Aliança Francesa de São Paulo e Cultura e Mercado discutem acessibilidade nas artes cênicas e no audiovisual - Joana D'arc

Destaques

04 dezembro 2020

Aliança Francesa de São Paulo e Cultura e Mercado discutem acessibilidade nas artes cênicas e no audiovisual



Dando continuidade às reflexões sobre acessibilidade no âmbito das artes, a Aliança Francesa de São Paulo e Cultura e Mercado encerram o Ciclo Acessibilidade, Cultura e Arte com foco na discussão dentro das artes cênicas e do audiovisual. O evento será realizado no dia 9 de dezembro, quarta-feira, às 17h, no canal  de Youtube do Cultura e Mercado e contará com a participação de Livia Motta (Ver Com Palavras), Moira Braga (atriz e Bailarina) e Luís Mauch (Mais Diferenças), mediação de João Kulcsár.
“Nestes encontros percebemos o quanto são importantes e enriquecedoras a acessibilidade e a diversidade presente nos espaços culturais.  É uma oportunidade de fomentar e sensibilizar novos públicos no campo da inclusão, arte e cultura”, conta João Kulcsár, que trabalha com projetos, oficinas, formação de equipe de museus e consultoria de acessibilidade. 
Além de participar do debate, Moira Braga fará uma performance de dança na abertura. A bailarina e artista cega dá o tom da discussão através de uma apresentação que provoca e convoca o público a seguir uma experiência diferente, nos tirando do lugar-comum.
Para a discussão, além da dançarina, participa Lívia Motta que é audiodescritora e formadora de audiodescritores desde 2004. Coordena a Ver Com Palavras que presta serviços de audiodescrição para os mais diversos tipos de espetáculos, eventos, produtos audiovisuais e editoriais. Também publicou livros sobre o tema: Audiodescrição: Transformando Imagens Em Palavras e Audiodescrição Na Escola: Abrindo Caminhos Para Leitura De Mundo.
Luis Mauch, completando o time de debatedores, é administrador de empresas, especialista em acessibilidade e tecnologias assistivas. É fundador da Associação Mais Diferenças e Ktalise Tecnologias, com mais de 15 anos de atuação junto a inclusão de pessoas com deficiência, tendo se especializado principalmente para o mercado de educação e cultura. Possui experiência em projetos de acessibilidade e inclusão para empresas, governos, fundações e organismos internacionais. Introduziu no Brasil uma série de aplicativos para inclusão como Whatscine, GoAll, A-check, Musea e Beplay.
O debate está inserido na programação do Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência, que, neste ano, será realizado de 7 a 13 de dezembro, de forma totalmente virtual. Trata-se de projeto da Prefeitura de São Paulo, criado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e apoio e participação das principais instituições culturais da cidade.
O objetivo primordial desta ação é promover o protagonismo da pessoa com deficiência, abrir espaço para artistas com deficiência se apresentarem e mostrarem seu talento, e transmitir a todas as pessoas com deficiência mensagem de empoderamento.

SERVIÇO

Ciclo Acessibilidade, Cultura e Arte

Debate Acessibilidade nas Artes Cênicas e no Audiovisual

9 de dezembro, quarta-feira, às 17h, no canal  de Youtube do Cultura e Mercado

Gratuito. Não é necessário fazer inscrição prévia. Tradução em Libras disponível.

As perguntas podem ser enviadas direto no chat do Youtube durante o evento ou via whatsapp (mensagem de áudio) pelo link: https://chat.whatsapp.com/Fb60m3PoMBv8OflzjKjd3i

SOBRE O CURADOR E REALIZADORES

João Kulcsár CURADOR | Mestre pela Univ. de Kent, Inglaterra e Professor visitante na Univ. de Harvard. Trabalha com projetos, oficinas, formação de equipe de museus e consultoria de acessibilidade, com fotografia e pessoas deficientes visuais desde 2008, no Brasil e exterior (Portugal, UK, EUA, Suíça, Itália e México).  Fez curadoria de exposições fotográficas acessíveis na Pinacoteca-SP, SESC-SP, SENAC, Museu da Fotografia de Fortaleza, STF-DF, MIS, Instituto Moreira Salles, SESI e Memorial da Inclusão. Diretor do Festival de Fotografia de Paranapiacaba. Coordena o projeto de Alfabetização Visual com formação de professores. Autor de diversos livros e editor do site www.alfabetizacaovisual.com.br

Cultura e Mercado PRODUTORA |O Cultura e Mercado é um site e produtora de conteúdo com mais de 20 anos de atuação no cenário cultural brasileiro. Há 10 anos se tornou também uma escola de cursos livres focada em colaborar com o desafio de gestores culturais para lidar com as diversas frentes e exigências do mercado cultural. Sempre focado no amplo e democrático debate e na difusão do conhecimento, tem produzido ao longo desses anos de atuação uma infinidade de eventos sobre temas diversos: das políticas culturais aos mais diversos aspectos da gestão e até pautou ações e reflexões profundas do segmento. 

Aliança Francesa de São Paulo PRODUTORA | Há mais de 80 anos em SP e 140 no Brasil, a Aliança Francesa tem por missão a difusão da língua e cultura francesas. No caso da capital paulista, a missão cultural foi amplificada com a inauguração, em 1964, do Teatro Aliança Francesa que destacou-se como um espaço de encontros intelectuais e artísticos entre a França e o Brasil. Ao longo dos anos, importantes nomes da dramaturgia brasileira se apresentaram e foram revelados, o espaço já acolheu textos de grandes escritores franceses, e possibilitou residências artísticas, como a do Grupo Tapa, por mais de uma década. A partir de 2011, com a retomada da programação teatral, o público frequentador do espaço cresceu exponencialmente, com ênfase nos últimos 3 anos, oferecendo cada vez mais ações culturais, mas também se aproximando e dando seu espaço e know-how de produção de eventos para ONGs próximas. A Aliança Francesa preza por uma programação de qualidade, com preços acessíveis ou gratuitos, promovendo ações de democratização de acesso, reforçando sua missão como instituição cultural. A escolha de resistir no centro e oferecer uma programação cultural de qualidade vem provando que a região precisa e demanda esse tipo de ações.

3 comentários: