Ambiente criado pelo escritório Bruno Moraes Arquitetura, na 1ª edição da Mostra Casa Saudável | Foto: Beto Lima
Em tempos de isolamento social, todos os olhares se voltaram para o lar. Nunca, na história, as pessoas se preocuparam tanto com a saúde e o bem estar dentro de suas casas, quanto neste último um ano e meio. Acompanhando essa necessidade, o arquiteto Bruno Moraes, do escritório Bruno Moraes Arquitetura, participa da 1ª edição da Mostra Casa Saudável, com um projeto de 30 m², de um Quarto Home Office, que também contempla uma agradável varanda.
Na primeira foto, uma estante executada com estrutura metálica proveniente de sobras de obras. Na segunda imagem, o cantinho de home office | Projeto de Bruno Moraes Arquitetura e fotos de Beto Lima
O evento é promovido pela Healthy Building Certificate (HBC), empresa especialista na consultoria e certificações de construções saudáveis. Especialmente para a mostra, Bruno e outros 16 grandes nomes da arquitetura assinam espaços que compõem um casarão localizado no bairro Alto de Pinheiros, capital paulista. O objetivo é despertar a consciência de que as edificações construídas moldam a saúde e experiência de bem-estar pessoal e coletiva. “Minhas expectativas são as melhores! O tema gera benefícios tanto para quem está desenvolvendo o projeto, como para quem for vivenciar o espaço projetado. Por conta da pandemia, a busca por um ambiente saudável é um tema muito pertinente, afinal todos estão buscando trabalhar e morar em espaços melhores, que refletirão diretamente na saúde e na qualidade de vida de todos da casa”, afirma Bruno.

Na primeira foto, mais um detalhe do projeto que mescla quarto e home office. Na segunda, o arquiteto Bruno Moraes em seu ambiente na mostra | Fotos de Beto Lima
Como se trata de um projeto com dupla função, Bruno Moraes e sua equipe apostaram nas melhores soluções. Para a realização do Quarto Home Office presente na mostra, o arquiteto trabalhou na realização de adaptações fundamentais no que diz respeito a escolha dos materiais construtivos, na questão elétrica e na busca por revestimentos que contextualizem, na prática, o conceito de um morar saudável. Para o espaço de trabalho foi criada uma mesa com regulagem de altura, dessa forma, quem for utilizá-la não precisa só ficar sentado, mas também pode alternar a posição, trabalhando um pouco de pé, por exemplo, a fim de melhorar a circulação sanguínea do corpo. Um puff para a leitura, com luminária para relaxar após o trabalho, também ganhou espaço na decoração. A estante é executada com estrutura metálica proveniente de sobras de obras – uma composição de materiais que virariam entulho, mas puderam ser reaproveitados após o processo de reciclagem. A proposta de Bruno Moraes para a 1ª Mostra Casa Saudável é igualmente refletida no cuidado para que nenhuma tomada ou infraestrutura de elétrica contornasse a cama, evitando assim a geração de um campo eletromagnético enquanto o morador dorme, fato que pode prejudicar o sono e até mesmo gerar um problema de saúde. Seguindo esse pensamento, todos os cabos de iluminação foram executados com cabos de rede, formando um campo eletromagnético menor do que o tradicional cabo de cobre.
Na varanda, localizada na área externa, há espaço para plantinhas ou uma mini horta. Destaque para os vasos da Vasart, que são feitos com 50% de material reciclado | Fotos de Beto Lima
“Fizemos questão de que a iluminação e a ventilação natural integrassem o quarto. Para tanto, uma janela, de fora a fora do ambiente, foi concebida para obtermos um ambiente mais saudável e prazeroso. Pensando na saúde física, precisamos disponibilizar ao morador o benefício de desfrutar o sol da manhã, que estimula a produção natural da vitamina D”, relata o arquiteto. No contexto da área externa, o projeto ainda dispõe de um local para a prática de exercícios e um convite ao contato com o natural. “Por que não estimular as pessoas a vivenciarem o prazer de cultivar uma pequena horta e colher os temperos frescos a serem utilizados em sua alimentação? Foi a partir desse questionamento que investimos nessa proposta”, revela. Para completar, uma mesa para as refeições ao ar livre abre o campo para que as atividades relacionadas com o nosso morar também sejam realizadas ao ar livre.Toda a concepção do projeto, assim como os produtos empregados na elaboração do Quarto Home Office foram avaliados e aprovados pela HBC, que tem total preocupação com a saúde e qualidade de vida, assim como a preservação do meio ambiente. Um dos exemplos são os vasos da área externa, da empresa Vasart, que utiliza 50% de material reciclado com base nos princípios da Economia Circular, que retira toneladas de lixo de nosso planeta.
Healthy Building Certificate
Bruno Moraes é um profissional HBC PRO, assim como outros colaboradores de sua equipe, que também têm a certificação para assinarem projetos saudáveis. O arquiteto ressalta a importância desse tipo de formação, uma vez que, por meio do conhecimento sobre como realizar edificações saudáveis, os projetos executados pelo escritório refletirão positivamente na saúde, autoestima e no convívio familiar.“Às vezes, um campo magnético pode estar atrapalhando o sono da família, que está acordando sem disposição para trabalhar e essa adversidade pode ser resolvida com um projeto de casa saudável. Além disso, muitos outros contratempos vividos pelas pessoas podem passar desapercebidos, como um casal que pode estar tentando ter filhos, mas desconhecem que a tubulação de hidráulica, se não possuir um filtro, pode liberar toxinas que interferem na fertilidade. Sendo assim, ao passarmos pela certificação HBC, nós profissionais, levantamos todos os pontos para melhorar a qualidade e saúde de todos”, completa.
Projeto Quarto Home Office - Mostra Casa Saudável
Equipe do escritório Bruno Moraes Arquitetura:
Bruno Moraes, Mariam Ayde, Mariana Molina e Thiago Resende
Fornecedores
*Todos os materiais utilizados foram avaliados e aprovados pela HBC
Acabamentos de elétrica: Dicompel
Bicicleta: Ciclo Alan
Cama: Miúda Mobília
Cimento Queimado das paredes: Biomassa do Brasil
Enxoval e Decoração: Casa Riachuelo
Luminária: Luxion
Marcenaria: Empire Marcenaria
Mesa e Cadeira de escritório: Marelli
Mobiliário Externo: Casa Frato
Objetos de Decoração: Lardeco
Tijolinhos: Cerâmica Atlas
Vasos: Vasart
Vegetação: Hydroplan
Sobre Bruno Moraes Arquitetura
Criado há 13 anos, o escritório é comandado por Bruno Moraes, arquiteto formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (FEBASP) e pós-graduado em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil pela FAU Mackenzie. Bruno passou por grandes escritórios, como o do arquiteto Siegbert Zanettini, onde participou do projeto de ampliação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, considerado o maior projeto sustentável da América Latina.O escritório atua nas áreas de gerenciamento e execução de obras, além de se dedicar à concepção de projetos de casas, reforma de apartamentos, retrofits, espaços corporativos e áreas comuns de edifícios. Dispõe de equipe própria de obra, cuidadosamente treinada para gerir os trabalhos com processos próprios desenvolvidos pelo escritório que usa, entre outros diferenciais, um aplicativo personalizado. A marca Bruno Moraes Arquitetura tem trabalhos publicados nas mais importantes publicações de decoração e arquitetura do Brasil. Em 2019 e 2020 participou do quadro de decoração do Programa da Eliana, no SBT, e em 2021 assina novamente a reforma do ambiente.
Bruno Moraes Arquitetura
(11) 2062-6423
www.brunomoraesarquitetura.com.br
@brunomoraesarquitetura
Serviço:
1ª Edição Mostra Casa Saudável
Quando: de 9 de Setembro a 7 de Novembro de 2021
Onde: Avenida Pedroso de Morais, 2.188
Funcionamento: de seg. a seg. das 13h às 20h com horário previamente agendado pelo app (www.mostracasasaudavel.com.br)
Valor: R$30
Nenhum comentário:
Postar um comentário