Dia Mundial da Menopausa: veja mitos e verdades sobre os impactos na pele e como gerenciá-los - Joana D'arc

Destaque

09 outubro 2025

Dia Mundial da Menopausa: veja mitos e verdades sobre os impactos na pele e como gerenciá-los

Dermatologista explica como cuidar da pele para combater sintomas como ressecamento e baixa produção de colágeno e elastina




Divulgação: Galderma



A menopausa é um marco natural na vida das pessoas que passam por essa fase, marcada por uma transição que traz consigo uma série de mudanças hormonais e físicas. Embora seja um período universal, os seus impactos podem variar, e a pele é uma das áreas que mais sente essas transformações.

“É comum que surjam muitas dúvidas e até mesmo alguns mitos sobre como a pele reage a essas mudanças, o que pode levar a abordagens ineficazes. Por isso, é fundamental se consultar regularmente com um profissional de saúde habilitado para entender essas mudanças associadas à menopausa, e adotar uma rotina de cuidados com a pele eficaz e personalizada, que preserve a vitalidade e a beleza da pele madura”, explica a dermatologista Marina Horne (CRM-BA 0020573/ RQE 11208).

Para esclarecer algumas das principais dúvidas sobre as mudanças que a pele pode passar nessa fase da vida, a especialista desvenda alguns mitos e verdades.
 

A pele fica mais fina e flácida?
Verdade. A diminuição dos níveis de estrogênio na menopausa leva à redução da produção de colágeno e elastina, proteínas essenciais para a firmeza e elasticidade da pele. Consequentemente, a pele tende a ficar mais fina, menos densa e mais propensa à flacidez e ao surgimento de marcas de expressão1.

A boa notícia é que existem maneiras de gerenciar a perda dessas proteínas. Uma delas é por meio da aplicação de procedimentos estéticos injetáveis, como os bioestimuladores de colágeno. “É um procedimento injetável que eu costumo indicar para pacientes que estão passando pela menopausa, por trazer benefícios que vão além do estímulo à produção de novas fibras de colágeno e elastina. Isso porque, dependendo do produto usado, além de repor essas proteínas e recuperar a firmeza da pele, também conseguimos regenerar a pele de dentro para fora”, explica.

É o caso de Sculptra®, o únicoA bioestimulador do mercado com ação regenerativa completa2,3B. Além de aumentar a espessura dérmica4,5, ele age fortalecendo a matriz extracelular6 – estrutura vital que sustenta as células e regula suas funções. Apresentando o melhor perfil de segurança do mercado7-9C, o produto ainda estimula a produção de colágeno e elastina da própria pele, deixando-a mais firme, com resultados que podem durar mais de dois anos5,10-12.

A pele fica mais ressecada e sem viço?
Verdade. A queda hormonal também afeta a capacidade da pele de reter água, resultando em uma barreira cutânea comprometida e maior perda de hidratação. Com isso, a pele madura na menopausa tende a ser mais seca, áspera e com maior tendência à descamação1.

Em casos como esse, o ácido hialurônico injetável pode auxiliar pacientes a recuperar o viço e hidratação da pele com um efeito prolongado. “O procedimento forma reservatórios de ácido hialurônico na derme. Isso não só melhora a maciez e o aspecto geral da pele, mas também restaura sua capacidade de reter água, combatendo o ressecamento de forma duradoura e eficaz, trazendo aquele glow desejado por todos”, explica a Dra. Marina.

Uma das opções para esse tratamento é Restylane®, linha de produtos que entregam naturalidadeE e personalização13-18F. Para uma hidratação profunda da pele, com resultados que podem durar até 15 meses19,20G, a marca conta com Restylane® Skinboosters™.

A pele madura perde a capacidade de responder a tratamentos tópicos? 
Mito. A dermatologista explica que, a diminuição da renovação celular e das funções da pele durante a menopausa pode levar à percepção de que tratamentos tópicos são menos eficazes. O diferencial, de acordo com ela, está em utilizar produtos com tecnologias avançadas, capazes de otimizar os processos naturais de reparo da pele e estimular a produção de componentes essenciais para a saúde e vitalidade cutânea.

Além dos procedimentos estéticos injetáveis, também existem séruns que podem ser incluídos na rotina de skincare. “Nessa fase da vida, o skincare diário se torna mais crucial do que nunca, pois a pele precisa de um suporte extra para lidar com essas mudanças. Hoje, no mercado, encontramos produtos com formulações e tecnologias diferenciadas que ajudam a melhorar a qualidade da pele durante o processo de envelhecimento. Alguns, inclusive, já possuem ativos que também ajudam no processo de regeneração da pele”, comenta a Dra. Marina.

Um exemplo é Alastin® , marca de skincare regenerativa recém-lançada no Brasil. Alguns produtos da linha possuem a exclusiva e patenteada Tecnologia TriHex®, uma combinação de peptídeos que ajuda a remover fragmentos de colágeno e elastina danificados, estimulando a regeneração da pele. Entre eles, está Alastin® Restorative Skin Complex, um sérum facial que estimula a capacidade natural da pele de produzir essas duas proteínas, além de amenizar as rugas e melhorar a textura da peleH.

A pele se torna menos propensa à acne e suas cicatrizes?
Mito. Embora a acne hormonal seja mais comum na adolescência, algumas pessoas podem experimentar um ressurgimento ou agravamento da acne na menopausa, devido às flutuações hormonais1.

Para quem sofre com cicatrizes causadas pela acne, os tratamentos estéticos injetáveis também têm se mostrado uma opção eficaz. “Além da hidratação profunda da pele, os skinboosters também ajudam a nivelar cicatrizes atróficas decorrentes da acne — aquelas que deixam depressões na superfície da pele — e melhoram visivelmente sua textura”, explica a médica.

Restylane® Skinboosters™ se destaca por melhorar as cicatrizes de acne e poros, além de outros aspectos de qualidade da pele, como: linhas finas e rugas, tom, textura e maciez21-23.

Vale ressaltar que Sculptra® e Restylane® devem ser aplicados por profissionais de saúde habilitados à prática de injetáveis.

 

Referências

 

A. Único bioestimulador do mercado com ação comprovada sobre genes que modulam adipócitos (jovens (brancos) - dados apurados até dezembro/24

B. Sculptra® estimula a produção de colágeno e elastina e ativa genes associados à modulação de adipócitos e reparação tecidual.

C. Apresentou menor incidência de eventos adversos graves quando comparado ao bioestimulador à base de CaHA e 29% menos efeitos adversos quando comparado ao concorrente à base de PLLA

D. Restylane, por ser um ácido hialurônico injetável.

E. Alta manutenção das expressões faciais naturais com a linha OBT (95%, n=63); Tecnologia NASHA que resulta em géis mais próximos da composição do AH natural.

F. Géis com flexibilidade e firmeza variadas que permitem a personalização do tratamento. Portfólio - todas as SKUS

G. Tratamento com Restylane Skinboosters Vital Lido no dorso das mãos, avaliado pela escala GAIS, n=100.

H. Estudo de autopercepção

 

1. Sociedade Beasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro. O que a menopausa é capaz de fazer com a pele. Disponível em: Link. Acessado em: 17 de setembro de 2025.

2. Waibel J, et al. Comparative Bulk RNA-Seq Analysis of Poly-l-Lactic Acid Versus Calcium Hydroxylapatite Reveals a Novel, Adipocyte-Mediated Regenerative Mechanism of Action Unique to PLLA. Dermatol Surg. 2024 Nov 1;50(11S):S166-S171.

3. Galderma Date on File (MA-60875).

4. Bonhert K, et al. Randomized, Controlled, Multicentered, Double-Blind Investigation of Injectable Poly-L-Lactic Acid for Improving Skin Quality. Dermatol Surg. Jan 2019. 45; 718-24

5. Machado Filho CDS, et al. PolyLlactic acid: a biostimulating agent. Surg Cosmet Dermatol 2013;5(4):345­-50.

6. Galderma Data on File.

7. Ianhez M et al. Complications of collagen biostimulators in Brazil: Description of products, treatments, and evolution of 55 cases. J Cosmet Dermatol. 2024 Sep;23(9):2829-2835.

8. Rayess HM et al. JAMA Facial Plast Surg. 2018 May 1;20(3):207-214.

9. Fabi S et al. IMCAS 2023 Sculptra Canfield Poster Final

10. Goldberg D, Guana A, Volk A, Daro-Kaftan E. Single-arm study for the characterization of human tissue response to injectable poly-L-lactic acid. Dermatol Surg. 2013 Jun;39(6):915-22.

11. Galderma Data on File.

12. Narins RS, et al. A randomized study of the efficacy and safety of injectable poly-L-lactic acid versus human-based collagen implant in the treatment of nasolabial fold wrinkles. J Am Acad Dermatol. 2010 Mar;62(3):448-62.

13. Weiss RA et al. Dermatol Surg. 2016 Jun;42(6):699-709

14. Talarico S et al. Dermatol Surg. 2015 Dec;41(12):1361-9.

15. Philipp-Dormston WG, Wong C, Schuster B, Larsson MK, Podda M. Evaluating Perceived Naturalness of Facial Expression After Fillers to the Nasolabial Folds and Lower Face With Standardized Video and Photography. Dermatol Surg. 2018 Jun;44(6):826-832

16. Rzany B, Cartier H, Kestemont P, Trevidic P, Sattler G, Kerrouche N, Dhuin JC, Ma YM. Full-face rejuvenation using a range of hyaluronic acid fillers: efficacy, safety, and patient satisfaction over 6 months. Dermatol Surg. 2012 Jul;38(7 Pt 2):1153-61.

17. Segura S, Anthonioz L, Fuchez F, Herbage B. A complete range of hyaluronic acid filler with distinctive physical properties specifically designed for optimal tissue adaptations. J Drugs Dermatol. 2012 Jan;11(1 Suppl):s5-8.

18. Ohrlund A et al. Poster presented at AMWC 2019.

19. Sparavigna A et al. Clin Cosmet Investig Dermatol. 2016 Sep 26;9:297-305.

20. Wu Y et al. J Cosmet Dermatol. 2020 Jul;19(7):1627-1635.

21. Belmontesi M et al. J Drugs Dermatol. 2018 Jan 1;17(1):83-88.

22. Dierickx C et al. Effectiveness and Safety of Acne Scar Treatment With Nonanimal StabilizedHyaluronic Acid Gel. Dermatol Surg. 2018 Nov;44 Suppl 1:S10-S18.

23. Kim J, et al. Effects of Injection Depth and Volume of Stabilized Hyaluronic Acid in Human Dermis on Skin Texture, Hydration, and Thickness. Arch Aesthetic Plast Surg. 2014;20(2):97-103

 

Sobre a Galderma 


A Galderma é uma das empresas líderes em dermatologia, presente em aproximadamente 90 países. Oferecemos um portfólio inovador, embasado em ciência, com marcas e serviços premium que abrangem todo o universo do mercado dermatológico em rápido crescimento, por meio dos negócios de Estética Injetável e Skincare Dermatológico & Dermatologia Terapêutica. Desde a nossa fundação, em 1981, dedicamos nosso foco e paixão ao maior órgão do corpo humano - a pele - atendendo às necessidades individuais de consumidores e pacientes com resultados superiores, em parceria com profissionais de saúde. Estamos avançando a dermatologia para cada história de pele, por entender que a pele em que estamos molda nossas vidas. Para mais informações, acesse: www.galderma.com/br-pt/brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário