Confira as dicas do que considerar na hora de matricular seu filho na escola - Joana D'arc

Destaque

08 janeiro 2025

Confira as dicas do que considerar na hora de matricular seu filho na escola

Especialista em educação do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília explica quais pontos devem ser observados

 

Escolher uma nova escola na qual os filhos vão estudar não é tarefa fácil, pois a oferta de locais é muito grande. Por se tratar de uma decisão importante, há muita insegurança e dúvidas que giram ao redor dessa seleção. Além disso, tem outra questão: os pais que estão procurando a primeira escola para os filhos, seja no berçário ou na educação infantil, e não sabem nem por onde começar. Para a assessora pedagógica do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB), Sandra Ferrari, é necessário uma análise cautelosa, pois a instituição de ensino vai ser decisiva para o desenvolvimento da criança, por isso diversos fatores devem ser observados desde a parte pedagógica à estrutura física.

“Toda escola segue uma proposta pedagógica específica, ela é como um guia da vida escolar do aluno. Sendo assim, ela vai mostrar o que o estudante vai aprender fazendo uma ligação com o estilo de educação que a escola permeia. Portanto, os pais devem estar atentos a essa questão”, comenta a assessora pedagógica do CPMB, Sandra Ferrari.

Com a globalização, mais um tema se tornou importante: a escola que oferece outro idioma traz um grande benefício para o aprendizado da criança, tendo em vista que o cérebro infantil e do jovem tem facilidade no estudo da língua, por ser uma tarefa cognitiva e também psicológica.  Além disso, quando se estuda outro idioma, é possível vivenciar a cultura de outro país, ou seja, é uma forma de enriquecer o aprendizado do estudante.

Ainda de acordo com Sandra, outros pontos a serem observados são a localização e a segurança do local. “Durante todo o ano, a escola vai fazer parte da rotina da família, então a sua localização tem que ser levada em conta. É perto de casa? É contramão do trabalho dos pais? A escola é segura? Há controle de acesso aos alunos?  As respostas devem ser analisadas com bastante critério, pois assim serão evitadas algumas situações desconfortáveis que poderiam ser evitadas.

Atividades extracurriculares também precisam ser um ponto de atenção, pois a escola, além de um local para desenvolver a área cognitiva, precisa ser um espaço para desenvolvimento de práticas esportivas, promoção da saúde e formação da ética e moral, assim os alunos vão conseguir aprender a como lidar com diversas questões de grupo.

“A escola precisa trabalhar a capacidade ética e moral para que o aluno possa desenvolver uma mente empreendedora e criativa. Isso é uma questão para os pais pensarem, pois esse estudante vai poder aprender também a ser um ser humano e a se desenvolver dentro do ambiente, como também fora dele”, disse Sandra.

Outro ponto muito importante é falar para a criança ou jovem sobre a escola. Após esse passo é fundamental levá-lo(a) para conhecer o espaço. Esse primeiro contato é essencial para construir uma relação com a instituição. Após todas essas dicas, o importante é que os pais analisem com calma todos os pontos e não se esqueçam o seguinte: a educação ultrapassa os muros escolares e essa decisão vai ajudar a moldar o futuro do seu filho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário