Barbara Eliodora conquista maior pontuação de vinhos brasileiros na Wine Enthusiast - Joana D'arc

Destaque

13 maio 2025

Barbara Eliodora conquista maior pontuação de vinhos brasileiros na Wine Enthusiast

Vinícola mineira teve quatro vinhos avaliados acima de 92 pontos na publicação de 2025
 

A força do vinho brasileiro atravessou barreiras internacionais por meio dos mineiros da Barbara Eliodora.
 

Pela primeira vez uma vinícola do Brasil superou os 92 pontos do ranking da Wine Enthusiast. O marco é ainda maior pois são quatro rótulos com a avaliação superior, mostrando o pioneirismo da empresa sediada em São Gonçalo do Sapucaí.

 

A publicação americana é uma das mais influentes do vinho no mundo e destaca-se pelas avaliações rigorosas que são realizadas às cegas por especialistas de todos os locais do planeta, quando pontuam os rótulos de 0 a 100 pontos. A tradição se perpetua desde 1988.
 

Até o momento, somente espumantes da serra gaúcha tinham atingido a marca de 91 pontos em anos anteriores.
 

As notas servem como uma referência para a competitividade no mercado, mas também como autoridade para a escolha de sommeliers, produtores, importadores, exportadores e na tendência de estilo de vinificação.
 

Desta forma, com apenas 10 anos de existência, o impacto da Barbara Eliodora na vitivinicultura brasileira já representa um tamanho absurdo para a recolocação do país como um produtor importante da bebida no mundo.


Confira as pontuações e a descrição dos avaliadores da Wine Enthusiast:

  • Barbara Eliodora Syrah Clássico: 92 pontos
    Este vinho se abre com aromas perfumados de cereja negra e framboesa vermelha, com toques de folha de menta e casca de cranberry. Taninos jovens lideram o ataque, seguidos por framboesa com notas de damasco que pede mais tempo em garrafa. O ideal é decantar para beber no momento ou guardar para a partir de 2026.
     
  • Barbara Eliodora Syrah Léger: 92 pontos
    Este vinho é um perfume em taça. Aromas inebriantes de flor de violeta amassada, amora preta e framboesa preta, além de casca de cranberry e cereja vermelha seca. Taninos suaves sustentam a fruta, equilibrados por uma camada complementar de acidez. Ideal para harmonizar com carnes grelhadas, aves e frutos do mar.
     
  • Barbara Eliodora Gran Reserva François Frères: 93 pontos
    Prepare o churrasco, este vinho é seu parceiro ideal para tintos. Aromas charmosos de chocolate e framboesa-preta perfumam o nariz junto com purê de amora. Taninos jovens dominam o paladar, com toques de pólen de funcho, flor de pêssego, casca de pêssego e mirtilo. Harmoniza com frango grelhado, frutos do mar e berinjela.
     
  • Barbara Eliodora Alvarenga: 94 pontos
    Aromas intensos de amora assada, ameixa preta e framboesa preta emergem da taça, seguidos por groselha vermelha e flores de violeta. O paladar encorpado reflete o nariz com sabores adicionais de cereja-cola, chocolate amargo e romã. Deixe-o em guarda até 2026.


Como funciona a escala de notas da Wine Enthusiast?
 

Quando um vinho recebe mais de 90 pontos na avaliação da Wine Enthusiast, isso indica uma pontuação muito alta, representando uma qualidade excepcional, já que a pontuação média está na casa dos 80 a 100 pontos.
 

Por isso, nas estatísticas:
 

90-94 pontos: Excelente a extraordinário. Vinhos que mostram complexidade, boa estrutura, equilíbrio e grande potencial de envelhecimento.
 

95-100 pontos: Vinhos excepcionais, quase perfeitos, com características de grande profundidade e complexidade, frequentemente considerados como referência em suas categorias.
 

Sobre a Barbara Eliodora
 

A empresa foi fundada em 2015 nas montanhas de Minas Gerais, sendo a primeira vinícola da região a produzir uvas Vitis Vinifera a partir da técnica da dupla poda. O nome é uma homenagem à primeira poetisa brasileira e expoente da inconfidência mineira, como uma figura de enaltecer o trabalho tão importante dela e, por vezes, esquecido pela história tradicional.
 

A propriedade possui, aproximadamente, 18 hectares de vinhedos com a supervisão enológica de Isabela Peregrino.
 

O pioneirismo fez a Barbara Eliodora tornar-se uma das mais premiadas vinícolas brasileiras no mundo, alcançando pontuações excepcionais na revista Decanter, no International Wine Challenge e Syrah do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário