D. Pedro I e a paternidade: uma faceta que intriga historiadores - Joana D'arc

Destaques

12 agosto 2022

D. Pedro I e a paternidade: uma faceta que intriga historiadores


O primeiro imperador brasileiro teve oficialmente dois casamentos, com D. Maria Leopoldina e D. Amélia, e dessas uniões foram gerados nove filhos. Extraoficialmente a quantidade precisa de herdeiros é um enigma, pois especulações a partir de relatos da época levam a crer que D. Pedro I teve filhos com pelo menos 20 mulheres distintas e nem todos foram considerados legítimos. Em 1823 chegou a ter três descendentes, cada qual de uma mãe diferente: D. Leopoldina; Domitila de Castro, a Marquesa de Santos; e a irmã dela, Maria Benedicta.

Diante do desafio, o historiador Bruno Antunes de Cerqueira resolveu classificar os filhos entre legítimos (gerados nos casamentos oficiais), legitimados (aqueles reconhecidos em testamento) e ilegítimos. Por não haver um número exato de herdeiros, Cerqueira considera difícil detalhar a árvore de descendência do imperador brasileiro. Pelos estudos e relatos conhecidos, ele estima que o número de descendentes de todos os filhos de D. Pedro I pode chegar a cinco mil pessoas. Encontre detalhes dessa história na Agenda Bonifácio.


Acontece agora



Sobre a Agenda Bonifácio


A Agenda Bonifácio é uma plataforma online de programação cultural e conteúdos ligados ao Bicentenário da Independência do Brasil, criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Organização Social Amigos da Arte.  O nome faz referência a José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos personagens mais importantes da Independência, com atuação nos campos da arte, da ciência e da política. 

Plural como quem lhe dá o nome, a plataforma apresenta dados históricos desde 1500, entrevistas, curiosidades, notícias, releituras de fatos marcantes, além de falar de personagens pouco lembrados no processo histórico dessa época. Viva e colaborativa, a Agenda Bonifácio possibilita a divulgação de eventos em âmbito nacional relacionados ao tema. Para compartilhar informações e divulgar seu evento, basta acessar o formulário ou escrever para contato@agendabonifacio.com.br 


Acompanhe:


Site: https://agendabonifacio.com.br/

Instagram: @agendabonifacio

Facebook: agendabonifacio200

Twitter: @agendabonifacio


2 comentários:

  1. Que curioso, realmente ele teve bastante mulheres e uma história intrigante
    Abraços,
    Alécia, do Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  2. Menina confesso que fiquei de boca aberta com a história de D.Pedro 😂😂😂 esses homens viu realmente uma história daquelas

    ResponderExcluir