Saiba como escolher o melhor inalador para sua família - Joana D'arc

Destaque

12 julho 2022

Saiba como escolher o melhor inalador para sua família



Com a chegada e do inverno, aumentam o número de doenças respiratórias causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR), agente causador de doenças como a bronquiolite, inflamação que dificulta a chegada do oxigênio aos pulmões. Segundo a SPB (Sociedade Brasileira de Pediatria), o VSR é responsável por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias em crianças, uma das faixas etárias mais afetadas pela doença, ao lado dos idosos.


O tratamento geralmente é feito em casa por meio de antitérmicos em caso de febre, e medidas para desobstrução nasal, como inalações com soro e a lavagem nasal e, em alguns casos, com o uso de broncodilatadores e nebulização com salina hipertônica.


Nesse momento começa a dúvida sobre qual aparelho de inalação, ou inalador/nebulizador, é o mais indicado, já que diversos modelos podem ser encontrados no mercado. Ariane Tada, Coordenadora Técnica do Laboratório de Ensaio de Equipamentos Eletromédicos da empresa global TÜV Rheinland, explica como funcionam os inaladores e quais são os principais cuidados e requisitos que devem ser levados em conta na hora de adquirir o produto.


Como funciona um inalador

Destinado para tratamento ou alívio de doenças respiratórias, esse equipamento eletromédico é de uso relativamente simples, podendo ser utilizado por pessoas sem treinamento específico, como um profissional de Saúde.


Existem basicamente dois tipos de inaladores mais comuns no mercado: o que funciona por ar comprimido, onde um compressor produz um fluxo de ar que transforma o medicamento na forma liquida em névoa, que é inalado pelo paciente. E tem o inalador ultrassônico que, através de oscilações de um transdutor piezoelétrico, transforma a energia elétrica em vibrações mecânicas, rompendo a tensão superficial do líquido que, na forma de micro gotículas, é carregado através de um fluxo contínuo de ar.


Quando usados de forma correta, os modelos disponíveis cumprem com a sua respectiva função de uso. O que deve ser levado em consideração, nesse caso, é a particularidade da necessidade cada usuário , como por exemplo tipo de medicamento a ser administrado, se se o uso será pediátrico ou adulto, barulho emitido, certamente uma opção muito barulhenta não será viável para uso pediátrico, dado que a criança pode facilmente se assustar , seu respectivo tamanho ( grande ou pequeno) Forma de alimentação se é portátil com bateria interna ou ligado à rede de alimentação, que permite uma flexibilidade de movimentação na hora do uso, peso, e a forma de utilização, por exemplo.


Na hora de escolher o inalador/nebulizador ideal, é importante que todos esses pontos listados acima sejam levados em consideração, para que a escolha seja mais assertiva.


Certificação é um dos processos que garante a qualidade e a segurança do produto


Independentemente do modelo escolhido, Ariane destaca que o consumidor deve, em primeiro lugar, conferir se o inalador possui o certificado do produto. Uma maneira de saber é checar  o selo do Inmetro e logo do Organismo certificador impresso em sua embalagem.


Comprar produtos certificados é garantia de diversos benefícios, além de estar dentro das normas e leis, ter produtos certificados representa um diferencial que confere mais credibilidade, bem como proteção, segurança e confiança de que o produto é de qualidade e garante o resultado que promete, de acordo com as indicações de uso no rótulo.


Um processo de certificação do produto envolve várias etapas, desde análise de documentações técnicas, testes de laboratórios, auditoria no fabricante, auditoria no responsável. O inalador além de ser considerado um produto médico ele também é classificado como um Home Healthcare por ser utilizado em ambientes domésticos. Um inalador, para ter a certificação do Inmetro, deve ser aprovado em vários requisitos da base normativa da série ABNT NBR IEC 60601, tais como segurança elétrica, inspeção de componentes, usabilidade, compatibilidade eletromagnética, clareza e consistência do manual, símbolos de segurança, e outros requisitos que visa garantir a segurança no uso doméstico.


 “Outro ponto muito importante é a necessidade de ler com atenção o Manual de Instruções. Muitas vezes o uso do inalador é intuitivo e o consumidor acredita que basta ligar o equipamento. Mas ele precisa estar atento e ler todas as informações e advertências descritas no manual de como montar, como colocar o medicamento na certa dentro do copinho, como realizar processo de limpeza das peças, desinfecção da tubulação, periodicidade de troca de filtros. Todos esses cuidados é que vão garantir o manuseio correto do equipamento e contribuir para a eficácia do tratamento. Quando o produto é certificado, tudo está detalhado no Manual”, destaca Ariane.


Ariane lembra que o inalador é um equipamento médico. “Se o produto não for de boa qualidade, certificado, você poderá estar colocando a saúde de sua família em risco, já que o tratamento pode não ser eficaz se o usuário não fazer o uso correto do equipamento. Não vale a pena arriscar!”.

 

Sobre a TÜV Rheinland



TÜV Rheinland significa segurança e qualidade em quase todas as áreas dos negócios e da vida. Fundada há cerca de 150 anos, a empresa é uma das maiores fornecedoras de serviços de teste do mundo, com mais de 20.500 funcionários e receita anual de cerca de 2 bilhões de euros. Os especialistas altamente qualificados da TÜV Rheinland testam sistemas técnicos e produtos em todo o mundo, apoiam inovações em tecnologia e negócios, treinam pessoas em várias profissões e certificam sistemas de gestão de acordo com padrões internacionais. Dessa forma, os especialistas independentes geram confiança em produtos e processos das cadeias globais que agregam valor e no fluxo de commodities. Desde 2006 a TÜV Rheinland é membro do Pacto Global das Nações Unidas para promover a sustentabilidade e combater a corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário