ABIHPEC destaca a importância do uso de repelentes com o aumento dos casos de dengue no país - Joana D'arc

31 maio 2019

demo-image

ABIHPEC destaca a importância do uso de repelentes com o aumento dos casos de dengue no país

Repelentes-Imagem-Abre

A alta incidência dos casos de dengue em todo o Brasil mais uma vez chama a atenção das autoridades e da população para a necessidade de intensificar as iniciativas de prevenção e combate à transmissão da doença. Atenta a isso, a ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos acredita na união de esforços para conscientizar a população em relação ao uso de repelentes como uma das maneiras de evitar a contaminação pelo vírus e diminuir a proliferação de mosquitos contaminados.
Somente neste ano, foram registrados mais de 675 mil casos prováveis de dengue, segundo o Ministério da Saúde. Em 2018, o número era de 134 mil no mesmo período. De acordo com o levantamento da pasta, o número deixa duas em cada 10 cidades brasileiras sob o risco de surto da doença.
Apesar de não haver vacina contra o vírus, é importante destacar que há outras formas efetivas de diminuir o risco de sua transmissão, como o uso de repelentes. Atualmente são mais de 600 itens registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e que possuem eficácia comprovada.
"Este é um caso sério de saúde pública e que ainda não tem nem vacina. As formas de se prevenir é acabar com o mosquito ou se proteger dele, e o uso de repelentes é eficaz nesse sentido", afirma João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.
Segundo Paolo Zanotto, virologista e professor de microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, o mosquito da dengue e outros insetos que se alimentam de sangue humano, sentem-se especialmente atraídos pelo nosso suor e outros cheiros corporais. Os repelentes atuam nesse mecanismo e desorientam os insetos, que acabam não encontrando alvos para transmissão do vírus.
"Além de apostar no desenvolvimento de produtos cada vez mais eficientes contra os mosquitos, nosso setor tem trabalhado junto ao governo pela redução de impostos para fazer com que itens como este, e outros essenciais para a saúde da população que nossa indústria desenvolve, estejam cada vez mais acessíveis a todas as classes sociais", explica Basilio.

Sobre a ABIHPEC

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada sem fins lucrativos, com a finalidade de reunir e representar – em âmbito nacional e internacional – as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.
Mais informações: www.abihpec.org.br




assinaturaa

10 comentários:

  1. blogger_logo_round_35

    Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Acreditas que hoje à noite fui picada por um mosquito (pernalonga)? Aqui é primavera, mas está muito calor. Sim, eu deveria de usar um repelente...
    Beijokitaz




    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
  2. 18198333_901297943346550_161148178106118941_n

    Oie!!

    Excelente post!!
    Eu tenho feito um hábito o uso de repelente. Antes usava quando ia sair, hoje passo em casa também. Acho muito importante e todos deveriam pensar a respeito.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. LRM_EXPORT_17296925231933_20181230_203533593

    Eu não tinha o costume de usar nem protetor solar e nem repelentes. Mas agora, eu peguei o costume de usar os dois. Sei da importância que os dois têm em relação a pele!

    ResponderExcluir
  4. 22688743_227094534490609_5245377149044981389_n

    Oi, tudo bem? Que dica importante. Com esse surto que estão divulgando todo cuidado é pouco. Aqui em casa usamos três tipos de repelente. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. blogger_logo_round_35

    Nossa, nem me fala... esse post com certeza vai os ajudar e a encarar esse mal .... e está cada vez mais tenso!!!

    ResponderExcluir
  6. Logo%252520LE

    O uso de repelentes é extremamente necessário, pois os indícios de dengue estão crescendo demais no Brasil e mesmo em casa é necessário o uso do mesmo. Post importante esse que fez.

    ResponderExcluir
  7. 1551059725898

    Olá, Joana.

    Aqui no Rio tem surto direto, se não nos cuidarmos acabamos ficando doente, principalmente nessa época do ano. Dengue é uma doença grave, ótimo alerta que você fez!

    ResponderExcluir
  8. pp

    Repelente virou artigo de extrema importância... Dengue, Zica e outras doenças afins que o diga....

    ResponderExcluir
  9. P_20190202_235116_BF

    Essa doença parece que nunca vai ser erradicada. Que perigo :/

    ResponderExcluir
  10. IMG-20150811-WA0006

    Muito bom você apresentar este artigo aqui no blog, realmente na minha cidade mostrou muitas notificações de casos de dengue este ano, ter como se proteger e muito bom

    ResponderExcluir

undefined

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *