Celebrado em 24 de julho, o Dia Internacional do Autocuidado é um lembrete de que cuidar de si mesmo deve ser um hábito diário, reforçando a importância de manter o bem-estar como prioridade.
“Boa parte do nosso bem-estar depende das ações que tomamos todos os dias. São escolhas simples que constroem os pilares da nossa saúde física, mental e emocional, como a maneira como nos alimentamos, dormimos, nos exercitamos e até como lidamos com o estresse”, fala a médica especialista em nutrição clínica e obesidade, Dra. Rocío Medina, que é membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife.
A seguir, confira as orientações da especialista que podem impactar sua qualidade de vida a longo prazo:
1. Muito além da saúde física
A maioria das pessoas resume o autocuidado à alimentação saudável, à prática de exercícios ou mesmo à prevenção de doenças, mas o conceito é mais amplo. Também é preservar a saúde mental e emocional. Ou seja, se conhecer, estabelecer limites, manter boas relações e procurar ajuda quando necessário.
2. Os hábitos fazem diferença
Segundo a médica, atitudes pequenas e consistentes têm mais impacto do que grandes mudanças que duram pouco. Dormir bem em quantidade e qualidade, manter uma alimentação equilibrada, se exercitar regularmente, realizar check-ups de rotina, cultivar vínculos saudáveis e aprender continuamente são estratégias que contribuem para reduzir o risco de doenças e melhorar o bem-estar geral a longo prazo.
3. Alimentação é peça-chave
A nutrição é uma peça fundamental desse quebra-cabeça que inclui outros fatores como hidratação, sono, movimento e controle do estresse. Mas comer bem não significa seguir dietas restritivas, mas garantir ao corpo todos os nutrientes necessários para funcionar bem.
4. Avaliar a rotina pode prevenir doenças crônicas
Doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, hipertensão e até transtornos de ansiedade podem ser prevenidos ou controlados com mudanças simples de comportamento. “Sabemos que muitos desses problemas têm relação direta com o estilo de vida. Quando ajustamos nossa rotina, reduzimos significativamente os riscos”, afirma Rocío.
Como começar
A falta de tempo costuma ser a principal barreira de quem ainda não adotou hábitos mais saudáveis. Por isso, comece pequeno. “Faça uma caminhada de 15 minutos, troque um lanche ultraprocessado por uma fruta ou reserve 10 minutos para relaxar e respirar profundamente. O importante é começar — e manter constância”, ensina a médica.
Ao iniciar essa jornada, a médica também orienta que não se deve cair na armadilha de querer resultados imediatos nem se comparar a outras pessoas. “O caminho do autocuidado é pessoal e progressivo. Estabelecer metas possíveis e celebrar pequenas conquistas faz toda a diferença na construção de um estilo de vida mais saudável e duradouro”, finaliza Rocío.
Sobre a Herbalife Ltd.
A Herbalife (NYSE: HLF) é uma empresa, comunidade e plataforma líder em saúde e bem-estar que vem mudando a vida das pessoas com excelentes produtos de nutrição e uma oportunidade de negócios para seus distribuidores independentes desde 1980. A empresa oferece produtos de qualidade, respaldados pela ciência, para consumidores em mais de 90 mercados. Eles são comercializados por distribuidores independentes que oferecem acompanhamento personalizado e uma comunidade de apoio que inspira os clientes a adotarem um estilo de vida mais saudável e ativo.
Para mais informações, acesse www.Herbalife.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário