A fatídica data que marca o início do isolamento social para conter a pandemia é o ponto de partida do romance O Voo da Pipa, de Roberto Gerin. Sozinho em um pequeno apartamento, após a perda da esposa, o protagonista, tomado pela saudade, passa a alimentar o desejo da morte. Da dúvida da escolha entre ficar com as filhas ou partir ao encontro da amada, surge o dilema que permeia a narrativa.Esta, aliás, é construída a partir da perspectiva do viúvo, cujo nome permanecerá desconhecido até o desfecho. Mas não o da esposa, Belinha, a quem dirige as palavras, quase como súplicas, registrando em um diário os momentos dolorosos de solidão e a dúvida entre qual caminho escolher: viver ou morrer.Tenho medo da morte que se anuncia, hora após hora, mas sinto um alívio perpassar minha alma, sopros de esperança me dominam quando percebo que posso me entregar a ela sem ter medo de morrer. Por que não perder a paciência e ir a seu encontro? Ganhar as ruas? Sim. Tocar o vírus nas maçanetas, nos corrimões... nos copos... Chamá-lo! Implorar por ele! Ah, Belinha!... O que é da vida se existe a morte? A vida me tirou você, resta à morte devolvê-la a mim. (O Voo da Pipa, p. 55)Ao mergulhar nos sentimentos de um homem em transformação, o enredo levanta também a necessária discussão sobre a cultura machista que ainda rege os comportamentos. “Nosso herói tem sensibilidade, é compreensivo, exala amor como esposo e pai, mas nele há uma falta. Isso tem feito com que, mesmo timidamente, os homens passassem a questionar seus privilégios”, comentam os prefaciadores Alex Ribeiro e Cristian Lampert.Roberto Gerin é psicólogo por formação e servidor aposentado da Justiça Federal. Durante toda a trajetória, perseguiu seu maior sonho: escrever. Como dramaturgo e romancista, fundou a Cia de Teatro “Assisto porque Gosto” e escreveu cerca de 30 peças teatrais, dirigindo várias delas. Foi indicado ao Prêmio Shell em 2005, na categoria Melhor Autor, pelo texto teatral “Uma Última Cena para Lorca”. O Voo da Pipa é o primeiro livro, entre mais de 20 escritos desde os 17 anos de idade, que decide publicar.
Ficha técnicaLivro: O voo da pipaAutor: Roberto GerinEditora: Um livroPreço: R$ 38,90 ISBN: 978-65-00-29305-0 Formato: 21x14 cmPáginas: 230Links de compra: Amazon | Submarino | Americanas | Extra | MagaLu | Estante Virtual | Um Livro.
Sinopse: O Voo da Pipa é o retrato de uma época em que as angústias e incertezas geradas pela pandemia do coronavírus atravessaram o caminho de todos os seres viventes. E no caminho muitos encontraram suas dores pela perda de entes queridos. Esta tragédia universal é apenas o pano de fundo para dar voz ao protagonista-narrador, que acaba de perder a esposa, em fevereiro de 2020. No mês seguinte, é declarada a pandemia. Às três filhas, abaladas com a morte recente da mãe, convencem o pai a se isolar em um apartamento, na esperança de que tudo, em breve, voltará ao normal. No isolamento, o protagonista encontra na esposa a sua interlocutora, com quem passa a conversar. Os relatos do seu diário estão impregnados do afeto que nutre pelas filhas e neta, enquanto se consola em derramar declarações de amor à eterna amada. Aos poucos, atormentado pela saudade, cresce nele a ideia de ir ao encontro da esposa — passa a alimentar o desejo de morte. Deste desejo surge o dilema que permeará toda a narrativa. Ao querer morrer, ele estará abandonando as filhas que tanto ama. Ao querer viver, estará traindo seu amor pela esposa, afinal, querer viver é deixar de amá-la! Seja qual for a sua decisão — viver ou morrer —, ele estará inevitavelmente abandonando alguém que ama. Relato sincero e poético de uma realidade onde a única vivência é o amor. Tudo poderá ser destruído, menos a nossa capacidade de amar. Preservemos o amor, posto que, depois da destruição, será o único bem que nos restará. Este é o cântico que ecoa das páginas deste pungente romance — O Voo da Pipa.

Sobre o autor: Roberto Gerin, nascido em Astorga, Paraná, 1957, é dramaturgo — autor de mais de 20 peças de teatro — e romancista. Seu primeiro texto teatral, “Uma Última Cena para Lorca”, escrito em 2001 e encenado no Rio de Janeiro, foi indicado ao prêmio Shell de 2005, na categoria Melhor Autor. Apesar da extensa obra literária, o romance “O Voo da Pipa” surge como sua publicação de estreia. Prepara a publicação do romance “O Magnífico Cabo Diógenes”.
Site: www.escritorgerin.com.brRedes sociais: Instagram | Twitter
Nenhum comentário:
Postar um comentário