Confira a programação online da Casa-Museu Ema Klabin - Joana D'arc

Destaques

06 junho 2020

Confira a programação online da Casa-Museu Ema Klabin

Casa-Museu Ema Klabin conta com obras de arte e uma rica programação cultural. Foto: Henrique Luz


Durante a quarentena, a Casa-Museu Ema Klabin está levando uma programação repleta de atrações em suas redes sociais pelo programa #CasaMuseuEmCasa
Nas redes sociais do museu, você poderá rever exposições, aprender mais sobre arte com atividades interativas como Mitologias na Coleção e Obra em Sua Casa, assistir shows de alto nível e ficar conhecendo mais sobre esse museu incrível, antiga residência da colecionadora e mecenas Ema Klabin (25/01/1907 – 27/01 /1994), que conta com um acervo que abrange mais de três mil anos de história da arte.

Intervenções artísticas:

Entre a programação de junho, destaca-se a intervenção artística Anaconda (2017) do artista plástico paulistano, radicado em Berlim, Alex Flemming. Nela, Flemming exibe pinturas de cobras e serpentes, sobrepostas em treze tapetes persas dispostos no chão dos diferentes cômodos da Casa-Museu. “A ideia foi que o público pudesse andar nessas obras de arte”, explica o artista em vídeo que pode ser conferido no instagram do museu @emakabin.

Instalação Anaconda de Alex Flemming. Foto: Henrique Luz


Outra intervenção artística que está em destaque nesse mês é o Serviço das Formigas (2013) do artista João Loureiro, com curadoria de Gilberto Mariotti. O trabalho foi constituído por um trem que circulou pela Fundação, dentro e fora da casa, transportando um jogo completo de louça com desenhos de formigas carregando objetos. Nos desenhos há várias referências às coleções da casa - como a de louças da Companhia das Índias , às festas que aconteciam ali, à situação de trabalho e ao próprio universo das formigas. Confira o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EeRFzSW7vcM

Serviço das Formigas. Foto divulgação



Música para alegrar a quarentena:

A Casa-Museu Ema Klabin continuará levando à sua casa, através das redes sociais,  um conteúdo musical pelo  Programa Tardes Musicais em Casa.
 “Todas as terças-feiras do mês de junho, subiremos nas redes sociais do museu um vídeo com uma música inédita do espetáculo Mental Abstrato realizado na Casa-Museu Ema Klabin em 2019, sempre trazendo curiosidades sobre as mesmas. E às quintas-feiras, dando continuidade à parceria com o projeto Violão e Ponto, veremos apresentações inéditas gravadas por violonistas direto de suas residências”, explica o produtor musical Thiago Guarnieri.
Além disso, é possível rever espetáculos completos que estão disponíveis no canal do YouTube da Casa-Museu, como: Orquestra Mundana Refugi, Ensemble Harmoniemusik, Vozes Bugras, Geovana, entre outros.

Mental Abstrato:

Nas terças-feiras, dias 9, 16, 23 e 30 de junho de 2020, às 17h, a Fundação vai apresentar músicas inéditas do show Mental Abstrato realizado em setembro de 2019 nas dependências da Casa-Museu. Inserido no tema institucional de 2019 – Identidades Paulistanas - o grupo apresentou seu segundo álbum, “UZOMA”, gravado no Red Bull Music Studios SP, além de algumas músicas do primeiro álbum “Pure Essence”. São 15 anos de trajetória além de discos lançados no Japão, EUA e alguns países da Europa.

Parceria com o Clube de Violão Solo – Violão e Ponto:

Nas quintas-feiras, dias 11, 18 e 25 de junho e 2 de julho de 2020, às 17 horas, a Casa Museu Ema Klabin, em parceria com o Clube do Violão Solo - Violão e Ponto, apresentará um novo ciclo de interpretações inéditas gravadas por violonistas, especialmente para esta ação. O conteúdo poderá ser visto através das redes sociais da Fundação. Os violonistas já confirmados são: Vinícius Motta, Thaís Nascimento, Leandro Sofia e Flavio Rodrigues.



Dia Mundial do Refugiado - Venha relembrar o show com a Orquestra Mundana Refugi


O Dia Mundial do Refugiado é reconhecido em 20 de junho como oportunidade para reconhecer a força de muitas pessoas que deixaram suas casas e países por guerras, perseguições e violações dos direitos humanos. Em reconhecimento à data, a Fundação Ema Klabin relembra a apresentação da Orquestra Mundana Refugi que, idealizada por Carlinhos Antunes, reúne musicistas de diversas etnias e culturas.
Estão disponíveis no site www.emaklabin.org.br e nas redes sociais do museu uma série de outras ações online para levar informação, cultura, reflexão e diversão ao público. Acompanhem!

Live reúne artistas em prol da Orquestra de músicos refugiados:

A Fundação Ema Klabin apoia a iniciativa dos músicos Carlinhos Antunes e Gabriel Levy que farão uma série de atividades para arrecadar recursos para a manutenção da Orquestra Mundana Refugi durante a quarentena. A primeira ação ocorrerá sexta-feira, 5 de junho às 21h, no canal do Estúdio 185,   na plataforma YouTube. A Live contará com interpretações de músicas que o duo realiza há mais de trinta anos, além de participação especial de Badi Assad, Fabiana Cozza e Letícia Sabatella.
Canal do Youtube: Carlinhos Antunes & Gabriel Levy: https://www.youtube.com/watch?v=-rz-Q7yQwQw&feature=youtu.be


Serviço: #CasaMuseuEmCasa

Intervenção Anaconda (2017) - Alex Flemming e  Intervenção Serviço das Formigas (2013) do artista João Loureiro – disponível no site do museu

Terças-feiras, dias 09, 16, 23 e 30 de junho de 2020, 17h
Apresentação de músicas inéditas do show do grupo Mental Abstrato

Apresentações inéditas de violão – Parceria Violão e Ponto

 Vinícius Motta apresenta Xodó da Baiana (Dilermando Reis) e Sons de Carrilhões (João Pernambuco). disponível no site do museu

11 de junho de 2020 - 17h - Thaís Nascimento interpreta Gaúcho e Ó abre alas (Chiquinha Gonzaga).

25 de junho de 2020 - 17h-  Leandro Sofia

02 de julho de 2020 - 17h - Flavio Rodrigues

Fundação Ema Klabin




Instagram: @emaklabin

Nenhum comentário:

Postar um comentário