Copa integrada à cozinha: arquiteta Isabella Nalon reúne dicas para inserir o cômodo no projeto - Joana D'arc

Destaques

25 fevereiro 2021

Copa integrada à cozinha: arquiteta Isabella Nalon reúne dicas para inserir o cômodo no projeto

A integração da copa com a cozinha facilita o dia a dia dos moradores | Projeto: Isabella Nalon | Foto: One Vacation Home



Não é segredo para ninguém que a integração de ambientes vem conquistando os projetos de casas e apartamentos, sobretudo aqueles com medidas reduzidas. Se outrora os cômodos revelavam separações claras entre si, hoje é comum que dormitórios, salas e varandas desempenhem múltiplas funções. Nesse sentido, cozinha e copa seguiram a tendência e se uniram de vez.
“Atualmente, as pessoas procuram pela versatilidade nos espaços. Portanto, a integração entre cozinha e copa torna tudo mais prático, mostrando a mudança de hábitos na rotina”, afirma a arquiteta Isabella Nalon, à frente do escritório que leva o seu nome. De acordo com o perfil da família e do tamanho do ambiente, é possível estabelecer as medidas necessárias para a construção do local voltado para refeições do dia a dia.
Para elaborar um projeto que reúna esses dois cômodos, a profissional destacou algumas dicas. Confira a seguir!

1 - Mobiliário:

Quando o assunto são os móveis para compor a copa dentro da cozinha, não existe regra: basta respeitar as necessidades de uso dos moradores. Os itens podem ser feitos sob medida e pode contar com a mesa acoplada nos armários da marcenaria; de pedra, acompanhando a ilha central, ou até mesmo solta. Bancos, baquetas, cadeiras e um sofá, no estilo canto alemão, estão entre os itens mais confortáveis para sentar-se.

 
Nessa cozinha, a copa foi acoplada à ilha gourmet. As cadeiras metálicas no tom rose gold unem conforto e beleza, se destacando em um ambiente com predomínio dos tons de cinza | Projeto: Isabella Nalon | Foto: Julia Herman




“Nesse quesito, o que está em alta é a praticidade e a facilidade na hora da limpeza. Além disso, o respeito à rotina das pessoas é essencial”, conta a arquiteta. Vale também encontrar uma harmonia entre os materiais empregados.

2- Paredes:

Ao contrário dos móveis, as paredes do local não precisam, necessariamente, seguir o mesmo estilo da cozinha. Assim, está liberada a aplicação de papel de parede, colocação de quadros, realização de pinturas diferentes ou revestir com painel de madeira ou espelho, por exemplo. “Decorar a copa é uma delícia, pois você tem a mesma liberdade de um lavabo. Ousar é bem-vindo”, aconselha Isabella Nalon.
Outra possibilidade interessante é apostar em elementos surpresas que ressaltam o espaço. Arquitetar uma grande janela integrada com o jardim oferece uma linda vista durante as refeições. Investir em pendentes é também uma ótima opção para o bem-estar dos moradores.

 
Nessa casa, a copa, composta por mesa em laca brilhante acompanhada por um banco e cadeiras Eames preta, foi posicionada próximo à uma belíssima vista do jardim da casa. A luz natural inunda os ambientes, deixando o café da manhã uma ocasião muito especial | Projeto: Isabella Nalon | Foto: Julia Herman




3 - O que não pode faltar?

Ao definir o mobiliário e o local da cozinha que receberá a copa, é essencial priorizar alguns aspectos. Por ser usada comumente para o café da manhã, almoço e lanches da tarde, o ambiente precisa contar com um apoio para os utensílios e alimentos, como chocolate em pó, cereais, pães, torradeira e cafeteira, entre outros.

Nessa cozinha, a arquiteta incluiu uma pequena bancada para apoiar os itens para o café da manhã e a lousa para anotações diárias. O pendente em cobre metálico e o painel de madeira realçaram o charme do espaço| Projeto: Isabella Nalon | Foto: Julia Herman




Além disso, a profissional recomenda apostar em uma lousa para anotar as atividades diárias, como uma receita a ser preparada ou recados importantes para os moradores.

 

4 - Cuidados:

As prioridades do espaço devem ser o conforto e a escolha de materiais duráveis. Por ser conectado com a cozinha, o mobiliário precisa ser prático para limpar, mantendo a cor sem manchar e desgastar. Eleger cadeiras e bancos com boa ergonomia para receber bem as pessoas também é essencial. Além disso, uma iluminação adequada e focal transforma o clima, conferindo mais comodidade para aqueles que gostam de ler um livro, uma revista, acompanhar as notícias no jornal ou no celular durante o café da manhã.
Materiais resistentes, móveis confortáveis e boa iluminação marcaram presença no projeto dessa copa integrada à cozinha | Projeto: Isabella Nalon | Foto: Julia Herman




Sobre a arquiteta Isabella Nalon

Com uma carreira sólida e experiência proveniente de mais de 20 anos de trabalho, Isabella Nalon percorreu uma trajetória de muitos estudos e pesquisas na área de Decoração e Arquitetura. Sua experiência atuando como arquiteta na Prefeitura da cidade de Münster, na Alemanha (1997), ajudou a criar uma visão plural e ampla de diferentes culturas e públicos, o que se tornou um diferencial em seu percurso profissional. Em 1998, inaugurou seu escritório em São Paulo e se especializou em projetos arquitetônicos residenciais, comerciais e de decoração de interiores. Frequentemente, tem projetos reconhecidos e publicados por renomados portais e revistas de arquitetura e decoração, consolidando o escritório na lista dos mais importantes da capital paulista.

Instagram: @isabellanalon

Site: www.isabellanalon.com

Linkedin: Isabella Nalon

Tel.: (11) 94453-5500

Nenhum comentário:

Postar um comentário