5 dicas de harmonização para a Páscoa: como escolher o vinho ideal para cada prato - Joana D'arc

Destaque

16 abril 2025

5 dicas de harmonização para a Páscoa: como escolher o vinho ideal para cada prato

Crédito: Unsplash

Durante a Páscoa, pratos típicos e sobremesas à base de chocolate ocupam lugar de destaque nas refeições. Para tornar a experiência mais completa, a escolha do vinho adequado pode fazer diferença. O especialista Diego Ventura, coordenador da Escola de Vinho do World of Wine (WOW) , em Portugal, compartilha cinco orientações técnicas para acertar na harmonização entre vinhos, comidas e chocolates neste período. 


1. Combine acidez com acidez 

Quando um vinho com acidez alta, como o branco, é consumido junto com um prato igualmente ácido, a sensação de acidez no paladar diminui. Isso permite que os aromas e sabores frutados da bebida se destaquem. É uma estratégia útil para entradas com molhos cítricos ou saladas com vinagretes. 


2. Vinhos doces com sobremesas doces 

A regra para harmonização entre os doces é clara: o vinho deve ser mais doce que a sobremesa. Isso evita que a bebida pareça seca ou sem gosto. A combinação correta suaviza o dulçor do alimento e revela outras camadas de sabor tanto no vinho quanto na comida. Por exemplo, harmonize um vinho Porto Ruby com chocolate amargo. A dica do especialista é escolher chocolates de qualidade como os da marca Vinte Vinte, da fábrica de chocolates do WOW. 


3. Evite misturar taninos com amargor 

A presença de tanino (sensação de adstringência) no vinho combinada com alimentos amargos intensifica os sabores secos e ásperos na boca. Essa interação pode prejudicar a experiência. Para amenizar, o sal pode ser introduzido no preparo do prato ou no acompanhamento. É recomendável evitar o consumo simultâneo de chocolate amargo e vinhos com taninos intensos. 


4. Acidez como aliada de pratos mais gordurosos 

Pratos com alto teor de gordura, como preparações com queijos, molhos cremosos ou frituras, tendem a deixar uma película na língua que reduz a percepção de frescor e dificulta a identificação de sabores mais sutis. Nesse tipo de prato, a acidez do vinho atua como um agente de limpeza: corta a gordura, “limpa” o paladar e renova as papilas gustativas a cada gole. 


5. Escolha o vinho certo para cada tipo de chocolate 

Na Páscoa, o chocolate está presente em diferentes formas e composições. Para o chocolate branco, a recomendação é o vinho do Porto branco tipo Chip Dry, com menor teor de açúcar e boa acidez. Chocolates meio amargos, entre 50% e 70% de cacau, combinam bem com o estilo LBV (Late Bottled Vintage), que tem elegância e acidez equilibrada.


Uma dica: para qualquer harmonização, é importante provar os elementos separadamente antes da combinação. Assim é possível entender os perfis de sabor, textura e intensidade. Depois disso, testar os dois juntos mostra como as sensações mudam e se transformam. 


Outro ponto destacado pelo especialista é que o gosto pessoal deve ser respeitado. “Nunca harmonize algo que você gosta com algo que você não gosta. Os gostos pessoais importam muito”, afirma. 


O World of Wine (WOW) é um complexo cultural e enoturístico localizado em Vila Nova de Gaia, na região do Porto, em Portugal, que reúne museus, restaurantes, bares, lojas, fábrica de chocolate e experiências dedicadas ao universo do vinho e da cultura portuguesa. Entre os espaços do complexo está a Escola de Vinho , coordenada por Diego Ventura, que oferece cursos, oficinas e sessões práticas para todos os níveis de conhecimento. 

Sobre o WOW

WOW - World of Wine é um novo quarteirão cultural da região do Porto, Norte de Portugal. É composto por sete museus, doze restaurantes/bares, lojas, uma escola de vinhos, um espaço para exposições temporárias e uma galeria de arte. Está situado na margem sul do rio Douro, em Vila Nova de Gaia, e oferece uma vista avassaladora da cidade do Porto e da Ponte Luís I.


Foi inaugurado em julho de 2020 a partir da requalificação de antigas caves de vinho do Porto, que ganham assim uma nova vida a serviço da cultura e da tradição do Porto e da região Norte de Portugal. O projeto de 55 mil metros quadrados tem a missão de revelar o fator WOW da cidade e nasce da ambição de aumentar a capacidade de atração turística da região norte do país.


WOW compila a história, a magia e as emoções por trás do vinho português, do ritual das taças e da indústria da cortiça. Mas vai além e acrescenta à fórmula a história do Porto e o que há de melhor no norte de Portugal, como têxteis e moda. E não falta o componente gastronômico: há diferentes conceitos de restaurantes, bares e cafés para descobrir no local.


Saiba mais em https://wow.pt/pt

 
 
 

Sobre a Rede Interamericana

Fundada em São Paulo em 1984 e com bases na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México, a Interamerican Network é a agência de comunicação líder na América Latina dedicada a clientes da indústria do turismo .Especialista em marketing de destinos, aviação, hotéis & resorts e produtos turísticos em geral, a Interamerican oferece soluções estratégicas, criativas e integradas em Relações Públicas, Marketing e Digital alinhados com planejamento estratégico, inteligência de mercado e atuação local ou regional. A Interamerican faz parte de alianças globais, sendo o braço da MMGY Global na América do Sul, da APG Network e do Grupo GEA no Brasil.

 

Nossa cultura: Respeito | Excelência e Inspiração | Humildade | Proatividade e Iniciativa | Mente Aberta | Compromisso | Mojo Mood | Superação e Resiliência | Saúde Mental e Bem-estar | Colaboração e Espirito de Equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário