238%: Estudo revela que Pernambuco teve maior índice de buscas por "Lei Maria da Penha" - Joana D'arc

Destaque

20 abril 2020

238%: Estudo revela que Pernambuco teve maior índice de buscas por "Lei Maria da Penha"



Infelizmente, o isolamento social ocasionado pelo surto de coronavírus, obriga milhares de pessoas a ficarem confinadas em suas casas com seus próprios agressores. Se por um lado, evita a propagação do vírus, por outro, elas se deparam diante de uma realidade cruel, amarga e tão letal quanto: a violência de gênero. No Rio de Janeiro, o aumento de casos foi de 50% em relação ao mesmo período do ano passado (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos); já em São Paulo, houve um aumento de 30% em relação ao mês anterior (Núcleo de Gênero e do Centro de Apoio Operacional Criminal - MPSP). Dados da SEMrush , líder global em marketing digital, trazem o crescimento de termos relacionados a este tema em mecanismos como Google, Bing, Yahoo em diferentes Estados brasileiros de Janeiro a Março.
Pernambuco teve o maior salto entre os meses: em Janeiro foram 2400 buscas por "Lei Maria da Penha", enquanto em Março esse salto foi para 8100, um crescimento de 238%. O próprio termo "violência contra mulher", na região, teve um expressivo aumento de 387% no mesmo período. Também no Nordeste, eram 2900 pesquisas em janeiro pela Lei Maria da Penha no Ceará, mas o número subiu para 6600 em Março, crescimento total de 128%. O termo "relacionamento abusivo" em março de 2019 havia sido pesquisado 1600 vezes no estado, e no ano seguinte esse volume subiu para 2900. A Bahia também registrou forte aumento de 124% pelo termo "Lei Maria da Penha", de 6600 em janeiro para 14800 em março. Outro termo que se destacou foi "relacionamento abusivo", com aumento de 83%.
Já os estados de São Paulo e Rio de Janeiro também apresentaram aumento em buscas pelo termo "Lei Maria da Penha", de 83% e 124%, respectivamente. Mês passado, foram 27 mil pesquisas na internet realizadas no Estado de São Paulo e outras 15 mil no Rio de Janeiro.
A SEMrush revelou também que no RJ aconteceu um pico no mês de março por buscas a respeito do termo "violência contra idosos", representando 57,1% em comparação a fevereiro.
Outros dados que se destacam no estudo é o aumento de pesquisas no Paraná por "O que é violência doméstica", porque dobrou em apenas um mês e "violência contra idosos" subiu 142% entre fevereiro e março.

Sobre a SEMrush

A SEMrush é um software de busca competitiva e business intelligence que entrega dados e análises de buscas pagas e orgânicas, social media e link-building mundialmente. Com um poderoso conjunto de ferramentas de análise competitiva, a SEMrush oferece o que é necessário para auxiliar as empresas a otimizarem sua presença online, como por exemplo, ferramentas de auditoria de sites, monitoramento de marca e conteúdo. Os principais clientes da SEMrush são EBay, SkyScanner, HP, SalesForce, Groupon, Kickante, FedEx, além de agências de marketing e websites de e-commerce.

4 comentários:

  1. Triste realidade né?...
    Que Deus ajude e proteja todas essas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. É lamentável isso que está acontecendo em plena quarentena, esperamos que isso tenha um fim, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus! Bate uma tristeza ao saber disso.
    Algumas não conseguem denunciar, vizinhos também tem receio. :/

    ResponderExcluir
  4. Essa situação do corona vírus prejudica várias áreas: saúde, econômica e social, se tratando da violência doméstica. Muito triste, mas vamos superar!

    ResponderExcluir