SOLIDÃO DA MULHER NEGRA BRASILEIRA É TEMA DE LIVRO VENDIDO NA EUROPA - Joana D'arc

Destaques

12 junho 2019

SOLIDÃO DA MULHER NEGRA BRASILEIRA É TEMA DE LIVRO VENDIDO NA EUROPA


Inteligente, jovem, bonita, bem-sucedida, divertida,são alguns dos adjetivos que vêm a mente de quem conhece Gabriela Rocha. Em 2016, morando no Rio de Janeiro há 13 anos, essa brasiliense aprendeu a traçar como ninguém, temas tão recorrentes de mulheres negras brasileiras, no livro “Gabyanna Negra e Gorda”.
 Entre as vivências no Rio de Janeiro e tantos adjetivos não impediram de entrar para as cruéis estatísticas que assombram mulheres negras no Brasil.
O livro, tem se tornado referência para mulheres negras de diversas partes do Brasil e do mundo, que o compram através de plataformas digitais como Amazon ou em livrarias físicas. O livro tem conquistado vendas em países como Canadá e Reino Unido.
Preterida por homens negros, que só queriam sexo, Gabriela começou a escrever textos e gravar áudios como forma de entender e documentar seus sentimentos. Quando se mudou para Oslo, capital da Noruega, em 2016, em meio a um inverno intenso, resgatou suas memórias e começou a estruturar o que seria o livro, que fará turnê pelo Brasil em julho, começando por São Paulo, no dia 21 de julho, na Livraria Africanidades.



O que a escritora sofreu na pele, não é um caso isolado, segundo o IBGE, cerca de 52% das mulheres negras não vivem uma união estável. Esse panorama, é um cruel retrato do que milhões de mulheres pretas vivem, preteridas por homens negros. “Eu acho lindo o amor entre negros e apoio os relacionamentos inter-raciais.
Quando era mais jovem, eu só queria namorar homens negros e nem olhava para brancos, nem gringos”, relembra, Gabriela.
“Conforme fui ficando mais velha comecei a observar que eu queria os homens negros, mas eles não me queriam. Ou às vezes me queriam só para sexo e no dia seguinte apareciam com uma branca de mão dada em público. Então, para o meu bem-estar mental, resolvi abrir os meus horizontes”, complementa a autora.



O título tanto físico como digital pode ser adquirido no site da Amazon e está disponível pelo link: 
bit.ly/gabyanna. Mais informações pelo e-mail: livrogabyanna@gmail.com.



7 comentários:

  1. Tem um livro chamado O Olho Mais Azul que aborda de forma muito interessante o preconceito do negro com o negro, e o abalo que isto causa da autoestima. O livro da Gabriela Rocha mostra que passado tantos anos e isto ainda não mudou.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente o livro da Gabriela Rocha nos mostra que o preconceito racial pode atingir várias esferas, no caso o preconceito do negro com o próprio negro. Torço para que essa realidade mude daqui pra frente.

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu fiquei bem interessada em ler esse livro. E a capa ficou ótima também! Parece ter uma linguagem bem fácil e deve ser daqueles de devorar em um dia!

    ResponderExcluir
  4. É uma ótima escrita , mais vale para ambos sexos , tenho algumas amigas negras que só se relacionam com homens branco.

    ResponderExcluir
  5. Bem interessante isso. Da até orgulho de ver como ela usou a situação dela e transformou em algo produtivo

    ResponderExcluir
  6. O livro mostra a realidade de muitas. Deve ser muito boa a leitura, vou comprar pela amazon.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Muito bom abrir esse espaço para divulgar talentos nacionais. Com certeza há muitas histórias a serem contadas. Ansiosa pelo lançamento em julho. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir