Além da estética: riscos e cuidados com as varizes - Joana D'arc

Destaques

10 agosto 2017

Além da estética: riscos e cuidados com as varizes



Os indesejáveis problemas com varizes vão além da questão estética. Inchaço e dores são alguns dos sintomas mais comuns constatados e, em casos mais graves, como as úlceras venosas, diminuem a qualidade de vida de quem sofre com o problema. O cirurgião vascular do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Walter Campos Junior, afirma ser possível melhorar esses incômodos com diferentes tratamentos.
Consequência da dilatação das veias, a doença é classificada por estágios, que variam de 1 a 6, dependendo da gravidade. Segundo o cirurgião, as varizes são sintomáticas ou assintomáticas e são tratadas por meio de cirurgia, radiofrequência, laser ou aplicação de substâncias para oclusão das veias dilatadas.
O problema, que pode ser decorrência de fatores hereditários, também é agravado por algumas situações cotidianas, como ficar muito tempo em pé e fazer esforço físico para trabalhar.
Apesar de ser mais comum em idosos, Walter Campos Junior explica que pode acontecer em qualquer idade, com maior frequência nas mulheres. Essa pré-disposição, segundo o especialista, ocorre em função de fatores hormonais.
“As mulheres têm mais estrogênio e também tomam esse hormônio em terapias de reposição, como anticoncepcionais. Além disso, quanto maior o número de gestações, maior o risco de desenvolver varizes”, reforça o médico.
O cirurgião ainda alerta que a doença é um dos fatores de risco para trombose venosa profunda. Para minimizar as chances de ter a doença, o médico indica algumas mudanças de hábito.
“É importante o uso de meia elástica, além da prática de exercícios, como caminhadas, e ter um peso adequado, pois o obesidade aumenta a chance de ter varizes”, comenta.



COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo sexto ano consecutivo em 2016.



Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo. 
Tel. (11) 5080-4000

Facebook

Site

Nenhum comentário:

Postar um comentário