Dirigido por Vera Egito, o longa-metragem “A Batalha da Rua Maria Antônia” estreia no Canal Brasil nesta sexta-feira, dia 25 de julho, às 21h. Com 21 planos-sequência, o drama retrata a noite do conflito de estudantes e professores do movimento estudantil de esquerda, ligados à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL-USP), contra ataques e ameaças do Comando de Caça aos Comunistas (CCC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de direita, em outubro de 1968, durante a ditadura militar.
A narrativa do longa traz a perspectiva de um jovem estudante de filosofia da USP que se envolve nos intensos conflitos ideológicos com a outra universidade. O conflito explode a partir de divergências sobre a organização e financiamento do Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) efetuado por alunos da USP. Assim, alunos do Mackenzie iniciaram o ataque reivindicando a suspensão do evento. O confronto explode com gritos, molotovs, pedras, paus e bombas caseiras lançadas. O ato terminou com feridos e a morte do estudante secundarista José Carlos Guimarães, de 20 anos.
“A Batalha da Rua Maria Antônia” levou os prêmios de Melhor Filme na Première Brasil do Festival do Rio (2023), de Melhor Longa-Metragem de Ficção (Escolha do Júri) no Festival de Atlanta (2024) e o Prêmio Especial do Júri no Panorama Coisa de Cinema (2024).
A Batalha da Rua Maria Antônia (2025) (82') - Inédito
Horário: Sexta, dia 25/07, às 21h
Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Vera Egito
Sinopse: O drama que mergulha no Brasil de 1968, em plena ditadura militar e acompanha a jornada de um jovem estudante de filosofia da Universidade de São Paulo (USP), que se envolve nos intensos conflitos ideológicos entre a USP e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, localizados na região central de São Paulo. A partir da perspectiva desse estudante, o longa retrata a tensão crescente entre o movimento estudantil de esquerda e os ataques do Comando de Caça aos Comunistas, que se posiciona do outro lado da rua, na Mackenzie. O filme revive os momentos da noite histórica da Batalha da Rua Maria Antônia, em outubro de 1968, com 21 planos-sequência que capturam a violência do confronto, com bombas caseiras, pedras e paus, enquanto os estudantes lutam para defender seus ideais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário