Em "Não volte sem ele", autor aborda um dos episódios mais silenciados da história do Ceará
A história dos retirantes cearenses impedidos de chegar a Fortaleza durante a seca de 1932 será tema de uma série de encontros literários realizados ao longo do mês de junho. O escritor cearense Rafael Caneca participa de três eventos dedicados à discussão de seu romance de estreia, “Não volte sem ele”, obra que resgata a criação dos chamados "campos de concentração" instalados no interior do Ceará para conter o fluxo de sertanejos rumo à capital.
As atividades incluem uma edição da Roda da Cidade, iniciativa interna do Grupo Cidade de Comunicação, em 25 de junho, às 16h, com mediação de Nara Barreto e Glória Diógenes; um encontro presencial promovido pelo Clube da Sublime, no dia 27 de junho, às 14h, na Confeitaria Sublime, em Fortaleza; e o Clube de Leitura do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), que acontece virtualmente no dia 29 de junho, às 19h, com participação aberta ao público mediante inscrição pela Escola Superior do Ministério Público.
Ambientado no Ceará da década de 1930, “Não volte sem ele” acompanha a trajetória de Tomás, um jovem sertanejo enviado pelo pai à capital em busca do irmão desaparecido. Sua jornada atravessa um cenário marcado pela fome, pelo deslocamento forçado e pelo confinamento nos campos criados pelo governo para impedir a chegada dos retirantes a Fortaleza.
“O livro fala sobre um período da história brasileira, mais especificamente cearense, que revela uma política de governo — quiçá de Estado — de segregação social”, afirma o autor. “Assim, foram construídos ‘campos de concentração’ [...] para evitar que os sertanejos pobres se deslocassem para Fortaleza.”
Ao recuperar esse episódio, o romance não apenas revisita a história, mas dialoga com a memória coletiva do estado, frequentemente marcada pela narrativa das secas, mas nem sempre pelas formas de controle que as acompanharam. A obra explicita como a fome e o deslocamento foram atravessados por decisões políticas, transformando a experiência dos retirantes em um problema a ser contido.
Os temas centrais do livro articulam história e experiência: memória e apagamento, violência de Estado, política de exclusão, seca e deslocamento, além da relação entre fé, esperança e sobrevivência no sertão. Nesse contexto, a religiosidade aparece como elemento estruturante da experiência cearense, mas também como campo de tensão.
“Ainda assim, muitos sertanejos mantinham a esperança, amparados na sua fé e religiosidade”, destaca Caneca, ao mesmo tempo em que o romance questiona os limites dessa esperança diante da violência.
A obra nasceu a partir de um projeto do Coletivo Delirantes, grupo literário de Fortaleza, voltado à construção de narrativas baseadas em episódios históricos do Ceará. Inicialmente concebida como o conto “Patu”, a história foi ampliada ao longo de cerca de dois anos de pesquisa e escrita, transformando-se em romance.
Sobre o autor
Rafael Caneca, 40 anos, nasceu, cresceu e vive em Fortaleza. Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, é servidor público do Ministério Público do Estado do Ceará, onde atua como assessor jurídico. Possui especialização em Direito Internacional pela Universidade de Fortaleza e também cursou Letras – Português. Escreve desde a infância e foi o mais jovem selecionado em um concurso literário estadual aos 14 anos. Vencedor do Prêmio de Literatura BNB Clube (2017) e com menções honrosas no Ideal Clube, integra o Coletivo Delirantes e mantém o perfil Pacote de Textos. “Não volte sem ele” é seu primeiro romance.
Agenda
Roda da Cidade
Data: 25 de junho
Horário: 16h
Local: Grupo Cidade de Comunicação
Evento interno para colaboradores
Clube da Sublime
Data: 27 de junho
Horário: 14h
Local: Confeitaria Sublime (Rua Eduardo Bezerra, 1276A, Tauape – Fortaleza/CE)
Evento presencial
Clube de Leitura do MPCE
Data: 29 de junho
Horário: 19h
Formato: Virtual
Evento aberto ao público mediante inscrição pela Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário