7 dicas para limpar e conservar peças em prata - Joana D'arc

Destaques

25 março 2018

7 dicas para limpar e conservar peças em prata


Quem tem, sabe: peças em prata oxidam. Mas bastam poucos cuidados para evitar que elas fiquem com aquele aspecto escuro e fosco, denunciando tratar-se de uma peça suja. A personal organizer Noeli Botteon, da Le Filó Organização, separou 7 dicas práticas e fáceis, que vão da identificação do metal (se é mesmo prata de lei) aos truques de limpeza e conservação. Acompanhe:


1) Como identificar se a peça é de prata

Antes de tudo, é preciso ter certeza que a peça é de prata esterlina, a chamada prata de lei. Existem alguns testes químicos que podem ser feitos, porém não são muito acessíveis às todas as pessoas. Uma dica para quem quiser fazer um "tira-teima" doméstico é passar um imã sobre a peça, de preferência que seja forte e potente. Se o imã atrair, significa que a peça não é de prata, e sim de outro metal, pois a prata é paramagnética, ou seja, ela não é atraída por imãs.
É possível fazer o teste também com gelo. Coloca-se um cubo de gelo sobre a peça e, se o cubo derreter quase imediatamente, é prata. Isto ocorre devido à propriedade de condutividade térmica da prata, que é a maior condutividade entre todos os metais.

2) Limpeza

As peças em prata de lei são fáceis de limpar. Existem no mercado vários produtos que facilitam a limpeza, mas é sempre recomendável ler bem as instruções e certificar se é o produto adequado, pois podem conter substâncias químicas nocivas à prata. Para não riscar as peças, o ideal é usar sempre esponjas, flanelas e toalhas bem macias.
Os utensílios em prata, como bandejas, baixelas, baldes, talheres, etc, devem ser lavados com detergente neutro e água quente logo após o uso, e devem ser imediatamente secos com pano macio e limpo. Isso vai ajudar na conservação, aumentando a beleza das peças.

3) Produtos que não devem ser usados

Jamais utilize produtos de limpeza fortes, como água sanitária ou cloro: eles irão danificar as suas peças em prata.
Esqueça ainda a palha de aço ou esponjas com partes feitas de materiais abrasivos: eles vão arranhar as superfícies, causando um grande estrago na sua prataria.
Outro item que deve ser abolido da limpeza de prata é a luva de borracha. É recomendável usar luvas de nitrila, que não contêm enxofre, elemento que promove a oxidação.



4)Soluções caseiras para limpar peças em prata

Peças que são usadas com frequência devem ser lavadas com água quente e detergente neutro, usando um pincel e/ou uma esponja bem macia. Dever-se enxaguar com bastante água corrente, para certificar que nenhum resíduo do sabão sobrou. Em seguida, secar bem com um pano de algodão, para não ficar úmido.
O bicarbonato de sódio é excelente para limpar as peças de pratas quando estão oxidadas. Basta coloca-las numa vasilha de vidro com água fervente, várias tiras de papel alumínio e duas colheres de sopa de bicarbonato. Deixar as peças até a água esfriar ou até que apresentem um aspecto limpo. O bicarbonato reage com o alumínio e retira a oxidação da prata com grande eficiência. Em seguida, deve-se enxaguar e secar bem com uma flanela de algodão. A farinha de trigo também é ótima para dar brilho: basta esfregar um pouquinho sobre a peça, não se esquecendo de retirar o excesso.
A pasta de dente branca também é eficiente. Deve-se passar o produto sobre a peça em prata, deixar agir por alguns minutos e esfregá-la delicadamente com um pano seco. Após, é preciso lavar com água corrente e secar bem com um pano macio.



5) Que produto usar?

Há várias marcas de limpa-prata no mercado, inclusive importados. O ideal é fazer testes e ver aquele que apresenta o melhor resultado, na sua opinião.


6) Cuidados necessários para a limpeza

Lave as peças em prata sozinhas, separadas das demais louças, copos e talheres, pois eles podem riscar uns aos outros.
Nunca lave as peças em prata em máquinas de lava-louças. A alta temperatura e os produtos usados podem danificá-las.
Não coloque as jarras e bules de prata na geladeira: o líquido escuro de chás e sucos causam oxidação com a refrigeração.

7) Como guardar suas peças em prata

Nunca deixe as peças em prata envolvidas em sacolas plásticas - isso acelera a oxidação por armazenar o oxigênio. Embale bem em plástico-filme, ou em sacos plásticos bem fechados, deixando o mínimo de ar possível. Uma ótima opção para armazená-las são as embalagens de feltro, que vem normalmente com a peça. Além de evitar que elas escureçam, o feltro mantém o brilho das pratas e impede que elas risquem no armário.
Não use elásticos para organizar os talheres, ou qualquer outra peça em prata. Eles vão se decompor com o tempo e deixar manchas pretas quase imediatamente, além de grudarem.
Guarde as peças completamente secas e com proteção, em local sem umidade e livre de contato com produtos de limpeza ou outros metais.
A melhor forma de conservar as peças em prata é usá-las com frequência. Além de mantê-las limpas, seu uso constante evita que manchem ou oxidem.

Para saber mais sobre a Le Filó, acesse: http://lefiloorganizacao.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário