"Uma das formas mais agressivas de recusar a Diversidade na vida humana é o Preconceito Racial" - Joana D'arc

Destaques

05 junho 2020

"Uma das formas mais agressivas de recusar a Diversidade na vida humana é o Preconceito Racial"


“Uma das formas mais agressivas de recusar a Diversidade na vida humana é o Preconceito Racial!”. A frase é do professor e um dos principais filósofos contemporâneos, Mario Sergio Cortella. No livro A Diversidade: Aprendendo a Ser Humano, que está em pré-lançamento pela Littera, selo de não-ficção da 3DEA Editora, o professor dedica um capítulo inteiro para explicar sobre o preconceito racial.
Em um dos trechos da obra, que será lançada oficialmente no dia 6 de junho, Cortella cita como exemplo que muitos livros de História, ao mencionar as milhares de famílias destruídas no continente africano nos 500 anos mais recentes do Ocidente, trazem uma expressão equivocada: “os escravos vindos da África”
“Colocada assim, dá a sensação de se tratar de um lugar onde escravos nasciam e eram apenas buscados. Isto é, há uma naturalização de uma vitimação. Certa vez, eu, Cortella, estava em uma conferência na Bahia, e uma menina de 21 anos, habitante de um quilombo na área do meio-sul do Estado, veementemente ativa na questão da etnia, usou uma expressão preconceituosa sem perceber: “Eu, que sou neta de escravos, ...”. E eu fui conversar com ela depois: “Olha, você não é neta de escravo. Você é neta de escravizado”. Minha intenção, ao fazer essa observação, era apontar que lá não havia escravos, mas homens e mulheres que lá nasceram e foram escravizados e escravizadas.” (A Diversidade: Aprendendo a Ser Humano, pág 30)



Para Cortella o objetivo das políticas afirmativas não é criar um preconceito às avessas, mas sim, proteger fragilidades e fazer com que a sociedade avance até não precisar mais desses mecanismos. “Todo aquele que é frágil ou fragilizado em uma sociedade que aspira à dignidade coletiva deve ser protegido. Quem é frágil? A pessoa numa situação de fragilidade é aquela que tem diminuída sua condição de vida e seus direitos”.

Ficha Técnica:

Título: A Diversidade: Aprendendo a Ser Humano
Autor: Mario Sergio Cortella
Editora: Littera, selo da 3DEA
Gênero: Não Ficção
ISBN: 978-85-93964-61-9
Páginas: 128
Formato: 14x21cm
Preço: R$ 39,90
Link de pré-venda: https://amzn.to/2y1ZCwc

Sinopse do livro:  A beleza na diversidade, a complementaridade na diferença, a riqueza na pluralidade. Intolerância, polarização, hostilidade, desprezo. Esses sintomas presentes em nosso cotidiano se originam, em grande medida, na falta de alteridade. Na atitude de olhar o outro não como outro, mas como estranho, como intruso e, muitas vezes, como inferior. É nessa ambiência que se instala o preconceito, ao qual todos precisamos estar atentos. Porque o preconceito reduz a nossa capacidade de conviver, de refletir, de fazer melhor, de inovar e de partilhar. Este livro, escrito originalmente com Janete Leão Ferraz e publicado em 2012 com o nome Escola e Preconceito: docência, discência e decência, agora foi modificado e renomeado, ganhando mais atualidade para o que precisamos fazer com urgência: recusar o biocídio e seguir na busca de uma vida coletiva que reconheça concretamente a beleza na diversidade, a complementaridade na diferença, a riqueza na pluralidade! Afinal, há muitos modos de ser humano e o fato de sermos um desses modos não significa que sejamos o único modo de ser!

Um comentário: