O Boticário acelera estratégia de refis e projeta crescimento de vendas - Joana D'arc

Destaque

26 agosto 2025

O Boticário acelera estratégia de refis e projeta crescimento de vendas

Com expectativa de crescimento 35%, marca de beleza consolida refis como motor estratégico de expansão e consumo consciente para sustentar margens e competitividade


 

O Boticário, marca de beleza mais amada e preferida do Brasil*, reforça seu compromisso com o meio ambiente e a sociedade ao consolidar a cada ano sua aposta em refis como parte de uma estratégia que vai além do consumo. O crescente interesse dos consumidores por alternativas mais sustentáveis impulsiona um movimento positivo para toda a cadeia produtiva e tem performado acima do esperado no varejo. A campanha promocional vem se superando anualmente mas, em 2025, direcionou um indicador positivo materializando essa tendência ao observar uma performance 105% acima da meta já na primeira quinzena de resultados.
 

A demanda e o interesse do consumidor por refis aparecem com clareza nas buscas e representa uma tendência positiva não apenas para a cadeia produtiva, do ponto de vista ESG, mas também como tração no varejo. Foram mais de 801 mil pesquisas por “refis” no e-commerce oficial do Boticário de janeiro à primeira semana de agosto. Os números ainda indicam o e-commerce do Boticário como destino de consumidores que buscam por essa alternativa sustentável de consumo. Os resultados comprovam a força da nossa estratégia: nos primeiros quinze dias atingimos 83,3% da meta total prevista (para 21 dias), promovendo um crescimento de quase 200%, considerando todos os canais de venda”, afirma Paulo Roseiro, diretor executivo de categorias do Grupo Boticário.
 

No digital, os consumidores já elegeram seus best sellers: com mecânica “compre e leve refil”, os mais comprados são Hidratante Nativa Spa de Ameixa Negra 400ml, Ameixa 400ml, Uva Merlot 400ml, Orquídea Noire 400ml e Cuide-se Bem Deleite 400ml. Além do resultado positivo no varejo desde 2021, a estratégia de refis reforça amparado na eficiência em usos de recursos e custos na cadeia. Na linha Nativa SPA, um refil de 350 ml utiliza 78% menos plástico do que a embalagem regular de 400 ml. A marca estima que a escolha por refis evita cerca de 280 toneladas de resíduos por ano, com integração ao Boti Recicla, programa que recolhe embalagens de qualquer marca e as destina a cooperativas parceiras — iniciativas que reduzem desperdício, preservam margens e reforçam reputação junto a consumidores e franqueados.
 

DNA RESPONSÁVEL

Para reforçar o compromisso com o meio ambiente, o Grupo Boticário adota um olhar para o futuro tão ambicioso quanto responsável. Até 2030, a empresa mantém metas consistentes de alcançar 45% de reciclagem de suas embalagens, e uma das estratégias para isso é o incentivo ao uso de refis, que representam uma opção mais sustentável e consciente. Essa iniciativa é aliada ao estímulo ao descarte correto das embalagens pós-consumo, por meio do Boti Recicla, o maior programa de logística reversa em pontos de coleta no varejo de beleza do Brasil. O projeto reforça o chamamento do Grupo Boticário aos consumidores para, juntos, construírem um futuro mais sustentável.

As ofertas de refis seguem até 31 de agosto de 2025, com disponibilidade limitada, em todas as lojas físicas, e-commerce e aplicativo.
 

Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.    
 

Fontes:     
*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem; 

**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.
 

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