Cuidado com os cabelos começa desde cedo! - Joana D'arc

Destaque

14 agosto 2025

Cuidado com os cabelos começa desde cedo!

Huggies reforça sobre a importância de identificar o tipo de cabelo das crianças para ajudar mães e pais a escolherem os produtos ideais desde os primeiros fios 
 


Huggies reforça a importância de estabelecer uma rotina de cuidados simples e eficaz nos cabelos infantis






 
Os primeiros fios de cabelo das crianças costumam surgir ainda nos primeiros meses de vida e, mesmo que sejam finos, ralos ou mudem com o tempo, observá-los com atenção pode ajudar mães, pais e responsáveis a oferecerem o cuidado ideal desde cedo. Pensando em apoiar as famílias nesse processo, Huggies, marca referência em cuidado infantil, elaborou um guia prático que ajuda a reconhecer os diferentes tipos de cabelo infantil e escolher os produtos mais adequados para cada um deles. Afinal, se muitos adultos têm dificuldade de identificar o próprio tipo de fio — que, inclusive, pode mudar ao longo da vida por diversos fatores —, o desafio é ainda maior quando se trata de crianças em fase de desenvolvimento.
 

A diversidade capilar no Brasil é um reflexo direto da riqueza genética da nossa população e isso se manifesta desde a infância nos cabelos de todos os brasileiros: há crianças com fios mais lisos e retos, outros com curvaturas onduladas, cachos bem definidos ou crespos desde os primeiros anos. A boa notícia é que, mesmo que o tipo de cabelo se transforme com o tempo, existem pistas que ajudam a entender suas características e adaptar os cuidados de forma mais eficaz.
 

Além de reforçar o respeito à diversidade, Huggies mostra como a escolha de produtos certos — formulados especialmente para a pele sensível das crianças — faz toda a diferença para que cresçam com saúde, beleza e autoestima. A marca tem uma linha capilar completa que foi desenvolvida com fórmulas suaves, ingredientes cuidadosamente selecionados e pH balanceado para promover limpeza, hidratação e nutrição, sem agredir o couro cabeludo.
 

A Linha Banho Kids Huggies traz shampoo, condicionador e creme de pentear, com formulação segura para as crianças, sem corantes, hipoalergênico e livre de lágrimas, com soluções para atender às mais diversas necessidades dos pequenos, de 0 a 10 anos. Ao todo, são 4 categorias de produtos: Nutrição e Força, Brilho Mágico, Cachinhos Poderosos e Super Crespinhos, que podem ser combinadas conforme o tipo de fio e necessidade de cada criança, proporcionando resultados ainda melhores.
 

Os 4 principais tipos de cabelo infantil no Brasil
 

No Brasil, a diversidade capilar já é visível desde a infância, o que pode dificultar a identificação correta do tipo de cabelo das crianças. Para ajudar nesse processo, há uma ferramenta amplamente utilizada por especialistas que é a tabela de curvaturas, documento universal que classifica os cabelos de acordo com a forma natural que os fio os fios assumem ao crescer. Essa classificação vai do tipo 1 ao tipo 4, sendo: lisos (sem curvatura), ondulados (formam ondas em “S”), cacheados (com cachos mais definidos) e crespos (com curvaturas bem fechadas ou em ziguezague).

Cada tipo é ainda dividido em A, B ou C, conforme o grau de curvatura: A representa fios mais abertos, enquanto C indica uma curvatura mais fechada e volumosa. Sendo assim, os principais tipos de cabelos infantis brasileiros são:


1 – Liso - É o cabelo que cresce sem nenhuma curvatura, geralmente mais escorregadio e com tendência à oleosidade no couro cabeludo. Nas crianças, os fios costumam ser bem finos e macios. Requerem limpeza suave e atenção ao acúmulo de resíduos no couro cabeludo.
2 – Ondulado - Forma leves ondas em “S” ao longo do comprimento. Pode variar de quase liso (2A), 2B (com ondas mais definidas) até ondas próximas dos cachos (2C). Bastante comum entre crianças brasileiras, esse tipo de cabelo pede produtos leves que valorizem o formato natural sem pesar.
3 – Cacheado - Forma cachos definidos, que vão dos mais soltos (3A) aos mais fechados (3C). Exigem hidratação constante, produtos que favoreçam a definição dos cachos e cuidado no desembaraço para evitar a quebra.
4 – Crespo - Com curvatura muito fechada, em espiral ou ziguezague, costuma ser mais ressecado, já que a oleosidade natural tem dificuldade de percorrer toda a extensão do fio. Mais frágeis e secos por natureza, inclui os tipos 4A, 4B e 4C, que pedem nutrição frequente, produtos suaves e técnicas de manuseio delicado para manter a saúde e o volume natural.
 

Orientações práticas para uma boa compra

  • Mesmo que os fios ainda estejam em fase de transformação, observar os primeiros sinais da curvatura capilar pode ajudar as famílias a entenderem melhor as necessidades do cabelo das crianças e a escolherem produtos específicos desde cedo. Entre as recomendações de Huggies estão:
  • Observar atentamente os primeiros sinais da curvatura dos fios;
  • Entender as diferenças entre os tipos de cabelo infantil;
  • Optar por fórmulas que respeitem tanto o tipo de fio quanto a fase de desenvolvimento da criança.

Além disso, a marca reforça a importância de estabelecer uma rotina de cuidados simples e eficaz, que fortaleça os cabelos desde cedo e incentive a autoestima e a autonomia das crianças nos cuidados com o próprio corpo. Com produtos desenvolvidos por especialistas e aprovados por dermatologistas e pediatras, Huggies reafirma seu compromisso com o desenvolvimento saudável das crianças e com o apoio às famílias em todas as fases da infância.
 

Sobre Huggies®

Huggies® é a marca de cuidados para bebês da Kimberly-Clark, que oferece uma linha completa de produtos para a hora da troca, hora do banho e pós-banho, há 40 anos. No Brasil, a marca está presente desde 1996 e conta com uma parceria exclusiva com o universo mágico da Disney Brasil. A marca, que tem “abraço” em seu nome – mistura de “Hug” (abraço) com “Babies” (bebês), acredita no poder desse gesto como elemento essencial e encorajador para o desenvolvimento das crianças e se inspira nele para a criação de soluções e produtos para as famílias.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário