Dicas: COMO LAVAR CORRETAMENTE AS SUAS ROUPAS DE CAMA, MESA E BANHO - Joana D'arc

Destaques

27 junho 2016

Dicas: COMO LAVAR CORRETAMENTE AS SUAS ROUPAS DE CAMA, MESA E BANHO


Olá!!
A lavagem das roupas de cama, mesa e banho não envolve apenas a necessidade de higienizá-las. Como as peças entram em contato com a nossa pele, elas precisam oferecer maciez e conforto, além de não provocarem alergias.
Na missão de manter essas roupas sempre nas melhores condições de uso, a lavagem é uma etapa muito importante; por isso, cumprir algumas regras básicas faz toda a diferença, assim como utilizar o sabão e o amaciante na quantidade adequada.
De acordo com a Associação Nacional das Lavanderias do Brasil (Anel), as roupas de cama e as toalhas devem ser lavadas depois de uma semana de utilização. Fazer isso da forma correta ajuda a conservar as roupas, já que a sujeira corta microscopicamente as fibras do tecido, diminuindo a sua resistência.

 Lavagem separada

A principal dica na hora da lavagem é separar as roupas de cama, mesa e banho dos outros tipos de peças. Isso porque as suas fibras naturais podem ser danificadas pelos materiais das demais, sem contar o atrito com zíperes e botões. Peças coloridas também devem ser separadas das brancas para evitar manchas.
Para lavar edredons e mantas, observe se a máquina comporta o peso das peças. Caso exceda a capacidade estabelecida pela fábrica, utilize os serviços de uma lavanderia especializada. Além disso, é importante lavá-los pelo menos duas vezes ao ano para evitar o acúmulo de ácaros e bactérias.

Dicas básicas

1. Sempre separe as peças por cores: claras em uma lavagem, escuras em outra. E atenção com as roupas delicadas, pois elas exigem cuidados redobrados, como a utilização de um sabão específico.

2. Obedeça rigorosamente ao limite de peso determinado pelo fabricante da máquina de lavar. O excesso pode causar a quebra das fibras das roupas.

3. No tanque, nunca coloque o sabão em pó e o amaciante diretamente nas roupas. Antes, dilua os produtos em um pouco de água para não manchar as peças. A máquina de lavar já faz essa mistura.

4. Ao final do ciclo de lavagem da máquina, retire rapidamente as peças, sacudindo-as ainda úmidas para evitar o enrugamento dos tecidos.

Antes de colocar as roupas na máquina, é importante sacudi-las bem para remover partículas de poeira ou fios de cabelo. É sempre bom observar as instruções de lavagem nas etiquetas, porque podem existir procedimentos específicos de limpeza. Caso haja alguma mancha difícil de remover, uma ótima solução é usar um tira-manchas antes da lavagem. Em seguida, basta fazer a lavagem normalmente, para que você tenha suas roupas sempre limpas e cheirosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário