Bolsa em alta requer autocontrole por parte do investidor - Joana D'arc

Destaques

20 julho 2019

Bolsa em alta requer autocontrole por parte do investidor


Investir na Bolsa ainda é uma realidade para apenas 0,29% dos brasileiros. No entanto, esse número vem crescendo tal qual o interesse da população do País pelas finanças. Este ano, a Bolsa de Valores acumulou ganhos de 14,88% no primeiro semestre, o melhor resultado em três anos. No entanto, em tempos de aplicativos para investir em fundos e ações, o autocontrole é item fundamental nesse jogo.
Uma das principais razões pelas quais é considerado importante atentar-se ao emocional na hora de investir na bolsa é porque o vai e vem dela é algo cíclico. Ainda que os últimos resultados sejam positivos, o cenário econômico de um dia para o outro pode mudar e, com isso, o autoconhecimento é chave essencial para lidar com estas oscilações.

Tudo é ciclo

De acordo com especialistas, a caracterização básica do conceito de vida em psicologia transpessoal é a “dimensão atemporal”. Absolutamente tudo possui diferentes formas de existência, impossibilitando qualquer pessoa de definir exatamente seu fim ou o seu começo.
Rebeca Toyama, especialista em psicologia transpessoal, afirma que “a visão a longo prazo é fundamental para obter os resultados esperados neste tipo de investimento”. Além disso, segundo Rebeca, “essa visão, acoplada ao autoconhecimento, é fator determinante para o investidor”.
Por essa razão, equilíbrio e controle são peças principais para conseguir lidar com as situações impostas, inclusive tratando-se de investimentos na bolsa, em tempos tanto positivos quanto negativos. Qualquer momento na Bolsa de Valores é uma nova oportunidade para utilizar do autocontrole e do autoconhecimento, especialmente em casos de queda.
“Planejadores financeiros afirmam categoricamente que as ações em bolsa devem ser parte de uma carteira de investimentos e não todo o investimento, sob pena de prejuízos relevantes”, complementou Rebeca Toyama. Estudar e analisar esta modalidade de investimento é um dos melhores exercícios que o investidor pode fazer para se conhecer e saber quais serão seus próximos passos.
“Indo além, o investidor imediatista deve ter cuidado com ações em bolsa. O imediatismo e a volatilidade são inerentes à esse tipo de investimento, então é preciso controle e autoconhecimento antes de desbravar a compra de ações que são promessas de ganho sabendo que tudo é cíclico”, finalizou a especialista. 




4 comentários:

  1. Ainda não sou investidora, mas gosto sempre de ficar de olho no mercado. Valeu pelo post explicativo!

    ResponderExcluir
  2. Eu não entendo nada de economia, ainda bem que existem posts como o seu para esclarecer esses mistérios!

    ResponderExcluir
  3. Este é um assunto interessante que já tinha pesquisado. Gosto da perspectiva de ver a bolsa como algo em que investimos no longo prazo. Gostei deste post!

    ResponderExcluir
  4. Que post interessante!

    Ja trabalhei uma epoca com trade de bitcoin, realmente uma atividade estressante.

    Tensao eh constante, tem que saber lidar com emocoes, pressao e controle de risco.

    Parabens pelo conteudo!

    ResponderExcluir