Displasia cleidocraniana: Conheça a doença do personagem Dustin, de Stranger Things - Joana D'arc

Destaque

31 julho 2019

Displasia cleidocraniana: Conheça a doença do personagem Dustin, de Stranger Things



Quem é fã da série Stranger Things acompanha a trajetória do personagem Dustin, que esbanja todo o seu carisma e se tornou um dos personagens mais queridos dos telespectadores. Mas afinal por que o ator mesmo com 16 anos não tem os dentes?
Segundo o dentista Denis Panhota, da JP Odonto, o ator sofre de displasia cleidobraniana; uma doença genética rara, sem cura e que atinge uma pequena parcela da população mundial. “Em média há 1 caso em cada 1 milhão de pessoas. A doença afeta o crescimento dos ossos da criança e faz com que ela até desenvolva os dentes de leite, mas os mesmos não crescem”, explica o especialista.
A displasia cleidocraniana promove um atraso no desenvolvimento ósseo do crânio e dos ombros e é mais comum em indivíduos que o pai, a mãe ou ambos possuem a doença. Mas há casos de mutação genética em que filhos desenvolvem a displasia mesmo não sendo o caso dos pais.
“A demora do crescimento dos dentes permanentes geralmente acontece devido a deformações nas raízes e coroa dentária. É muito comum a doença afetar a mastigação, a fala e até a respiração”, esclarece Panhota.
Outra característica de quem sofre com este mal é a formação de vários dentes dentro dos ossos maxilares, onde os mesmos acabam não tendo espaço para crescer.
“Como a displasia cleidocraniana não interfere no desenvolvimento das crianças, geralmente indicamos o tratamento a partir dos 12 anos de idade, onde cirurgias de reposicionamento dos ossos, extração de dentes que não cresceram e a colocação de próteses acabam sendo a melhor alternativa”, finaliza.



8 comentários:

  1. Caramba, não conhecia essa doença! Ainda bem que a medicina e a odontologia estão avançadas a ponto de possibilitar qualidade de vida para pessoas que sofrem de doenças como essa. Ótimo artigo e muito esclarecedor. Parabéns.Bjos

    ResponderExcluir
  2. Nossa que interessante... realmente não fazia ideia que existia esse tipo de doença. Não acompanho a série por isso estava meio de fora dessa questão.
    Mas ótimo post.

    ResponderExcluir
  3. Eu acompanho a série e por causa do ator acabei conhecendo a doença, mas não sabia todos os detalhes. O post foi bastante esclarecedor, que bom que a medicina possibilita uma melhor qualidade de vida para os portadores desta síndrome tão rara.

    ResponderExcluir
  4. Que interessante, nunca havia ouvido falar nesta doença.

    ResponderExcluir
  5. Nao sabia sobre essa displasia cleidocraniana.Muito interessante saber mais sobre isso.

    ResponderExcluir
  6. Oi,tudo bem ?

    Nossa amei o post, eu que acompanho a série, mal pude acreditar nisso na primeira temporada, achei que não existia mas existe. Muito bom ter mais informação sobre a displasia cleidocraniana.

    ResponderExcluir
  7. Olá Joana,

    Já tinha visto as pessoas falarem que ele tinham uma doença que impedia o crescimento dos dentes, mas não sabia nada relacionada a tal doença. Então, gostei bastante das informações que você trouxe. São muito úteis!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Acompanho a série desde a primeira temporada e fiquei curiosa para saber o que ele tinha. Gostei da explicação. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir