Como manter a pele saudável no inverno - Joana D'arc

Destaques

11 agosto 2018

Como manter a pele saudável no inverno


Foi-se o tempo em que o inverno era sinônimo de frio. Atualmente, o período que dura até setembro apresenta muitas variações no clima, o que faz muita gente se confundir sobre a maneira correta de cuidar da pele.
Ao ver os braços e pernas um pouco mais ressecados nos dias frios, por exemplo, muita gente recorre aos óleos corporais, mas é importante ressaltar que eles não hidratam a pele. Outro erro - mais preocupante - é deixar de usar o protetor solar no inverno. Ele é muito importante e deve ser usado nas quatro estações, pois os raios ultravioletas estão presentes em todas elas e podem favorecer o envelhecimento precoce da pele.
Os lábios também merecem atenção nessa época, pois podem sofrer ressecamento por conta da temperatura e da exposição ao vento frio. O hábito de passar a língua ao redor dos lábios para diminuir o aspecto seco, só piora e ainda contribui para o surgimento de fissuras. Para prevenir, o recomendável é usar hidratante labial com protetor solar.

Atenção na hora do banho

Durante o inverno diminuímos a transpiração corporal, o que pode significar menos banhos ao dia para alguns. No entanto, os banhos costumam ser mais quentes no período, o que facilita a remoção do manto lipídico natural da pele e resulta em ressecamento. Por isso, devemos ter alguns cuidados para manter a pele saudável durante o inverno, como:

- Não tomar banho muito quente e demorado;
- Não usar buchas; 
- Preferir sabonetes suaves e hidratantes;
- Usar um bom hidratante após o banho.

É importante lembrar que informações são importantes, mas não substituem a consulta médica. Cada pele e organismo reage de um jeito perante as alterações climáticas, por isso busque orientação especializada para tirar dúvidas ou iniciar um tratamento.


Natali Moraes é médica do ambulatório de dermatologia da Doktor's, clínica médica popular localizada em São Paulo. Mais informações: www.doktors.com.br



Credito: Natali Moraes





Nenhum comentário:

Postar um comentário