A lista de despesas condominiais é longa. Além de funcionários, manutenção de espaços compartilhados e sistemas de segurança, a limpeza ocupa uma porcentagem representativa dos custos. Segundo a Ahreas, empresa especializada em softwares para gestão de condomínios, as despesas com produtos para higienização correspondem a 30% do orçamento.
Economizar na limpeza do condomínio é possível, mas não se resume a escolher as opções de produtos mais baratos do mercado. Cristiano Corrêa, CEO da Ecoville, empresa especialista em solução de limpeza, explica como reduzir os gastos do condomínio com itens de limpeza e potencializar seu custo-benefício, tudo isso sem comprometer a qualidade do serviço.
Opte por produtos concentrados
Apesar de o investimento inicial ser mais alto, a longo prazo a utilização de produtos concentrados traz mais vantagens. Ao fazer a diluição correta com água, os produtos acabam durando mais tempo do que os convencionais. As embalagens de 5 litros da Ecoville, por exemplo, podem render até XX vezes. A marca se popularizou por desenvolver mais de 10 linhas com soluções concentradas, incluindo detergentes, limpadores, desengordurantes e água sanitária, entre outros.
Além do ganho para o bolso, também há vantagens para o meio ambiente. De acordo com a Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins), a produção dessas embalagens consome 37% menos resina plástica do que as opções tradicionais.
Faça o uso apropriado de cada material
Apesar de a utilização de cada produto dentro das suas especificidades parecer uma dica óbvia, no dia a dia é comum que as pessoas improvisem utilizando um mesmo produto para limpar mais de um tipo de superfície ou até mesmo misturando diferentes soluções. No pior dos casos, o resultado dessas práticas pode ser manchas irreversíveis na superfície higienizada, o que certamente custará mais caro do que a compra e utilização correta dos artigos de limpeza.
A Ecoville oferece opções concentradas de uso mais “abrangente”, como o EcoQualy, limpador perfumado multiúso, que pode ser aplicado em pisos, azulejos, cerâmica e até carpetes e tapetes. Já para ambientes que demandam uma ação mais intensa do produto, como calçadas, a marca tem produtos específicos, como o Maximus, indicado para a limpeza de pedras.
Aposte em borrifadores e panos de microfibra
Nos produtos com embalagem convencional, cujo custo não costuma compensar tanto, como explicado acima, é recomendado o uso de borrifadores, pois eles liberam apenas o essencial para a limpeza, reduzindo o desperdício. É interessante combiná-los com os panos de microfibra. Além de serem multiúso, o seu tecido potencializa a limpeza. Resistentes, os itens podem ser reutilizados por até oito meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário