Expositores da Fimma Brasil, que ocorre em agosto na Serra Gaúcha, revelam como o setor moveleiro brasileiro vive uma revolução tecnológica
A indústria moveleira brasileira, historicamente associada à força da madeira e ao trabalho artesanal, vive nos últimos anos um de seus momentos mais transformadores. O chão de fábrica foi digitalizado, os robôs já operam em diferentes setores e a nuvem deixou de ser apenas armazenamento para se tornar o cérebro da produção. Esse cenário, cada vez mais comum, ganha destaque na Fimma Brasil 2025, que acontece de 04 a 07 de agosto, em Bento Gonçalves (RS), e reunirá mais de 300 marcas nacionais e internacionais.
Com projeção de movimentar R$ 1,74 bilhão em negócios e atrair 15 mil visitantes profissionais, a feira - uma das cinco maiores do mundo no segmento - será palco para tecnologias que estão mudando a forma de projetar, fabricar e vender móveis no Brasil. Renato Bernardi, diretor de Inovação da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (entidade realizadora da Fimma), destaca que atualmente a digitalização não é mais uma escolha, é uma questão de competitividade. “Hoje, se uma empresa não digitalizou seus processos, ela está perdendo vendas. Não dá mais para fazer orçamento manualmente, esperar respostas demoradas. A automação e os dados integrados garantem não só mais eficiência, mas também confiabilidade e redução de desperdícios”, analisa.
Bernardi explica que a adoção de softwares e tecnologias de nuvem permitem que gestores acompanhem a produção de qualquer lugar do mundo, com controle sobre estoque, prazos, capacidade de entrega e desempenho dos equipamentos. “Na prática, o gestor consegue mapear melhor os processos, garantindo que o tempo de atravessamento do produto na fábrica, chamado de lead time, seja ajustado. Os custos são otimizados, o prazo de entrega passa a ser preciso e a gestão se torna mais eficiente”, reforça.
Ao todo, no Brasil, existem cerca de 22,3 mil empresas dentro do setor moveleiro, conforme dados da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel). Ainda segundo a entidade, o segmento movimentou mais de R$ 91 bilhões em faturamento na indústria em 2024 e produziu cerca de 440 milhões de peças de móveis e colchões.
Produtividade dobrada com robôs inteligentes
Um exemplo concreto dessa transformação é a Storeteq P-500 Dual, que será apresentada como case pela Homag na Praça da Inovação da Fimma 2025. Trata-se de um sistema inteligente de gerenciamento de estoque com duas pontes que se movimentam em alturas diferentes, sem interferência uma na outra, o que permite mais produtividade e velocidade no mesmo espaço físico.
Segundo Christian Büscher, gerente comercial da Homag Brasil, o ganho de produtividade com essa tecnologia pode chegar a 100%. “A Storeteq permite turnos ‘fantasmas’, em que o sistema funciona sem operador, preparando a fábrica para o dia seguinte. É um salto de eficiência”, explica Büscher.
Além de apresentar a Storeteq na Praça da Inovação, a Homag também levará outras inovações para o seu estande na Fimma, como os novos softwares da marca que contam com integração direta com máquinas e equipamentos. O espaço terá ainda a presença dos parceiros Henkel e Bio-Chem, apresentando suas soluções ao mercado.
Do projeto ao chão de fábrica em minutos
Integrando os diversos elos da cadeia, a Gabster chega à Fimma 2025 com uma nova plataforma que une inteligência artificial, modelagem 3D e integração em tempo real com o parque fabril. A ideia é conectar arquitetos, especificadores e indústria com agilidade e personalização escalável.
Cleandro Nilson, CEO e cofundador da Gabster, avalia que nos últimos anos a mentalidade dos empresários do setor moveleiro evoluiu muito quando o assunto é inovação - tanto nas marcenarias quanto nas grandes indústrias. “Porém, mesmo com alto investimento em tecnologia, muitas empresas ainda perdem agilidade resolvendo problemas técnicos de produto no momento mais crítico dos negócios: a venda. A engenharia, sobrecarregada, não consegue responder com a velocidade que o mercado exige. Projetos especiais, que deveriam ser fonte de diferenciação e margem, acabam se tornando gargalos. Com a nossa nova plataforma, a indústria consegue transformar projetos especiais em vendas escaláveis. Automatizamos todos os processos desde a mesa do especificador até a produção, com pedidos integrados à fábrica em tempo real e respostas comerciais que acontecem em minutos, não dias", detalha.
Entre as novidades da plataforma, estão novas tecnologias de vetorização de modelos 3D, bibliotecas 3D remodeladas e uma Inteligência Artificial própria para acelerar especificações e aumentar a conversão em vendas. "Essas inovações resolvem dores históricas da indústria, a real conexão entre venda e produção, a dificuldade de escalar a personalização de projetos especiais (sob medida), o alto custo de retrabalho de engenharia e a complexidade na integração entre arquitetos, especificadores, venda, produção e montagem”, resume Nilson.
Fimma: a ponte entre as dores da indústria e as soluções tecnológicas
Com mais de 30 anos de história, a Fimma Brasil sempre foi um termômetro das necessidades da indústria moveleira. Em 2025, a feira amplia esse papel com a criação da Praça de Inovação, espaço que reunirá startups, especialistas, influenciadores e soluções imersivas voltadas à transformação digital do setor. “A Fimma é organizada por voluntários da própria indústria. Somos consumidores dessas tecnologias e buscamos, dentro e fora do Brasil, soluções para as dores reais que enfrentamos no dia a dia”, explica Bernardi.
A Praça de Inovação ficará localizada no Pavilhão A e contará com palestras gratuitas sobre automação, inteligência artificial, sustentabilidade, design e novas formas de produção. O credenciamento para visitar a Fimma Brasil 2025 já está disponível em fimma.com.br.
SERVIÇO
O quê: Fimma Brasil 2025
Quando: 04 a 07 de agosto, das 10h às 19h
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves/RS (Alameda Fenavinho, 481)
Realização: Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs)
Credenciamento: fimma.com.br
Patrocínio: Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Banrisul e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves
Apoio da Praça de Inovação: Sebrae RS; Senai-RS; Inova RS; Simecs (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região); Instituto Hélice; Tecno UCS; InovaBento
SOBRE A FIMMA BRASIL
Realizada desde 1993 pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), a Fimma Brasil está entre os cinco eventos mais importantes do mundo voltados à geração de negócios entre fornecedores e fabricantes de móveis - atraindo indústrias, marcenarias e arquitetos que trabalham com movelaria. Proporciona oportunidades de parcerias nacionais e internacionais, conhecimento e networking.
Nenhum comentário:
Postar um comentário