Raio-X da responsabilidade social: conheça as ações da Rede Reviva que leva alimentação, educação e saneamento para famílias no Brasil e na África. - Joana D'arc

Destaque

30 abril 2020

Raio-X da responsabilidade social: conheça as ações da Rede Reviva que leva alimentação, educação e saneamento para famílias no Brasil e na África.

Foto: Divulgação - Crianças de Moçambique assistidas pela Ong Reviva

A Rede Reviva é composta pela ONG Reviva, que por sua vez tem as ações financiadas pelos lucros das vendas realizadas pela Casa Reviva, que conta hoje com seis lojas em São Paulo, Rio de Janeiro e On-line. A Casa Reviva, que reúne cerca de 120 Pequenos produtores e negócios locais representados e hospedados em suas “Casas”, acaba de lançar mais uma loja, desta vez on-line, no fim de março em meio à Covid-19. Trata-se de um negócio apoiado nos princípios do ‘consumo com propósito’, que tem como força motriz transformar vidas e realidades sociais.

Foto: Divulgação - Beatriz Marcelino, co-fundadora da Reviva e criança do Jardim Gramacho, aluna da escola assistida pela Ong Reviva


Compõe ainda a Rede Reviva a marca própria VOZ, que conta com uma mão de obra capacitada pela Rede e respaldada por mulheres que compõe a iniciativa. Mão de obra local, nacional e todo o lucro com as vendas das peças da etiqueta são destinados integralmente para os projetos da ONG.


A Rede preparou um Raio-X das ações sociais que estão em curso nestes mês e previstas para maio:

Foto: Divulgação - Bruno Silvestre, co-fundador da Rede Reviva com crianças de Moçambique assistidas pela Ong Reviva


No Rio de Janeiro a Reviva apoia a Escola Comunitária da Chatuba em Jardim Gramacho, que é o bairro conhecido na cidade pelo lixão. A escola fica – literalmente – localizada dentro do lixão do Rio de Janeiro. Na escola é oferecido para mais de 60 crianças e adolescentes duas refeições diárias, água potável para higiene – o local não conta com saneamento básico. As aulas estãos suspensas, mas a alimentação continuará sendo servida e os 5 profissionais que atuam no projeto continuarão recebendo salário. Até hoje já foram mais de 130 famílias impactadas com as ações.

Foto: Divulgação - Criança do Jardim Gramacho, aluna da escola assistida pela Ong Reviva


Em São Paulo, desde 2013, quando foi fundada a Rede Reviva, uma iniciativa que permanece até os dias atuais, é o trabalho com a Associação Restaurar, responsável pela recuperação de dependentes químicos, com suporte de tratamento, acompanhamento e trabalho para os assistidos. A Reviva é responsável por parte da alimentação do local e as sacolas usadas nas lojas da Casa Reviva, são feitas pelas pessoas em recuperação como forma de gerar renda para eles. As ações continuam, bem como o envio de recursos para garantir alimentação das pessoas em recuperação.

Foto: Divulgação - Crianças de Moçambique assistidas pela Ong Reviva


Em Moçambique, na África, as aulas também foram suspensas, mas as duas refeições diárias para 60 crianças e adolescentes continuará sendo servida, assim como os demais recursos para as mais de 20 pessoas empregadas no complexo autossustentável da Rede Reviva.

Foto: Divulgação - Claudia, fundadora e responsável pela escola no Jardim Gramacho.

Porta-voz e co-fundador da Rede Reviva, Bruno Silvestre acredita que “O mundo precisa consumir para sobrevivência, seja para comer, vestir e viver. Só que ainda vivemos uma desigualdade massacrante no planeta e o papel de organizações sociais é contribuir e chegar aonde o governo não chega. Quando decidimos que buscaríamos nossa independência financeira, a ideia sempre foi impactar toda a cadeia, quem compra, quem vende e quem é impactado. Temos um longo caminho e acreditamos que um dia as pessoas terão essa sensibilidade de dividir o seu consumo cotidiano com marcas que vivem para transformar comunidades inteiras”, afirma o jovem de 27 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário