valoriza receitas mais leves, enquanto os de sabor Carne, Bacon, Puro Caldo de Brasil acrescentam um sabor mais marcante, perfeito para pratos robustos. Essa versatilidade dá liberdade para explorar diferentes tipos de receitas de feijão sem complicação”, explica a chef Natália Santos.
Feijão carioca com caldo Knorr
Receita Feijão carioca com caldo Knorr – Divulgação Knorr
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de feijão carioca deixado de molho por 12 horas em água fria
- 500 ml de água fervente
- 1 Cubo de Caldo Knorr Puro Caldo de Brasil ou Caldo Knorr de Carne
- 1/2 colher de sopa de óleo
- 1 colher de sopa de cebola picada
Modo de preparo:
- Escorra a água do feijão que ficou de molho e transfira – o para a panela de pressão.
- Junte o caldo Knorr já dissolvido na água fervente, tampe e cozinhe em fogo médio por 15 minutos, contados a partir do início da pressão.
- Retire do fogo e aguarde sair todo o vapor. Reserve.
- Em outra panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até dourar.
- Acrescente ao feijão cozido e cozinhe por mais 10 minutos ou até engrossar o caldo.
Sopa de feijão branco com paio
Receita Sopa de feijão branco com paio – Divulgação Knorr
Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 5 pessoas
Ingredientes:
- 2 xícaras de chá de feijão-branco
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
- 1 cebola pequena picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 folha de louro seca
- 8 xícaras de chá de água
- 3 cubos de Caldo Cubos Knorr sabor Legumes
- 2 linguiças de paio em rodelas
Modo de preparo:
- Deixe o feijão de molho em água quente por 2 horas antes de começar a preparar a sopa.
- Descarte a água do feijão e aqueça uma panela de pressão em fogo médio. Refogue no azeite a cebola e o alho, sem dourar.
- Adicione o feijão, a folha de louro, a água e os cubos de Caldo Knorr sabor Legumes. Tampe a panela e cozinhe por 25 minutos após pegar pressão. Verifique se os grãos de feijão estão macios e, caso contrário, cozinhe por mais alguns minutos.
- Depois que o feijão estiver macio, transfira o conteúdo da panela para um liquidificador e, com cuidado para não se queimar, bata no modo pulsar até formar um creme liso.
- Em uma panela, doure as rodelas de paio em sua própria gordura e junte o creme do liquidificador. Cozinhe em fogo baixo por 5 minutos após levantar fervura. Regue um fio de azeite e sirva em seguida.
Feijão campeiro
Receita Feijão campeiro – Divulgação Knorr
Tempo de preparo: 1h40 minutos
Rendimento: 8 pessoas
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de feijão-preto
- 2 litros de água morna
- 1 colher de sopa de óleo
- 2 colheres de sopa de cebola picada
- 1 gomo de linguiça calabresa de porco defumada cortada em rodelas
- 1/2 pimentão verde picado
- 2 cubos de Caldo Knorr sabor Carne
- 2 dentes de alho bem picados
Modo de preparo:
- Coloque o feijão em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 1 hora.
- Escorra e transfira-o para uma panela de pressão. Junte a água morna, tampe a panela e cozinhe, em fogo médio, por 20 minutos, contados a partir do início da pressão.
- Retire do fogo, aguarde sair todo o vapor e reserve.
- Em uma panela, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e o alho, e refogue rapidamente. Acrescente a linguiça e o pimentão, e frite até a linguiça dourar.
- Transfira o refogado à panela de pressão e adicione Caldo Knorr sabor Carne e misture bem até dissolver.
- Deixe cozinhar, em fogo médio, com a panela semitampada, por 10 minutos, ou até o caldo encorpar.
+Dica da chef: para agilizar o preparo, faça um remolho rápido. Coloque o feijão em uma tigela, cubra com água fervente e deixe descansar por 15 minutos. Depois, descarte a água e siga com a receita.
Baião de Dois Tradicional
Receita Baião de Dois Tradicional – Divulgação Knorr
Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 cebola pequena picada
- 1 linguiça calabresa de porco cortada em cubos pequenos
- 1 xícara de chá de arroz branco
- 1 Cubo de Caldo Knorr sabor Bacon
- 2 xícaras de água fervente
- 1 xícara de chá de feijão fradinho
- 150 gramas de queijo-de-minas padrão cortado em cubos médios
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
Modo de preparo:
- Em uma panela média, aqueça o óleo em fogo médio e doure a cebola. Junte a linguiça e refogue por 3 minutos.
- Acrescente o arroz e refogue por 2 minutos.
- Dissolva o cubo do Caldo Knorr sabor Bacon em água fervente e acrescente ao arroz.
- Junte o feijão e cozinhe em fogo médio, com a panela parcialmente tampada, por 15 minutos ou até secar todo o líquido.
- Junte o queijo e a salsinha e misture bem. Sirva em seguida.
+Dica da chef: se preferir, substitua o queijo-de-minas por queijo coalho.
Feijão Tropeiro
Receita Feijão tropeiro – Divulgação Knorr
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 6 pessoas
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de feijão carioquinha
- 1 litro de água
- 2 colheres (sopa) de bacon picado
- 1 cebola média picada
- 2 ovos
- 2 cubos de Caldo Knorr Puro Caldo
- 1 xícara de farinha de mandioca
- 1 xícara de cheiro-verde picado
Modo de preparo:
- Em uma panela de pressão, coloque o feijão e a água. Tampe, leve ao fogo e cozinhe por 30 minutos, contados após o início da pressão.
- Escorra e reserve o feijão e 1 xícara (chá) do caldo do cozimento.
- Em uma panela média, frite o bacon na sua própria gordura até que seque, junte a cebola e doure. Acrescente os ovos e mexa até que fiquem firmes.
- Em uma panela pequena, leve à fervura o caldo do cozimento do feijão reservado e dissolva os cubos de Caldo Knorr Puro Caldo. Acrescente ao refogado de bacon. Junte o feijão reservado e deixe levantar fervura.
- Adicione a farinha, aos poucos, sem parar de mexer. Junte o cheiro-verde, misture e retire do fogo. Sirva quente ou frio.
Para conferir mais receitas com feijão que são o puro caldo de Brasil, siga o perfil oficial da marca no TikTok (@knorrbrasil) e no Instagram (@knorrbrasil).
Fontes:
*¹Pesquisa “Brasilidade” – MindMiners
*²Worldpanel by Numerator - Usage Foods & Beverages | 7RMs (RJ, SP, Fortaleza, Salvador, Recife, Curitiba e PoA) | Occasions (%) | MAT Q3 23
Sobre Knorr
A história de Knorr começou em 1838, na Alemanha, desidratando vegetais e temperos para deixar as receitas mais saborosas e práticas. Presente na vida dos brasileiros há mais de 60 anos, a marca, que pertence à Unilever Alimentos, oferece um portfólio diversificado com caldos, temperos, vegetais em conserva e molhos como pimenta, tomate, alho e shoyu. Com inovação e tradição, Knorr pensa em cada ingrediente para valorizar a cultura do Brasil e facilitar o dia a dia na cozinha, deixando cada prato ainda mais saboroso e fazendo parte da história e do paladar dos brasileiros.
Site: https://www.knorr.com/br/
Instagram: @knorrbrasil
TikTok: @knorrbrasil
Youtube: @knorrbrasil
Facebook: @knorrbrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário