Ketchup: conheça a sua história de cabo a rabo - Joana D'arc

Destaques

26 fevereiro 2021

Ketchup: conheça a sua história de cabo a rabo




O ketchup é um dos condimentos favoritos entre os brasileiros. Mas você pode se surpreender ao descobrir que aquela combinação perfeita entre batata frita e ketchup poderia ser bem diferente, já que sua versão original nem continha tomates na sua composição.
Está boquiaberto? Pois é, a história do ketchup começou como um molho de peixe em conserva. Depois de centenas de anos e várias versões diferentes, o molho de ketchup como conhecemos hoje foi criado. Conheça a história dessa especiaria incrível!

Da China para a Inglaterra


A palavra ketchup é derivada da palavra chinesa “ke-tsiap”, que significa molho de peixe em conserva. Essa mistura era adicionada nas receitas, principalmente para temperar um prato, em vez de ser servida como condimento. Da China, este molho viajou para a Malásia e para a Indonésia, fazendo com que seu nome mudasse, respectivamente, para kechap e ketjap.
Com o passar do tempo, os marinheiros ingleses do século XVII descobriram as delícias desse tempero chinês e o trouxeram para o país, e os cozinheiros tentavam replicá-lo. Como a versão chinesa é mais parecida com um molho inglês, os britânicos usaram anchovas, cogumelos e nozes para recriar esses sabores. Logo, o ketchup passou a ser um condimento composto por cogumelos.

A adição de tomate


Os colonizadores ingleses trouxeram o tal ketchup de cogumelos para a América, mais precisamente para os Estados Unidos, em que continuou a passar por várias mudanças gradualmente. Uma alteração significativa foi a adição de tomates, que surgiu pela primeira vez em 1801.
A receita tinha inúmeros processos, como espremer os tomates até secar e depois salgá-los e fervê-los. Após passar por uma peneira, os tomates eram combinados com maçã, noz-moscada, pimenta da Jamaica, cravo, canela e gengibre.
Em seguida, essa mistura é fervida até ficar mais espessa, resfriada e engarrafada. Devido à quantidade de sal, o molho duraria vários anos na garrafa. Porém, seu sabor é muito salgado, como já imaginávamos, não é mesmo?
Antigamente, muitas pessoas evitavam comer tomates frescos, porque sua planta era considerada venenosa. No entanto, ficavam muito dispostas a consumir o molho de ketchup, já que os frutos eram cozidos e preservados com outros ingredientes. Dessa forma, a popularidade do ketchup de tomate começou.

Enfim, o ketchup que conhecemos hoje


Originalmente, existiam apenas ketchup de tomate verde, o que exigia a adição de conservantes sintéticos para evitar a deterioração e a perda de sabor. Somente no início do século XX, é que as marcas começaram a usar tomates maduros para fazer seus molhos de ketchup, adicionando conservantes naturais, como pectina, além de açúcar e vinagre à sua composição.
Com o passar do tempo, o ketchup evoluiu da garrafa para a bisnaga e embalagens de ketchup menores, conforme vemos hoje em dia. E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a história do ketchup, um dos condimentos mais amado pelos brasileiros? Aproveite para compartilhar essas curiosidades, porque apostamos que pouca gente sabe que esse molho de tomate começou como um molho de peixe!

3 comentários:

  1. Que interessante a historia da marca. Eu nao conhecia nao.

    ResponderExcluir
  2. Amei conhecer mais sobre a história do ketchup. Muito bacana e enriquecedor o post!

    ResponderExcluir
  3. Se tem algo que me desperta curiosidade é saber de onde surgiu as coisas que consumimos, acho interessante, adorei saber sobre o Ketchup!

    ResponderExcluir