6 erros de gestão financeira que você pode estar cometendo - Joana D'arc

Destaques

26 fevereiro 2021

6 erros de gestão financeira que você pode estar cometendo



Mais do que pagar as contas em dia, a gestão financeira envolve planejamento, organização e visão de futuro. Todos esses aspectos garantem uma situação muito mais equilibrada com relação ao dinheiro e aos seus investimentos. Todavia, é comum que as pessoas sejam tomadas pela correria do dia a dia e cometam erros sérios que podem levar a um impacto negativo sobre a renda e, consequentemente, sobre a qualidade de vida. Há muitas formas de se organizar, planejar e quitar dívidas, com empréstimo com garantia de imóvel por exemplo, e ter um padrão de vida muito mais equilibrado e sustentável. Pensando nisso, fizemos este texto para alertá-lo sobre os seis erros de gestão financeira que você pode estar cometendo. Dessa forma, você será capaz de identificar tudo o que precisa mudar para assumir o controle da sua vida novamente. Quer saber mais? Continue lendo!

1. Você compromete sua renda mensal antes de receber


Esse é um erro muito comum e que talvez você não se dê conta, mas, muitas vezes, quase todo o nosso salário já está comprometido antes mesmo de cair na conta, devido ao pagamento de compras a prazo, mensalidade de cursos ou empréstimos feitos.
Uma renda mensal não planejada leva a gastos impulsivos e desordenados, que geralmente ocasionam a falta do dinheiro. Por isso, sempre analise quanto do seu salário sobrará depois que você subtrair o valor dos seus gastos mensais previamente definidos, ou seja, aqueles que comprometem o seu pagamento antes mesmo de recebê-lo.

2. Você prefere comprar tudo a prazo


É verdade que o parcelamento ajuda muito quando estamos sem dinheiro, principalmente para comprar bens mais caros. Mas não é sustentável fazer a maioria das suas compras a prazo, do ponto de vista financeiro.
Quanto mais você comprar parcelado, mais a sua renda mensal será comprometida e, conforme as parcelas forem terminando, você provavelmente vai querer comprar outra coisa e as chances de isso virar uma bola de neve são altas.
Por isso, sempre dê prioridade ao pagamento à vista e entenda o parcelamento como exceção, não como regra. O gasto consciente é a melhor forma de controlar suas finanças.

3. Você gasta mais do que recebe


Se todos os meses você fica no zero ou no negativo antes do dia do pagamento, então é bom se atentar. Um bom planejamento financeiro significa que você terá dinheiro suficiente para passar o mês inteiro, pagar suas contas e ainda precisa sobrar uma quantia para poupança. Afinal, poupar dinheiro é fundamental na gestão financeira pessoal.
Sem dinheiro suficiente, você pode acabar recorrendo a meios de crédito rápido e fácil como o cheque especial ou o próprio cartão de crédito. E é muito comum que você saia desse cenário inadimplente e com o nome sujo.
Caso você esteja passando por essa situação e tenha se endividado com várias contas de valores elevados, experimente pedir um empréstimo com garantia de imóvel e troque todas as suas dívidas por uma só, afinal, essa é a modalidade de crédito com a melhor taxa de juros do país.

4. Você não mantém um registro de suas compras


É necessário registrar todas as movimentações da sua conta, tanto as despesas de casa, quanto as compras realizadas durante o mês.
Se você anota tudo o que consome, fica mais fácil de não perder o controle e identificar onde seu dinheiro está sendo gasto efetivamente. Com essa análise, você é capaz de reduzir gastos mais supérfluos e cortar hábitos de consumo que podem comprometer sua prosperidade financeira.


5. Você não estabelece prioridades


Assim como manter o seu registro de gastos é essencial, também é igualmente importante estabelecer prioridades dentro da sua gestão financeira. Só assim você é capaz de elencar os gastos mais ou menos necessários do seu mês e ver para onde o seu dinheiro deve ser aplicado e como pode ser poupado.
Gastos como aluguel, comida, contas de luz, telefone e internet são indispensáveis, mas viagens, trocas de carro e de celular são transações menos fundamentais e que podem esperar um pouco.
Se você controla as suas prioridades, traça um planejamento financeiro, cria um registro de suas compras, mantém hábitos de consumo conscientes e gasta a quantidade certa de dinheiro de acordo com sua renda mensal, fica muito mais fácil de sobrar uma quantia suficiente para comprar o que você deseja.
Viu como é simples gerenciar sua própria vida financeira? Esperamos que você tenha aprendido bastante com os erros mais comuns cometidos pelos brasileiros. Se você se enxergou em algum desses cenários, vale a pena refletir e tentar mudar seus hábitos rumo à estabilidade financeira que você sempre sonhou.

4 comentários:

  1. São erros muito comuns que a pessoa pode está cometendo, eu sempre evito de comprar a prazo, só quando é preciso, prefiro comprar a vista, muito bom o post, informações valiosas bjs.

    ResponderExcluir
  2. To no número 1 e 3 por conta do cartão de crédito!! Agora entrei de férias, quero me reestruturar financeiramente.

    ResponderExcluir
  3. Preciso organizar minhas finanças.
    Gostei do post.

    ResponderExcluir
  4. Amei as suas dicas. Estava precisando.
    Bjs

    ResponderExcluir