3500 mulheres já foram atendidas pela instituição financiada pelo Estúdio Mais nos últimos sete anos, demonstrando o compromisso da marca com a qualificação profissional de mulheres que buscam independência financeira
|
O mês de agosto é dedicado à conscientização sobre a violência doméstica no Brasil e em todo o mundo. O movimento Agosto Lilás busca destacar a importância de combater essa questão que afeta um grande número de mulheres todos os dias, no Brasil e no mundo. O Instituto Estúdio Mais oferece capacitação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade - o que inclui as que sofrem algum tipo de violência no ambiente doméstico.
“O Instituto Estúdio Mais tem uma longa história de apoio às mulheres de baixa renda e em situações vulneráveis, e este ano não é diferente. Nosso trabalho consiste em oferecer cursos e formação profissional, oferecendo as habilidades necessárias para que essas mulheres gerem renda própria e conquistem sua independência financeira, o que ajuda a ter dignidade e sair ou enfrentar situações de violência doméstica”, explica Naira Ávila, CEO do Instituto Estúdio Mais.
O empoderamento econômico desempenha um papel fundamental na possibilidade das mulheres que sofrem violência saírem de relacionamentos abusivos. "Acreditamos que a educação e o empoderamento são as chaves para romper o ciclo da violência doméstica. Damos todo o suporte para as mulheres durante todos os meses do ano, não somente em Agosto, mas a campanha neste mês ajuda a ampliar o debate e a conscientização em torno desse tema”, acrescenta Naira.
Para a executiva, o Agosto Lilás é uma data simbólica e significativa em direção a um futuro onde todas as mulheres possam “viver livres de medo e abuso", "Por isso, apoiamos a campanha, o que reflete nosso comprometimento em fornecer um ambiente seguro e solidário para as mulheres que buscam nossa ajuda", completa.
Desde o início de sua colaboração com o Agosto Lilás, o Instituto Estúdio Mais já fez uma grande diferença na vida de muitas mulheres. Até o momento, mais de 3500 mulheres foram atendidas e capacitadas por meio dos programas e recursos oferecidos pelo Instituto. “Nosso objetivo é mostrar a importância e a força de cada uma. Ver mulheres se desenvolvendo e conseguindo seguir os seus caminhos, tendo uma profissão, é o que nos motiva a fazer cada vez mais”, finaliza Naira.
Tipos de Violência Doméstica
O Agosto Lilás é uma campanha que foi criada em 2016, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, e idealizada pela Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) com o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha.
Para falar sobre o Agosto Lilás, é preciso entender que há cinco tipos de violência doméstica e familiar que, de acordo com o Instituto Maria da Penha, são as seguintes: Violência física (qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher); Violência psicológica (Humilhação, Ameaças, Constrangimento, Perseguição, Chantagem, entre outros); Violência Sexual (estupro, impedir métodos contraceptivos, e outros); Violência patrimonial (privar de bens, valores ou recursos econômicos, controlar o dinheiro da mulher, gerar danos propositais aos objetos da mulher, e mais); Violência Moral (difamação, calúnia ou injúria, expor a vida íntima, acusar de traição, emitir juízos morais sobre a conduta).
Mulheres vítimas de violência doméstica estão mais propensas a desenvolverem quadros de ansiedade, depressão e estresse pós-traumático- transtorno que impacta pessoas que sofreram ou foram testemunhas de situações traumáticas.
Sobre o Instituto Estúdio Mais - Sob o comando de Naira Ávila, o Instituto Estúdio Mais oferece aulas de estética facial para mulheres que sonham em trabalhar no ramo da beleza e conquistar independência financeira. O Instituto prepara suas alunas para o mercado, com aulas técnicas e aprendizado sobre os negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário