As infusões certas podem aliviar sintomas durante a gestação e ajudar na produção de leite no período da amamentação
As infusões são grandes aliadas no período da gestação, e podem ser consumidas de acordo com o benefício desejado. Têm poder de relaxar, nutrir, dar energia e até estimular a amamentação depois do nascimento do bebê.
As propriedades medicinais e nutritivas das ervas são especialmente bem-vindas em um período em que é preciso redobrar o cuidado ao tomar medicamentos convencionais. E mesmo o consumo de produtos 100% naturais é preciso ser feito com cuidado e acompanhamento.
“Nem todos os chás têm estudos sobre o uso durante a gravidez. Por isso devem ser consumidos com cautela, sempre com orientação médica ou de nutricionista. Algumas gestantes podem ter condições mais restritivas que outras”, alerta a nutricionista Luiza Kasulke. Para não correr o risco de exagerar, uma dica é fazer as infusões de forma mais diluída – principalmente para as mulheres que gostam de tomar algo quentinho durante todo o dia ou precisam reduzir o consumo de café.
Além de nutricionista, Luiza é mãe e franqueada da Tea Shop de Balneário Camboriú e de Florianópolis. A seguir, ela compartilha sugestões de chás para a gestação e para a amamentação:
Durante a gestação
Para estimular sem consumir cafeína ou teína, que não são indicadas durante a gestação, aposte nas mesclas com rooibos. A erva sul-africana é conhecida pelas propriedades energizantes e também atua como relaxante muscular – o que pode ajudar a lidar com as dores no corpo durante a gravidez. Também são recomendadas as infusões à base de frutas, que garantem o aporte de vitaminas e minerais.
Para os enjoos dos primeiros meses, busque infusões com gengibre. Já as mesclas com folha de amora são especialmente indicadas para o fim da gestação, pois estimula o trabalho de parto.
· Sugestões da Tea Shop: Ginger Balm, Rooibos Safari, Golden Cake, Wild Peach e Apple Temptation (com folha de amora).
Para a amamentação
Ervas como melissa e erva-doce têm o poder de estimular a produção de leite. O rooibos também é indicado nessa etapa: além de repor a perda de minerais, o relaxamento muscular é essencial para o descanso da mãe.
De acordo com Luiza, nessa etapa é possível voltar aos poucos e com moderação para os chás com teína, como o chá verde, que dão mais disposição. O ideal é consumir logo depois da mamada, para que o estimulante já esteja com o efeito reduzido até o bebê mamar de novo.
· Sugestões da Tea Shop: Ayurveda Balance, Mediterrâneo, Rooibos Paradise.
A Tea Shop
A Tea Shop chegou ao país em maio de 2013 via Porto Alegre. A ideia empreendedora partiu do CEO Michel Bitencourt, que teve a ideia de trazer a marca para o Brasil durante um curso de MBA em Barcelona. Foi lá que conheceu a matriz e o modelo de negócio da rede, hoje com mais de 100 lojas em cinco países – além da Espanha e do Brasil, está presente na Itália, Portugal e Argentina.
O site teashop.com.br disponibiliza uma vitrine de chás e infusões com ingredientes selecionados, que podem ser saboreados em diferentes momentos do dia. A marca eleva o chá a um produto para ser presenteado, e oferece também uma seleção de acessórios e kits de presente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário