Com narrativa divertida, "Desconectados?" mostra que é possível usar a tecnologia sem abrir mão de experiências offline
A complexa relação entre crianças, adolescentes e o uso consciente das telas é o tema da nova HQ Desconectados?, da Turma da Mônica Jovem. O projeto é uma iniciativa da Redes Cordiais, em parceria com o YouTube e a MSP Estúdios, e será lançado no dia 29 de outubro, às 10h30, na Gibiteca Henfil, em São Paulo, nas versões impressa e digital. A revistinha, roteirizada pela própria MSP Estúdios, convida jovens leitores a refletirem sobre hábitos digitais e a valorizar a leitura.
Com o carisma da Turma da Mônica Jovem e uma narrativa divertida, a publicação mergulha no cotidiano escolar para mostrar que é possível usar a tecnologia de forma inteligente, sem abrir mão de experiências offline.
O lançamento integra a programação da Semana Brasileira de Educação Midiática, parte da Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional (MIL Week), evento anual da UNESCO para promover a conscientização e celebrar os progressos na área.
Diálogo sem proibições
A HQ inédita será inicialmente distribuída para uma turma de alunos da escola municipal EMEF Brig. Faria Lima (SP) durante o lançamento. Após isso, a revista será compartilhada com outras escolas públicas e privadas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Outras cidades interessadas podem ser contempladas por meio de parcerias locais.
Em “Desconectados?”, os personagens se deparam com a notícia de que farão um passeio escolar no qual o uso dos celulares não é permitido. De início, a decisão causa resistência, mas a história mostra como atividades longe das telas podem ser surpreendentes e enriquecedoras.
“A revista é uma oportunidade de dialogar com os estudantes sobre o uso equilibrado dos dispositivos digitais para além da simples proibição. Queremos incentivar escolhas conscientes e saudáveis, que promovam a leitura crítica do contexto em que vivemos e a reflexão sobre o que é ser um cidadão digital atuante e responsável”, afirma Januária Cristina Alves, coordenadora do Pequenos Cordiais, núcleo do Redes Cordiais voltado ao público infantojuvenil.
Para a MSP Estúdios, a ação conecta os personagens com um debate urgente. “Nossos personagens da Turma da Mônica Jovem emprestam seu carisma para um desafio importante, que é estimular a leitura em tempos de intensa conexão digital”, enfatiza a diretora executiva da MSP Estúdios, Marina Sousa.
O YouTube, que apoia financeiramente o projeto, destaca o propósito da parceria: “Integrado à nossa abordagem responsável no ecossistema, o YouTube apoia diversas iniciativas de educação midiática. Essa atuação reflete a nossa preocupação constante em incentivar o uso equilibrado das telas por crianças e adolescentes”, informa a gerente de parcerias do YouTube para conteúdos infantojuvenil, Luana Nazareth.
Clique aqui para acessar o conteúdo da revista Desconectados?
SERVIÇO
Lançamento da HQ Turma da Mônica Jovem em “Desconectados?”
Dia: 29/10/2025
Horário: 10h30
Local: Gibiteca Henfil (Centro Cultural Vergueiro)
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso - São Paulo
*Evento apenas para imprensa e convidados.
Participação da Imprensa Jovem da Escola EMEF Brigadeiro Faria Lima
Sobre o Redes Cordiais: Organização sem fins lucrativos, dedicada à educação midiática, o Redes já treinou, em sete anos, mais de 300 influenciadores, que somam 140 milhões de seguidores, publicou guias e e-books sobre desinformação e segurança digital e treinou centenas de jornalistas em temas como IA e saúde mental. Citada no mapa da Unesco sobre educação midiática, como uma das principais iniciativas brasileiras na área.
Saiba mais em: www.redescordiais.org.br | Instagram: @redescordiais
Sobre a MSP Estúdios: A MSP Estúdios é uma das maiores e mais inovadoras empresas do setor de entretenimento, dona das principais propriedades intelectuais brasileiras, como Turma da Mônica e Chico Bento. Pioneira no ramo de licenciamento de personagens no Brasil, destaca-se em três segmentos de negócios principais: audiovisual, experiências e entretenimento, sendo responsável pela produção de histórias em quadrinhos, livros, animações, games, entre outros conteúdos que aliam criatividade e inovação a narrativas originais. Sua missão é divertir, inspirar e fomentar a cultura por meio de histórias que abordam temas universais, como a valorização da amizade, sempre mantendo seu compromisso com o estímulo à diversidade e à inclusão. Com um portfólio crescente de produções de sucesso em diversos meios e plataformas digitais, a MSP explora novas fronteiras do entretenimento, não apenas na adaptação de seus personagens a formatos inovadores, mas, também, na criação de projetos que dialogam de maneira única com o público contemporâneo de todas as idades. Empresa signatária dos WEPS (Princípios de Empoderamento da Mulher), plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global, é parceira do UNICEF e do WWF-Brasil, entre outras entidades reconhecidas internacionalmente.
Instagram: @turmadamonicajovem
Sobre o YouTube: O YouTube desenvolve e apoia projetos focados em educação midiática, colaborando para a formação do pensamento crítico na hora de consumir, analisar e produzir conteúdos na internet. A plataforma também contribui para fomentar a produção de conteúdo de qualidade de diferentes formas, no intuito de qualificar o debate político e social, colaborando para a manutenção de um ecossistema midiático inovador, equilibrado e plural.
O YouTube possui bilhões de usuários mensais em todo o mundo, e por isso, tem o compromisso de investir em produtos, proteções e ferramentas para tornar a Internet mais segura para pessoas de todas as idades. Entre as iniciativas recentes do YouTube no Brasil sobre Educação Midiática, destacam-se: a campanha global de alfabetização midiática Aperte o Pause; a realização do evento YouTube Conexões - um debate sobre a educação digital, em parceria com a UNESCO, o Prêmio YouTube Educação Digital e o patrocínio ao Congresso de Educação Midiática, realizado pelo Instituto Palavra Aberta.
Sobre Januária Cristina Alves: Mestre em Comunicação Social pela ECA/USP, jornalista, educomunicadora, autora de mais de 50 livros infantojuvenis, duas vezes vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura Brasileira. É coordenadora do Pequenos Cordiais, colunista do Nexo Jornal, membro da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação e do grupo Jornalismo, Direito e Liberdade do Instituto de Estudos Avançados da USP, além da Mil Alliance, a Aliança Global para Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional da Unesco.

Nenhum comentário:
Postar um comentário