A Side, empresa premiada de serviços para a indústria de games, e a Razer, marca líder mundial em estilo de vida para gamers, acabam de anunciar uma ferramenta inovadora de playtest. A solução promete transformar o setor de games ao utilizar tecnologia proprietária de IA da Side, que é capaz de aproveitar os dados coletados em testes para aprimorar resultados de garantia de qualidade (QA). Com base em comparações de preços aplicados por grandes fornecedores, o recurso pode reduzir em até 80% o investimento nesse tipo de serviço.
O programa Razer Cortex Playtest Powered by Side combina recursos tradicionais de testes de jogabilidade com QA em larga escala, e é a primeira solução completa do mercado com foco em desenvolvedores que buscam feedback técnico e qualitativo. A novidade será integrada ao Razer Cortex, o launcher de PC da Razer com mais de 55 milhões de usuários em todo o mundo, e permitirá que desenvolvedores realizem testes direcionados, em grande escala, com jogadores reais.
Jogadores que se encaixarem nos critérios de elegibilidade também poderão se inscrever diretamente no Razer Cortex para participar. O processo inclui a assinatura de acordos de confidencialidade (NDAs) e o recebimento de chaves exclusivas para download de builds, para acesso seguro e controlado. Durante as sessões, o Cortex acompanha tempo de jogo e dados de performance. Após cumprir requisitos específicos, os participantes enviam feedbacks por meio de pesquisas qualitativas e recebem Razer Silver, a moeda de recompensas que pode ser usada para adquirir jogos e periféricos, entre outros benefícios, incentivando a participação ativa.
Os dados de jogabilidade e percepção coletados nos testes são analisados pela IA proprietária da Side, que elimina duplicidades. Em seguida, são interpretados e validados pela equipe de QA da empresa, o que permite a geração de insights acionáveis a um custo muito menor que o praticado no mercado.
“A indústria de games é conhecida por demorar a adotar novas tecnologias. Agora, estamos mudando esse cenário com ajuda do programa Razer Cortex Playtest Powered by Side”, afirma Deborah Kirkham, CEO da Side. “Nosso propósito é levar as histórias de nossos clientes ao mundo, e não existe fonte de feedback melhor do que os jogadores mais dedicados. Se contar histórias é o seu negócio, seus playtesters são como acionistas – e nossa solução dá voz a esses fãs desde o início, fortalecendo o engajamento e impulsionando as vendas no lançamento. Ao mesmo tempo, os dados obtidos nos testes ajudam a entregar resultados de QA ainda melhores. É um ganho para jogadores, desenvolvedores e para nós.”
Uma nova era de testes de jogos
Os testes são uma das etapas mais críticas e custosas do desenvolvimento de jogos. Métodos tradicionais dependem de pequenos grupos recrutados manualmente e extensas pesquisas, que frequentemente resultam em insights limitados e de altos investimentos.
O programa Razer Cortex Playtest Powered by Side muda essa realidade ao aproveitar a base global da Razer e as funcionalidades do Cortex como launcher para pré-qualificar testadores, de acordo com perfil, interesses e hábitos de jogo. Isso elimina gargalos de recrutamento e conecta desenvolvedores a uma comunidade diversa, o que o torna altamente eficiente.
“O Programa Razer Cortex Playtest Powered by Side é um novo recurso dentro do nosso launcher que oferece aos desenvolvedores uma forma acessível de realizar testes em larga escala”, diz Quyen Quach, VP de Software da Razer. “Ao integrar a solução da Side ao Cortex, simplificamos a distribuição das builds, facilitamos a seleção de jogadores e apoiamos a coleta estruturada de dados. Essa colaboração conecta estúdios a jogadores engajados, gerando um feedback valioso para decisões mais assertivas de desenvolvimento.”
Com o sistema, desenvolvedores podem segmentar os participantes de acordo com comportamento, experiência e, futuramente, até realizar testes de localização conduzidos por jogadores.
Como funciona:
Nenhum comentário:
Postar um comentário