De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre vítima de câncer de próstata a cada 38 minutos no Brasil. Depois do câncer de pele, esse é o tipo mais comum em pessoas do sexo masculino e atinge 68 mil indivíduos por ano no país. Para estimular a conscientização, o Hospital 9 de Julho apoia a campanha Novembro Azul e traz informações do Dr. Rafael Coelho, cirurgião especialista em robótica do H9J, sobre prevenção e diagnóstico precoce da doença.
A próstata é a glândula que produz o sêmen. Os exames preventivos, realizados periodicamente a partir de 45 anos, são feitos para detectar a doença precocemente e a cuidar da saúde do homem. Reunimos abaixo as orientações do Dr. Rafael Coelho, sobre os principais mitos e verdades relacionados ao câncer de próstata. Confira:
Câncer de próstata só acontece em idosos - Mito
A incidência aumenta realmente em pacientes mais velhos, porém os homens mais jovens também podem ser diagnosticados quando há predisposição genética ou por outros fatores como histórico familiar.
O câncer nem sempre acontece quando a próstata aumenta de tamanho - Verdade
O aumento do volume da próstata é um processo fisiológico chamado de hiperplasia benigna. Ela pode levar a sintomas como problemas para urinar, mas não tem correlação com o câncer. "O tratamento cirúrgico pode ser indicado em casos refratários ao tratamento clínico e a cirurgia robótica pode ser uma opção em pacientes com próstatas muito grandes", explica o Dr. Coelho.
O câncer de próstata gera impotência sexual - Mito
A impotência sexual pode ser um efeito colateral dos tratamentos disponíveis para o câncer de próstata. Porém, hoje é possível minimizar estes efeitos. Na cirurgia robótica, por exemplo, podemos diminuir a incontinência urinária e problemas de ereção.
O exame do toque não é a única forma de detectar o câncer de próstata - Verdade
Além do toque, o urologista pode usar outros exames complementares na avaliação da próstata, como o PSA (exame de sangue), ressonância magnética, ultrassonografia (exames de imagem) e a biópsia (retirada de fragmentos). A forma de diagnóstico é definida pelo médico de acordo com cada caso.
O exame do toque é doloroso - Mito
Há, porém, o fato de alguns homens ficarem tensos antes do exame e, por isso, podem sentir desconforto. O exame de toque é simples, inócuo e rápido de ser feito, o que permite ao urologista identificar possíveis nódulos suspeitos de câncer na próstata.
É preciso fazer a retirada da próstata em todos os casos de câncer- Mito
O tratamento varia de acordo com o seu grau de agressividade e as características clínicas dos pacientes. Ele pode envolver cirurgia, radioterapia, bloqueio hormonal, quimioterapia ou mesmo seguir sem tratamento (chamada de vigilância ativa) em tumores pouco agressivos.
A obesidade é um fator de risco para os homens - Verdade
No homem obeso existe a possibilidade de desenvolver a doença em um nível mais agressivo. Porém não existem dados que comprovem a correlação de obesidade com a incidência global de câncer de próstata.
Sobre o Hospital 9 de Julho: fundado em 1955, em São Paulo, o Hospital 9 de Julho tornou-se referência em medicina de alta complexidade com destaque para as áreas de Neurologia, Oncologia, Onco-hematologia, Gastroenterologia, Ortopedia, Urologia e Trauma. Possui um Centro de Medicina Especializada com atendimento em mais de 50 especialidades e 13 Centros de Referência: Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional; Rim e Diabetes; Cálculo Renal; Cardiologia; Oncologia; Gastroenterologia; Controle de Peso, Infusão, Medicina do Exercício e do Esporte; Reabilitação; Clínica da Mulher; Longevidade e de Doenças Inflamatórias Intestinais (CDII).
Com cerca de 2,5 mil colaboradores e quatro mil médicos cadastrados, o complexo hospitalar possui 410 leitos, sendo 91 leitos nas Unidades de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico com capacidade para até 22 cirurgias simultâneas, inclusive com duas salas híbridas (com equipamento de Hemodinâmica e Ressonância Magnética) e duas para robótica.

Nenhum comentário:
Postar um comentário