A experiente banda mineira Paradise in Flames vive um dos momentos mais marcantes da carreira. Parte da Into the Other Side Tour Brasil 2025, que roda o país ao lado de outras bandas com mulheres vocalistas, como Crypta, Allen Key e Hatefulmurder, o quinteto difunde seu metal sinfônico pesado e atmosférico e conquista novos públicos.
O guitarrista e vocalista André Damien afirma que as primeiras datas desta turnê (organizada e conduzida pela Xaninho Discos em parceria com a Caveira Velha) foram positivamente surpreendentes, com bom clima entre as bandas e toda a equipe técnica.
Ele também conta que o público corresponde muito bem aos shows. "A turnê pelo Sul e Sudeste foi surpreendente. Estamos impressionados com a receptividade e, principalmente, com o calor do público em cada cidade por onde passamos. Só temos a agradecer por cada momento intenso que estamos vivendo", diz André.
O retorno do Paradise in Flames ao Nordeste, ele revela, deve ser um dos pontos altos deste giro. "É uma terra que sempre nos acolhe de braços abertos. Temos um carinho enorme pelo público de lá, onde fizemos grandes amigos que a estrada nos presenteou ao longo dos anos. Já sabemos que serão shows memoráveis, como sempre, pela força e presença do público nordestino", finaliza o guitarrista.
Na Into the Other Side Tour Brasil 2025, a Paradise in Flames toca tanto material antigo como músicos do disco mais recente, Blindness, de 2024, uma ópera do black metal inspirada no romance homônimo do célebre escritor português José Saramago.
Mergulhando nos temas da cegueira social, da perda da empatia e da decadência humana, o álbum é uma experiência conceitual intensa, que une a força do metal extremo a elementos sinfônicos e narrativos.
Das Chamas das Ideias ao Paraíso Extremo
Criada em 2002 na cidade de Santa Luzia, Minas Gerais, a Paradise in Flames nasceu com o propósito de confrontar ideias pré-estabelecidas por meio do metal extremo. Com raízes fincadas no Death/Black Metal e forjada no fogo de uma das cenas mais brutais do mundo, a banda rapidamente conquistou espaço no underground mineiro.
Após o lançamento da demo Empire in Ashes (2003) e do EP Devil From The Sky (2004), a banda passou a figurar em rádios e festivais nacionais como o ForCaos (Fortaleza), consolidando seu nome na cena do metal brasileiro. O primeiro álbum completo, Homo Morbus Est (2006), lançado no Brasil e em Portugal, abriu as portas para uma extensa turnê por mais de 15 estados do país.
Em 2013, a banda lança Labirinto das Metáforas, um álbum marcado por forte reflexão filosófica e pioneirismo ao apostar na distribuição digital ainda pouco comum na época.
Após um hiato, a Paradise in Flames retoma suas atividades em 2018. Resgatando as origens com a presença de vocais femininos em uma proposta sonora ousada, a banda lança uma série de singles em 2019, com destaque para Has Never Seen a World Without Wars, cujo clipe ultrapassou 350 mil visualizações no YouTube. A internacionalização da banda se concretiza em apresentações por diversos países da América Latina.
O ano de 2020 marca o lançamento de Devil’s Collection pela Blood Blast (Nuclear Blast), atraindo atenção da mídia internacional como a Metal Hammer e convites para turnês europeias, adiadas devido à pandemia. A banda se reinventa mais uma vez em Act I (2021), um álbum que une elementos sinfônicos arrojados com a brutalidade extrema característica da banda. Agora formada por um quinteto com três vocalistas distintos, a Paradise in Flames reforça sua proposta artística de enfrentar preconceitos e dogmas.
Com videoclipes marcantes como Bringer of Disease e Dancer of the Mist, a banda continua seu caminho provocativo e intenso. Em 2022, realiza sua primeira turnê europeia ao lado de nomes como I Am Morbid, Batushka e Diabolical, seguida pelo lançamento do EP Past in Files, com releituras analógicas de clássicos da banda. Em 2023, uma nova turnê europeia com Batushka e Hate consolida ainda mais a presença da Paradise in Flames no cenário extremo mundial.
Em 2024, a banda lança sua obra mais ambiciosa: Blindness, uma ópera do black metal inspirada no romance homônimo de José Saramago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário