No Mês da Mulher, exposição gratuita e virtual reúne vinte e sete artistas para homenagear o Empoderamento Feminino - Joana D'arc

Destaques

04 março 2021

No Mês da Mulher, exposição gratuita e virtual reúne vinte e sete artistas para homenagear o Empoderamento Feminino

A partir de 02 de março (terça-feira), os amantes de arte e admiradores da força feminina poderão apreciar a exposição 3D “Empoderamento Feminino”. Promovida pela UP Time Art Gallery, galeria de arte itinerante que reúne artistas do Brasil e de países da Europa para disseminar o que há de melhor da arte contemporânea, a exibição, 100% online, busca homenagear a luta feminina no mês do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, enquanto oferece a possibilidade de todas as pessoas, em qualquer canto do mundo, consumirem arte e conhecerem novos artistas, de diferentes nacionalidades, do cenário da arte independente, por meio de obras visuais que retratam o feminino como protagonista, exaltando o poder e a beleza das mulheres.
“Exposições de arte com mulheres são frequentes, mas esta é diferente. Além da presença de artistas do sexo feminino, participam, igualmente, os homens. Para nós, seria um contrassenso criticar a exclusão praticando a mesma. O fim do desequilíbrio de nossa sociedade patriarcal não passa só pelo despertar das mulheres. É uma tarefa de todos e qualquer caminho em busca dessa justiça precisa passar pela conscientização dos homens e no reconhecimento de que é preciso mudar, desarmar e se unir para construir um mundo onde absolutamente ninguém seja discriminado pelo gênero, crença ou pela cor de sua pele”, conta Marisa Melo, fundadora da UP Time Art Gallery e curadora artística que selecionou os 27 artistas que fazem parte da exposição coletiva.
Disponível até 29 de março, a exposição pode ser conferida no site da galeria de arte itinerante, junto a depoimentos dos artistas, de ambos os sexos, sobre a importância do mês que marca luta, desafios e conquistas que, apesar de avançadas, ainda estão longe de acabar. Confira, abaixo, alguns deles:

Obra "Frida Kahlo" da artista Adélia Clavien



Adélia Clavien

“Despertar a consciência de que todos, independente de gênero, somos parte desse esforço por direitos e oportunidades. O que move essa jornada é o amor. É possível lutar sem deixar de lado a sensibilidade e a elegância”.
Versatilidade é o que encontramos em Adélia Clavien, artista visual nascida em Portugal e radicada na Suíça. Aos 18 anos, planejou com sua irmã uma volta ao mundo, que foi interrompida quando conheceu esse país que conquistou o seu coração e que, hoje, mora há mais de 40 anos. Embora desde cedo fosse fascinada pela arte, Adélia tem se dedicado, por muitos anos, à ciência da computação. Para alguém que fala vários idiomas e toca vários instrumentos musicais, seria impossível limitar essa pluralidade. Atualmente, Clavien tem dedicado tempo, devido ao seu lado artístico, à música, dança e fotografia, além, é claro, da pintura, onde passou pelo Abstrato e, atualmente, navega pelo Figurativo, no que pode ser chamado de Neorrealismo Pop ou Pop Art.


Obra "Mona" da artista Juliana Carvalho



Juliana Carvalho

“Numa sociedade que lucra com a nossa insegurança, gostar de si mesma é um ato de rebeldia”.
Com a vontade de encontrar novas linguagens, a escultora se encantou por texturas e camadas. A partir disso, começou sua relação com a pintura, o que fez ser natural que em suas telas tenham, além da mensagem visual, um apelo ao tato. É como a artista realiza o encontro dos dois mundos, criando obras que são quase esculturas em tinta. No trabalho de Juliana Carvalho, é possível fazer um paralelo com a arte psicodélica. Suas fotografias proporcionam uma experiência sensorial de exploração e percepção de aspectos inusitados, dando realce a uma exuberância criativa.


Escultura "Igualdade de Gênero" do artista Luiz Campoy



Luiz Campoy

“Trabalhe sempre sua autoconfiança, fortalecendo e capacitando o seu crescer, com objetivo e foco para seguir seus sonhos. Isso faz uma mulher ‘empoderada’, com o domínio de sua própria vida”.
Luiz Campoy é escultor e engenheiro civil. O seu conhecimento da resistência dos materiais e da mecânica dos fluidos lhe deu desenvoltura para conceber formas e estruturas. Em sua vida, a arte, que chegou como hobby, lhe deu novos elementos de expressão para canalizar o que ele sempre soube captar do cotidiano ao seu redor. Sua criatividade faz com que peças de “ferro velho”, jogadas e esquecidas, sejam recriadas, ganhando novos significados e cumprindo o propósito de despertar e intrigar.

Obra "Frida em Azul" da artista Andrea Mariano



Andrea Mariano

“Por trás de toda mulher bem-sucedida existe ela mesma!”
Os desenhos realistas de Andrea Mariano capturam o olhar, de modo a deixar o observador em dúvida se o que vê é foto ou desenho. Em seus retratos, com uma técnica bem desenvolvida, ela consegue transmitir as emoções e os sentimentos do retratado, sem alterar a naturalidade da imagem. Autodidata, a artista nasceu na Paraíba, estado no nordeste do Brasil. Com cinco anos, já reproduzia e ampliava imagens de gibis. O amor pela arte levou ao profissionalismo e as redes sociais facilitaram a divulgação. Suas pinturas em tela já foram apresentadas em exposições em seu estado natal e seus desenhos realistas, em papel, lápis de cor, grafite e em tela, ganharam projeção internacional.


Obra "Miss Copa" do artista Philippe Seigle



Philippe Seigle

“‘Ao lado de um grande homem, há sempre uma grande mulher’. O contrário também deveria ser dito: ‘Ao lado de uma grande mulher, há sempre um grande homem’, porque, na ordem dos fatores, o homem não precisa ser o centro”.
Philippe Seigle é um globetrotter das artes. O francês, viajou a vida toda com o pai, que era diplomata na França e, depois, através da hotelaria e da arte, suas duas profissões. Cidadão do mundo, hoje residente de Málaga, na Espanha, já morou em mais de 20 países e visitou mais de 70, apresentando sua obra e incorporando a seu imaginário elementos das mais variadas culturas. Essas influências resultam em um estilo que se caracteriza pelo exotismo e por cores vibrantes. Um estilo inconfundível, em um jogo de equilíbrio entre o Figurativo e o Abstrato. Philippe também já morou no Brasil e foi nomeado Embaixador do Turismo no Rio de Janeiro, pelo seu destaque no trabalho de valorização da cultura e seu amor pelo país tropical, que é uma das maiores inspirações para seus quadros.


Exposição 3D - Empoderamento Feminino
Curadoria: Marisa Melo - fundadora da UP Time Art Gallery
Exibição: 02 de março a 29 de março


Sobre a UP Time Art Gallery

Galeria de arte itinerante que reúne artistas do Brasil e de países da Europa para disseminar o que há de melhor no cenário da arte contemporânea. Fundada por Marisa Melo, artista, curadora artística e crítica de arte, a galeria de arte alcança mais de 30 países ao redor do mundo, isso porque ela funciona em formato digital desde o seu nascimento, apresentando mundialmente exposições 3D e exposições regionais presenciais com um time de artistas distintos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário