17 novembro 2017

Dor embaixo da língua - Causas, sintomas e tratamento adequado.


Existem diversas razões que causam dor embaixo da língua. Porém, é preciso evidenciar que existem motivos principais (que são mais comuns e recorrentes) capazes de causar essas sensações inconvenientes.
Veja, neste artigo, quais são essas causas, os sintomas e principais tratamentos para dor embaixo da língua!

Quais são as 6 principais causas da dor na língua?


É muito importante entender que determinar as causas da dor embaixo da língua é essencial para descartar ou fazer o diagnóstico ideal para à doença que realmente o paciente pode estar tendo.

1. Lesões e aftas.

Tal como podemos observar com a ferida dentro do nariz também é possível sofrer lesões na língua, aliás, de forma bem mais fácil!

É realmente muito comum sofrer algum tipo de lesão na língua ou embaixo dela. A mastigarmos, por exemplo, podemos simplesmente machucar certas partes da boca.

Na maioria dos casos essas lesões ou aftas são bastante dolorosas, principalmente considerando que a língua é um músculo que mexe muito. No caso das aftas, elas se desenvolvem por vários fatores, como o consumo em excesso de alimentos ácidos, por exemplo.

2. Irritações na língua.

É muito comum, apesar de ser preocupante, que muitas pessoas sofram com irritação na língua. Na maioria dos casos é causado por forte escovação, o que pode afetar o músculo e transformar em uma irritação forte.

Além disso, podem ser ocasionados por substancias irrigantes (como enxaguantes bucais que possuem muito álcool). Eles podem causar dor embaixo da língua e em toda a extensão da boca.

3. Queimaduras na boca.

Sempre que existe algum tipo de queimadura (causada por alimento quentes inseridos na boca), existe uma grande chance de que uma afta ou inflamação surja dali.

Por isso, pode causar também as dores em questão, que podem ser muito inconvenientes quando não recebe o diagnóstico e tratamento correto.

5. Língua geográfica.

Se você não conhece, a língua geográfica é um tipo de alteração que surge, geralmente, durante a infância e que, geralmente, some quando a criança cega na faixa etária de, em media, sete anos.

A alteração em questão provoca manchas vermelhas na língua e, como outro sintoma, costuma causar dor por toda a extensão do músculo. Além da sensação de queimação ao comer alguns alimentos mais ácidos.

Por isso, é importante considerar a idade da pessoa que está sofrendo com essas dores, já que pode se tratar exatamente da língua geográfica no caso de crianças.

4. Carências nutricionais

A anemia, que geralmente é causada pela falta de ferro e vitamina B12, pode causar a sensação de queimação em toda a extensão da língua. Nesses casos, é essencial um tipo de tratamento mais intenso e completo.

Existem outros sintomas associados com a deficiência nutricional, por isso é importante considerar uma visita à um especialista.

6. Candidíase oral.

Esta se trata de um tipo de infecção realmente comum que, geralmente, aparece por conta do enfraquecimento do sistema imune.

Quais são os sintomas que acompanham a dor na língua?


Agora que você sabe quais são as 6 principais causas para a dor embaixo da língua, é muito importante reconhecer que existem alguns sintomas liados diretamente ou indiretamente, com essa dor. Isso será ideal para que você recorra a um bom especialista.

➢ Os sintomas que mais devem ser considerados são:

· Perda do paladar;

· Dor;

· Maior sensibilidade ao ingerir alimentos picantes e quentes;

· Dificuldade ao comer, falar e engolir.

Tratamento e diagnóstico da dor na língua.

Para conseguir entender como funciona o tratamento dos sintomas da dor embaixo da língua, é necessário encontra a causa. Por isso, o exame realizado pelo médico será feito de maneira criteriosa e possivelmente precisara considerar o seu histórico médico.

Isso será necessário para investigar possíveis traumas e fatores que podem explicar o caso da dor embaixo da língua.

➢ Quais são as principais complicações da dor embaixo da língua?

A maioria das complicações que estão associadas à dor embaixo da língua pode ser crescente e variar dependendo da causa, como já foi mencionado.

Por isso é essencial evidenciar que o tratamento irá variar de acordo com seu histórico e situação atual.

Assim, é essencial fazer a visita à um especialista na saúde bucal, principalmente se a dor for constantes. O diagnóstico irá direcionar para o melhor tratamento possível: Isso vai desde uso de antibióticos até uma possível cirurgia.

Veja quais são as situações que podem requerer maior atenção e que, possivelmente, será necessário um procedimento mais sério:

· Dor crônica,

· Dificuldade para engolir,

· Dificuldade ao respirar,

· Alastramento da infecção e dor embaixo da língua.

Espero que tenha gostado das orientações e dicas de saúde. Não deixe de nos acompanhar, a até breve!


Credito: Jorge Silva




JOANA D'ARC
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL