Vestir a casa sim! - Joana D'arc

Destaques

23 março 2020

Vestir a casa sim!

A decoração da casa reflete a personalidade de uma pessoa ou família. Quando se fala em “vestir” a casa, nos referimos aos tecidos escolhidos para a decoração do imóvel, com suas diversas combinações de cores, estampas e texturas.
Como a sala de estar é o cartão de visita de um lar, a premissa do projeto é sempre deixá-la receptiva, aconchegante e com muita identidade.
Pensando nisso, a designer de interiores Giseli Koraicho, do escritório Infinity Spaces, revela dicas para compor os tecidos com harmonia e coerência.

 

1. Por onde começar

A profissional sempre indica iniciar a partir da definição de cores das peças maiores – aquelas que marcam maior presença e que não serão trocadas com tanta frequência, como o sofá e as poltronas. Em seguida, pode-se escolher os itens complementares, como almofadas, cortinas, tapetes e mantas. “Ao adotar um tecido de cor mais neutra para o sofá, o morador tem a liberdade de brincar com acessórios menores de tons mais vivos e que podem ser trocados com facilidade”, revela Giseli.

 

2. Combinação de cores

O sofá em tecido liso e tom neutro acompanha as almofadas estampadas, já a cortina cinza claro traz fluidez e conforto a sala de TV. O tapete finaliza a composição com a estampa geométrica preta e branca. | Projeto Infinity Spaces | Foto Eder Bruscagin



A importância das tonalidades para qualquer ambiente está relacionada à criação da identidade visual. Em um estilo mais clean, os tons claros e pastel são bastante indicados. Para um décor mais intimista, cores neutras e quentes são as preferidas; a pegada mais industrial tem tons frios e acinzentados enquanto que para espaços mais descontraídos, as pitadas de cores são essenciais.
As cores dos tecidos devem fazer parte da paleta escolhida para a decoração da casa, o que facilita as combinações. “Dessa forma o resultado fica coerente e harmônico”, completa a designer de interiores.

 

3. E as estampas?

Os tecidos deste espaço são claros e remetem a leveza, como o couro branco do sofá. A cortina branca emoldura a vista sem sobrecarregar o espaço. As almofadas e o tapete trazem as cores, texturas e estampas diferenciadas para o ambiente. | Projeto Infinity Spaces | Foto Klugmann



A mistura delas é permitida desde que conversem entre si dentro dos quesitos de cores, padronagens e estilo. Para evitar erros, o caminho é sempre determinar um padrão principal e, a partir dele, completar com os demais. “As listras são mais que indicadas porque são consideradas uma estampa neutra e combinam com qualquer outra”, conta Giseli.
Uma boa maneira de compor os desenhos é variar as escalas de cores de um mesmo padrão e também intercalar com tecidos lisos. As padronagens podem ser associadas entre si, como geométricas, orgânicas e florais, desde que sigam as mesmas cores e não haja excessos.
As estampas recomendadas para cada ambiente variam de acordo com a proposta escolhida. As estampas florais, por exemplo, combinam com as decorações mais clássicas, provençais e românticas, enquanto as geométricas ornam muito bem com o estilo moderno ou minimalista.

 

4. Texturas

O sofá e o pufe possuem um tecido claro e liso em suede, as almofadas acompanham o mesmo tecido, mas trazendo cores mais sóbrias. A manta apoiada no pufe traz aconchego e contraste de texturas. O tecido em linho da cortina no fornece leveza e segue a paleta de cores da decoração. O tapete, também em tom neutro, reforça o equilíbrio da composição. | Projeto Infinity Spaces | Foto Eder Bruscagin



Além das estampas, explorar as texturas dos tecidos é uma boa forma de complementar a decoração. Tecidos como suede, algodão e veludo são mais aconchegantes e passam conforto. A seda, o couro e o linho apresentam um toque de sofisticação e elegância. E as opções que têm relevo, como as de pelo ou tricô, podem agregar um toque diferente ao ambiente, com mais personalidade.

 

Sobre Infinity Spaces Arquitetura e Interiores


Giseli Koraicho, designer de interiores formada pela Panamericana de Arte e Design, à frente da empresa Infinity Spaces, que atua na área de projetos de arquitetura e design de interiores, junto com sua equipe de arquitetos, que tem como principal meta tornar sonhos em realidade.
Atuante no mercado residencial e corporativo, Giseli, tem como principal objetivo manter-se sempre atualizada e em constante aprimoramento profissional. Só assim, acredita ela, conseguimos bem atender e superar expectativas. Cada projeto é encarado como único e é sempre um novo desafio - “Nada melhor após a conclusão de um projeto, sentir e comprovar que meu cliente sente-se acolhido no ambiente projetado e, mais do que isso, que sua personalidade está marcada dentro de cada um dos espaços”, diz a profissional que vem atuando no mercado há mais de cinco anos.
No mercado corporativo, Giseli, desenvolveu projetos para grandes empresas do mercado de escritórios, como a Infinity Officing Network (HQ Global Workplaces), que demanda não apenas ambientes personalizados, mas infraestrutura e total capacidade de adaptação de espaços de acordo com cada cliente.
“Escritórios são extensões de nossas residências, por isso o bem estar e a funcionalidade nesses locais devem ser tratados como prioridade na execução de um projeto. Hoje, passamos a maior parte de nosso tempo trabalhando e, por isso, sentir-se bem no seu ambiente de trabalho é essencial.”, acredita Giseli, que mantém seu foco nas necessidades individuais de cada empresa e na personalização de cada projeto corporativo.

Infinity Spaces Arquitetura e Interiores

Designer de Interiores Giseli Koraicho

(11) 3736-8600

www.infinityspaces.com

@infinityspacesarqdesign

10 comentários:

  1. Uma casa bem vestida bonita faz a maior diferença, é muito importante ter a casa com cores lindas, móveis combinando,e um bom profissional é essencial para ajudar, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Querida sou apaixonada por decoração, a casa fica muito linda, temos que deixar nossa casa bem vestida né! não dá para falar a decoração mais linda! eu fiquei apaixonada por todas, parabéns pelo post maravilhoso, beijinhosssssssss

    ResponderExcluir
  3. Que lindas inspirações, gosto muito do sofá de tecido liso e tom neutro. Uma casa bem vestida por uma profissional é tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Confesso que as vezes me atravesso na hora de decorar pois sou daquelas que gosta de tudo um pouco, gosto muito desse tipo de dia, faz eu me centrar melhor ... Com esse post já achei um caminho que estava procurando, obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  5. Ola tudo bem..
    Eu acho muito importante vestir a casa decorando-a pois alem de ficar linda da aquela inpressao de limpeza ..

    ResponderExcluir
  6. Olá Joana,

    Gostei bastante do post e principalmente das dicas que você deu. Acho que bem legal ornar as cores utilizadas, pois elas vão dar uma diferença completamente no ambiente. Escolher as estampas e texturas de forma consciente também é bem importante. Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ola tudo bem...
    Ultimamente eu tenho preferido a decoração nas cores monocromáticas.
    Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  8. Olá Joana, tudo bem?
    Super amei as dicas, queria ter paciência para fazer essa organização de design. Mas também agora que estou comprando as coisas de casa, pois me casei a pouco, e quero conseguir montar uma casa aconchegante, com harmonia e com as coisas que eu gosto como decoração.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Gosto de mais de artigos sobre decoração,apesar do meu ap ter pouco espaço sempre tem sugestões que posso aproveitar,bjus.

    ResponderExcluir
  10. Amei as dicas. Penso em morar sozinha daqui um tempo e suas dicas caíram muito bem.

    ResponderExcluir