Rapadura e Baiana System lançam “Olho de Boi” - Joana D'arc

Destaques

21 outubro 2019

Rapadura e Baiana System lançam “Olho de Boi”

Russo Passapusso e Rapadura na gravação de “Olho de Boi”. Crédito: Cartaxo


Nesta sexta-feira, 18, o músico nordestino Rapadura,em parceria com o Baiana System, lançam a música autoral e o clipe “Olho de Boi”. Com produção musical de Carlos Cachaça e direção de Raul Machado, a faixa faz parte do novo disco de Rapadura que será lançado posteriormente pelo Selo Matilha.
Também de origem nordestina, “Olho de Boi” é uma semente usada como amuleto contra o mau olhado e canalizador de energia. O single aborda um pouco da questão espiritual e também traz o sertão psicodélico, moderno e forte. Com melodia e letras criadas pelo grupo e por Rapadura, a música tem elementos latinos e regionais que remetem aos índios da América do Sul, os legítimos donos dessas terras.
“O encontro com Baiana foi a consequência de uma admiração recíproca e da identificação ideológica que temos. Somos Ceará & Bahia, Nordeste, Brasil e América Latina. Quando falei com Russo a primeira vez já senti a energia, daí o som se fez naturalmente só”, comenta Rapadura sobre a parceria. “Fomos até Salvador e lá pudemos ter o mais importante: o contato humano, a convivência, as risadas, as resenhas. Isso só fortaleceu mais ainda o nosso elo e o nosso grito. “Olho de Boi” é um canto do povo, é a nossa alegria e força em uma mesma pancada. O Nordeste é um universo
 paralelo muito mais além”, complementa ele.


Frame do clipe. Crédito: Raul Machado


Já o clipe, lançado no canal do YouTube do Rapadura, é uma alusão ao Mito da Caverna de Platão e a troca de experiências psicodélicas e também sociais. As imagens foram gravadas na Caverna do Diabo, no Petar (SP). “Sempre quis filmar em uma caverna, gosto do clima claustrofóbico e do visual. Conseguimos fazer algo inesperado que casa com a mensagem social da letra e também do som psicodélico das batidas de Rapadura e Baiana System”, comenta Raul Machado.

Link para plataformas digitais:






FICHA TÉCNICA

Direção: Raul Machado

Fotografia: Ricardo Costa

Assistente de Direção: José Simonetti

Câmera: Bruno Gabriel da Silva Pereira

Figurinista:Vanessa Bardac

Coreógrafa: Luciana Chequer Bauer Color e Motion: Tiago Hóspede

Assistente Motion: Tata Linardi

Dançarinos: Beatriz Oliveira Pontes Aguiar, Bruno Barbosa do Nascimento, Mateus Soares dos Anjos e Tayna Ibanez de Oliveira 

Eletricistas: Carlos Henrique de Lima, Evandro José Forlevisi Camargo e Cristiano Silva Ferreira

Assistente de produção: Eliel de Moraes e Luã Lopes

Motoristas: Arlindo Pereira Da Silva, Gustavo Pereira da Silva e Erick Roberto Ambrosi

Produção: Thiago Strassalano e Eron Quintiliano

Produção

Executiva: Eron Quintiliano

Assistente Produção

Executiva: Frederico Moschen Neto

Realização: OLLDOG Filmes



SINOPSE


Em uma alusão ao Mito da Caverna de Platão, Rapadura é um explorador que traz ao povo que vive dentro da caverna as caóticas condições em que se encontra a humanidade, com foco na sociedade brasileira. Os que vivem dentro da gruta, nessa troca de experiência, mostram a dança psicodélica que traz as batidas do som.

Sobre Matilha Cultural


A Matilha provoca a curiosidade e a busca por conhecimento,com foco em questões ambientais e de direitos humanos, apoiando também movimentos artísticos independentes. Mais do que um centro multicultural, é também um centro de convergência de ideias e ações em prol do bem comum. Com informação, engajamento e cultura,a Matilha contribui para a construção de uma sociedade mais consciente e mais LIVRE. A programação pública da Matilha Cultural é gratuita ou a preços populares e traz conteúdo de vanguarda, com senso político, sempre acompanhada de debates, palestras e oficinas que consolidam a democratização do conhecimento.

3 comentários:

  1. Muito bacana o clip é uma parceria maravilhosa, tudo que vem do nordestino é coisa boa, o clip ficou ficou ótimo, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esta parceria, o clipe ficou massa! É enriquecedora a cultura nordestina e o projeto da Matilha, que busca conscientizar, e esclarecer, transformando a sociedade. Precisamos mais e mais de ações assim!

    ResponderExcluir
  3. Confesso não curtir esse tipo de coisa mas achei muito interessante os nomes hehehe

    ResponderExcluir