Marcelo Rubens Paiva, Tata Amaral, Helena Ignez, Eliana Caffé e outros nomes importantes do cinema nacional participam de evento online e gratuito - Joana D'arc

Destaques

04 março 2021

Marcelo Rubens Paiva, Tata Amaral, Helena Ignez, Eliana Caffé e outros nomes importantes do cinema nacional participam de evento online e gratuito



Começou nesta segunda, 1º de março, o projeto “Cinema de Invenção – Entre os Ditos e a Ditadura”, evento totalmente online e gratuito, promovido pelo Instituto Via Cultural, com a participação de grandes nomes do cinema nacional e duração de quase dois meses.

O projeto é uma homenagem ao cineasta Elyseu Visconti Cavalleiro (1939-2014) e terá na programação 6 videoaulas sobre cinema, 6 webinários, 6 apresentações da obra cinematográfica do diretor (2 longa-metragens e 4 séries de documentários etnográficos) e uma mostra que estará disponível em um site com textos e imagens sobre a trajetória do cineasta carioca falecido, que completou 50 anos de carreira.

As videoaulas ficarão disponíveis às segundas-feiras, de 1º de março a 5 de abril, às 19h, no canal do Via Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/ViaCultural/). Dentre os artistas e diretores confirmados para ministrar as aulas estão Valter Rege (01/03), Carlota Atilano (08/03), Murilo Pasta (15/03), Laís Perini (22/03), Leonardo Brant (29/03) e Larissa Figueiredo (05/04), que abordarão diferentes aspectos dos cinemas possíveis de hoje.

Os webinários serão realizados às quartas-feiras, de 3 de março a 7 de abril, às 20h, também no canal do Via Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/ViaCultural/) e serão ministrados por Leonardo Brant (03/03), Tata Amaral (10/03), Murilo Pasta (17/03), Marcelo Rubens Paiva (24/03), Renato Ciasca (31/03) Carla Caffé e Eliane Caffé (07/04).

Na sexta-feira, 16 de abril, às 20h, Helena Ignez, Vera Terra, Júlio Bressane, Aruanã Cavalleiro (filho do diretor Elyseu Cavalleiro e também cineasta), Ewerton Belico e Viviane Ferreira (diretora da Spcine) participarão de um debate sobre os filmes de Elyseu Visconti Cavalleiro, que serão exibidos na semana seguinte, sobre o cinema da época, suas relações com as obras e com o autor dos filmes, e sobre o cinema nacional atual. O debate será transmitido pelo Youtube e reprisado no domingo, 18 de abril, às 20h.

Na segunda-feira, 19 de abril, será lançado o site que abrigará a mostra sobre a carreira de Elyseu Visconti Cavalleiro e onde serão exibidos os filmes do artista. O site inclui uma galeria 3D, fotos originais fine art, réplicas de documentos e referências de sua carreira multifacetada, além de links para entrevistas.

As exibições dos filmes acontecerão de 19 a 25 de abril, sempre às 21h. Os dois longas-metragens de ficção de Elyseu, Monstros de Babaloo e O Lobisomem – O Terror da Meia-Noite (que têm Betty Faria, Helena Ignez, Zezé Gonzaga e Wilza Carla no elenco), serão exibidos nos dias 19 e 20 de abril, respectivamente, e reprisados no domingo, 25 de abril.

Os quatro documentários do diretor serão exibidos na sequencia: Parati (21/04), Folguedos (22/04), Marrapaiá (23/04) e Ticumbi (24/04).

Os podcasts estarão disponíveis no Youtube e no Spotify, a partir de sexta-feira, 5 de março.

Para participar do evento, basta acessar as plataformas citadas. É necessário se inscrever apenas para as aulas, que também são gratuitas, através do link https://www.viaculturalblog.org.br/inscricoes-1.



Programação:

Videoaulas – todas as segundas, de 1 de março a 5 de abril, às 19h

Webinários – todas as quartas, de 3 de março a 7 de abril, às 20h

Podcasts – todas as sextas, de 5 de março a 9 de abril, às 20h

Debate – sexta-feira, 16 de abril, às 20h, com reprise domingo, 18 de abril, no mesmo horário

Exibição dos filmes – de segunda, 19 de abril, a domingo, 25 de abril, às 21h

Mostra virtual – de 19 de abril a 25 de julho

 

A programação completa e as biografias de todos os convidados estão disponíveis em: https://www.viaculturalblog.org.br/cinema-de-invenção 



 

Sobre Elyseu Visconti Cavalleiro



O cineasta Elyseu Visconti Cavalleiro foi diretor, produtos e um artista experimentalista. Herdeiro de plasticidade ímpar, expressada no desenho e nas artes gráficas, produziu nos anos da ditadura no Brasil, uma cinematografia autoral, antropológica e delirante, distribuída entre dois longas-metragens (Monstros de Babaloo e O Lobisomem – O Terror da Meia Noite) e, dezenas de documentários sobre cultura popular, arquitetura colonial e outros temas.

 

 

Sobre o Instituto Via Cultural

 

Fundado em 2005, o Instituto Via Cultural é uma OSCIP regulamentada e certificada pelo Ministério de Justiça desde 2008, Instituição Cultural reconhecida pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em 2010 e Ponto de Cultura da Prefeitura do Município de São Paulo desde 2014. O Instituto atua como ferramenta para a construção de uma sociedade cultural cidadã e autossuficiente, mantenedora dos seus bens e patrimônios, conhecedora de sua história, formação e importância, assim como propicia capacitação das comunidades locais para introdução ao mercado de trabalho e geração de recursos para sua subsistência. Tem o olhar voltado para a atuação artística e cultural como base de uma nova educação. Cria e coordena projetos ligados às artes, patrimônio histórico material e imaterial, audiovisuais, documentários, mostras e publicações especializadas ligadas aos projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário