Os benefícios da prática de esportes para a saúde da mulher - Joana D'arc

Destaques

09 novembro 2018

Os benefícios da prática de esportes para a saúde da mulher


Grande parte das mulheres que começam a praticar um esporte ou a frequentar uma academia, tem como objetivo inicial emagrecer ou desenvolver os músculos, deixando-os mais definidos. Mas e se dissermos que a prática de esportes pode trazer às mulheres muito mais benefícios do que o resultado estético?
Os desafios da vida moderna contribuem para que a mulher mantenha sua mente focada nos desafios do trabalho ou mesmo na rotina doméstica, e isso é um gatilho que muitas vezes pode afetá-la de maneira negativa, tornando-a vulnerável a si mesma.
Segundo estudos, por conta das alterações hormonais que se apresentam no período menstrual ou gestacional, as mulheres são mais propensas a contrair um quadro de depressão e ansiedade do que os homens.
Aliás, deve-se lembrar que a depressão, ansiedade e angústia podem acabar provocando problemas cardíacos ou aumento do colesterol. É muito comum ouvir relatos de pessoas que se curaram da depressão, ou que obtiveram uma notável melhora na autoestima através da prática de esportes. A seguir, explicaremos como a prática de esportes pode beneficiar não apenas o corpo, mas a mente da mulher.

Benefícios dos esportes para o corpo da mulher


A prática de atividades físicas faz com que o organismo esteja em seu pleno funcionamento. Aumenta os batimentos cardíacos, o que fortalece o coração e ajuda a realizar a oxigenação do sangue através da troca gasosa realizada através dos pulmões, que consequentemente se fortalecem. Além disso, promove a correta regulação hormonal.
Os músculos, trabalhando em conjunto com as articulações, também se fortalecem, o que resulta em um menor esforço de deslocamento, seja ao andar pela rua ou ao abaixar-se para realizar alguma tarefa.
Além disso, a queima de calorias contribui para a diminuição da massa corporal em excesso (quando há), pois o metabolismo é acelerado por meio dos exercícios. Isso contribui para que o organismo funcione de maneira mais linear, exigindo menos trabalho aos sistemas do corpo, preservando-os.

Benefícios dos esportes para a mente da mulher


Além dos benefícios físicos citados, a prática de esportes também traz benefícios para a saúde mental da mulher. Mas como isso funciona?
O cérebro humano produz um neuro-hormônio chamado endorfina. Essa substância é transportada por todo o organismo através da corrente sanguínea, e possui características analgésicas.
A liberação de endorfina no corpo humano promove, por consequência, o alívio de dores musculares e até mesmo da enxaqueca. Também contribui para a diminuição dos sintomas da ansiedade, trazendo assim uma sensação de relaxamento e contribuindo de maneira positiva para o humor e raciocínio.
Mas como aumentar a produção desse “hormônio da alegria” no corpo humano? Simples, através da prática de esportes: as atividades físicas são o principal acelerador de endorfina do corpo humano, e suas propriedades químicas contribuem para o aumento da autoestima,autoconfiança e felicidade, além de contribuir para a melhora do raciocínio e concentração. 
E tudo isso de uma maneira natural e interativa. E você mulher? Handebol, vôlei ou natação? O que está esperando para começar a praticar o seu esporte preferido?



Nenhum comentário:

Postar um comentário