Setembro Amarelo: Como a prática de atenção plena é utilizada para ajudar pacientes com depressão? - Joana D'arc

Destaques

28 setembro 2020

Setembro Amarelo: Como a prática de atenção plena é utilizada para ajudar pacientes com depressão?



A cada ano, o Brasil perde 12 mil vidas que são levadas ao suicídio pela depressão. No mundo todo, são mais de um milhão de mortes a cada 12 meses. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio são relacionados aos transtornos mentais, e a depressão é a primeira da lista de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Os psicólogos e psiquiatras são os profissionais da saúde indicados para lidar com a doença, mas existem outras técnicas que podem ser um poderoso aditivo ao tratamento, como é o caso do mindfulness.
Método criado pelo médico Jon Kabat Zinn, em 1979, a prática de atenção plena promove efeitos positivos em pessoas com diagnóstico de depressão, em especial naquelas com quadros recorrentes."Mindfulness é uma ótima ferramenta e todos podem praticar, é simples de implementar na rotina e possui inúmeros benefícios", ressalta Luiza Bittencourt, instrutora sênior de mindfulness pelo MTI (Mindfulness Trainings International).
Entre eles, a especialista destaca a redução do estresse e da ansiedade, o aumento da sensação de bem-estar, e a prática ainda ensina a lidar melhor com as emoções e desafios diários. Além disso, o mindfulness também melhora a qualidade do sono e sintomas de depressão, fortalecendo o sistema imunológico e desenvolvendo gratidão e (auto)compaixão, bem como o foco e concentração.
O mindfulness propõe exercitar o cérebro, e consegue modificá-lo através da neuroplasticidade. A partir de 21 dias praticando diariamente, tempo necessário para se criar um novo hábito, é possível perceber os benefícios. Atualmente, a prática é aplicada em escolas, no mundo corporativo, na área da saúde e também na vida pessoal.
Mindfulness com Luiza Bittencourt: Instrutora sênior de Mindfulness pelo MTI (Mindfulness Trainings International), com o mentor Lama Jangchub Reid (fundador do MTI), que é uma das maiores referências no meio. E também é instrutora de Mindful Eating pelo Protocolo Eat For Life. As possibilidades do tema são muitas, e ela domina o tema nas frentes profissional, pessoal e educacional também. Além disso, a trajetória pessoal dela também serve de exemplo/inspiração. Luiza era advogada e sempre foi muito ansiosa e estressada, o que não melhorou com a rotina que tinha. Foi então que uma amiga a convidou para um workshop de mindfulness, e tudo mudou a partir daí. Hoje, ela já participou de diversos retiros e cursos como Mindfull Schools (Califórnia), Mindfulness na Liderança pelo Institute for Mindful Leadership (fundado por Janice Marturano), Introducción a Mindfulness, Compasión y Florecimiento Humano no Instituto Cultivo (México). É membro da AbraMind (Rede Aberta de Mindfulness), também colaborando com as boas práticas entre os instrutores.


http://www.setembroamarelo.com/

http://www.instagram.com/p/CEUqkHnntFN/

3 comentários:

  1. Infelizmente muitas pessoas sofrem com a depressão, e com isso o suicídio, quem conhece alguém com depressão é preciso ficar atento, essa campanha é importante, bjs.

    ResponderExcluir
  2. A depressão atinge mais pessoas que possamos imaginar , é preciso prestar atenção e entender os sinais das pessoas próximas , independente né idade secou ou classe social .

    ResponderExcluir
  3. Eu sei o que é não ter esperança, é o que a depressão rouba da gente, a esperança e a vontade de viver ... Mas graças a Deus tem tratamento, e essa campanha é por demais importante!

    ResponderExcluir