Evento gratuito da Fundação Energia e Saneamento (FES) será realizado no Sesc Bom Retiro, no dia 5 de agosto, e reunirá representantes do setor público, privado e do terceiro setor em duas mesas de debate
A São Paulo Climate Week (SPCW) 2025 mobiliza a cidade em torno dos principais desafios e soluções da crise climática global. Entre as atividades oficiais da programação, o painel “Água, Saneamento e Clima” será um dos destaques do dia 5 de agosto, das 9h às 13h, no Sesc Bom Retiro, promovido pela Fundação Energia e Saneamento (FES) com curadoria compartilhada com especialistas do setor. Inscrições abertas pelo link: https://bit.ly/
O encontro reunirá especialistas, gestores públicos, empresas, instituições acadêmicas e organizações da sociedade civil para um debate qualificado sobre os rumos da agenda hídrica no Brasil, seus desafios estruturais e as oportunidades de articulação entre políticas públicas, práticas privadas e engajamento social.
“Participar da SPCW 2025 reforça o compromisso da Fundação Energia e Saneamento com a promoção de debates qualificados e com a construção de pontes entre diferentes setores em torno da agenda da água. Em um contexto de crise climática e escassez hídrica, é urgente olhar para a água e o saneamento como pilares da resiliência da vida no planeta. Acreditamos que soluções sustentáveis e integradas só serão possíveis com diálogo, colaboração e o engajamento de todos os atores sociais”, comenta Claudinéli Moreira Ramos, presidente do Conselho de Administração da FES.
Em tempos de escassez hídrica, mudanças climáticas intensas e desafios de governança urbana, o painel propõe situar a água como eixo estratégico da resiliência climática nas cidades.
Do diagnóstico à ação: dois debates estratégicos
A programação do evento é dividida em duas mesas temáticas, que abordam tanto os marcos regulatórios quanto iniciativas práticas que já vêm gerando impacto positivo em diferentes esferas.
A primeira mesa discutirá o estágio atual e as perspectivas de implementação da principal agenda nacional do saneamento. Cinco nos após a criação do novo Marco Legal do Saneamento no Brasil, que estabeleceu metas muito importantes de universalização até 2033, o painel reúne representantes de instituições-chave para discutir onde avançamos, o que precisa ser corrigido e como garantir que o acesso à água e ao esgotamento sanitário se torne uma realidade para toda a população brasileira.
Participam da mesa: Abcon Sindcon, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Instituto Trata Brasil e Sabesp, e a mediação será feita pela Fundação Energia e Saneamento (FES).
Na sequência, a segunda mesa, que conta com a co-curadoria da Quintessa, abordará contribuições mútuas para a agenda da segurança hídrica no país. Como governos, empresas e organizações podem atuar juntos para garantir água em quantidade e qualidade para as atuais e futuras gerações? Diferentes visões e experiências serão reunidas para compartilhar boas práticas, identificar sinergias e avançar na construção de soluções integradas e duradouras.
Participam da rodada o Grupo Heineken, a SP Águas - Agência de Águas do Estado de São Paulo - e The Nature Conservancy (TNC Brasil), com mediação da Quintessa.
Serviço
Painel: Água, Saneamento e Clima - São Paulo Climate Week’25
Data: terça-feira, 5 de agosto de 2025
Horário: 9h às 13h
Local: Sesc Bom Retiro - Alameda Nothmann, 185, Campos Elíseos - São Paulo/SP
Evento gratuito
Inscrições abertas pelo link: https://bit.ly/
Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Instituída em 1998 para preservar, pesquisar e divulgar o patrimônio histórico dos setores que lhe deram origem, a Fundação Energia e Saneamento (FES) iniciou o reposicionamento de suas ações a partir de 2024, visando contribuir, como Organização Social de Cultura (OS) e Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), cada vez mais estrategicamente para a construção de sociedades sustentáveis, a partir da preservação, pesquisa e difusão do patrimônio histórico-cultural dos setores de energia e saneamento; de programas culturais, educativos e socioambientais e da pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras. A FES possui unidades em sete municípios paulistas: a rede de Museus da Energia de São Paulo, Itu e Salesópolis, as Usinas-Parques (pequenas centrais de geração de energia) em Brotas, Rio Claro e Santa Rita do Passa Quatro e o Edifício do Acervo Histórico em Jundiaí, que abriga um acervo composto por mais de 260 mil fotografias, 10 mil plantas e desenhos técnicos, uma reserva técnica com mais de quatro mil objetos museológicos e 1.600 metros lineares de documentos arquivísticos, além de uma biblioteca especializada em energia com mais de 50 mil volumes.
Site: https://www.
Instagram: @museudaenergia
Facebook: Museu da Energia
LinkedIn: Fundação Energia e Saneamento
YouTube: Museu da Energia
Sobre a SPCW 2025
A São Paulo Climate Week 2025 é uma plataforma colaborativa que reúne líderes, organizações, comunidades e cidadãos em torno da construção de soluções climáticas para o Brasil e o mundo. Em sua 2ª edição, o evento promove, em São Paulo, uma semana de ações, debates e conexões sobre a emergência climática e a transformação sustentável.
Inspirado por movimentos globais, celebra a diversidade de vozes e práticas que surgem localmente, para tornar São Paulo referência em inovação climática, resiliência urbana e transição justa, mobilizando recursos humanos, financeiros e intelectuais para a sustentabilidade nos grandes centros urbanos.
Site: www.spclimateweek.com.br
Instagram: @spclimateweek
Nenhum comentário:
Postar um comentário