Confira quais são os principais erros na hora de compor a decoração dos quartos - Joana D'arc

Destaques

09 janeiro 2022

Confira quais são os principais erros na hora de compor a decoração dos quartos

Tons neutros, luzes indiretas e aconchego definem este dormitório de casal | Projeto de Dantas & Passos Arquitetura e foto de Herman Charles Christ – Buzina de Imagem




Quem não ama chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho? Melhor do que isso, é ter um quarto repleto de conforto, estilo e atmosfera leve para recarregar as energias. Entretanto, na hora de montar ou reformar o dormitório – seja de casal ou de solteiro – é necessário ficar atento a uma série de detalhes, de forma a garantir que esse cômodo tão importante cumprirá realmente o seu papel. As arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura aproveitam para falar sobre os principais erros que as pessoas cometem na hora de compor o cantinho de descanso. Confira!

Dormitório e Home Office com a presença da madeira no piso, tons leves nas paredes, móveis e enxoval | Projeto de Dantas & Passos Arquitetura e fotos de Maura Mello



“O quarto é um espaço valioso da casa no dia a dia. Por isso deve propiciar a privacidade, com calma e relaxamento. Não pode ser um ambiente carregado para não atrapalhar o descanso. Deve ser um verdadeiro recanto!”, comenta Paula. “De forma resumida, os exageros figuram entre os principais erros na hora da composição do quarto. Por isso, ter equilíbrio é a chave para acertar e fazer bonito!”, conclui Danielle.

Aposte em um quarto bem ventilado e que receba bastante luz natural durante o dia. Dessa forma é mais difícil ter problemas de umidade | Projeto de Dantas & Passos Arquitetura e foto de Maura Mello


Principais Erros


Falta de planejamento 

Na hora de reformar, a empolgação é grande, o que acaba gerando uma série de erros, especialmente para quem nunca fez uma obra. “Não deixe de ter um bom planejamento tanto na questão espacial, quanto no conceito de decoração para o quarto. É preciso medir o espaço disponível, assim como pensar no tamanho ideal dos móveis. Alinhe ideias do que você deseja com um profissional competente. Só depois de tudo bem conversado, aí sim a obra deverá começar, alertam as profissionais.

Mobiliário e Objetos

- O excesso de mobiliário no quarto é um erro recorrente. Assim, evite a colocação de peças desnecessárias e verifique se os móveis escolhidos não são grandes demais para o espaço disponível. Tais equívocos podem reduzir o tamanho do local, dar a sensação de sufocamento, além de atrapalhar a circulação e a organização.

- É importante pensar em móveis que tenham espaço para o armazenamento adequado, para contribuir na melhor disposição dos objetos e roupas.

- Se possível, os armários embutidos devem ficar em paredes internas da residência. No caso das paredes externas, que são ligadas às fachadas, é maior o risco de as roupas ficarem mofadas, em razão de intempéries e possíveis infiltrações.

- Os espelhos são bem vindos para dar amplitude, mas devem ser posicionados de forma adequada. Também cuidado com os exageros na quantidade e tamanho!

Este quarto aproveitou bem os espaços para a inclusão de uma penteadeira e um closet | Projeto de Dantas & Passos Arquitetura e fotos de Maura Mello



Proporções

- Mesas de cabeceira devem ser proporcionais à altura da cama, nem muito altas, nem muito baixas, afinal se tratam de móveis de suporte. Do contrário, podem se tornar desconfortáveis para quem for pegar algum objeto ou mexer na luminária de leitura. Essas peças devem ser proporcionais tanto na largura e profundidade, com tamanho suficiente para a inclusão de itens essenciais.

- É preciso ter uma proporção entre o tamanho da cama x tamanho da cabeceira, levando em consideração, ainda, a metragem do quarto. O intuito é que a cama não atrapalhe a abertura de armários, assim como a circulação das pessoas. Por isso, uma dica é ter ao lado da cama pelo menos 70 cm livre. 


Também é preciso observar as proporções e alturas entre os elementos do quarto, para que o ambiente se apresente de forma harmônica | Projeto de Dantas & Passos Arquitetura e foto de Herman Charles Christ – Buzina de Imagem




Qualidade de vida

Quartos precisam ficar localizados em ambientes bem ensolarados e ventilados, livres de umidade, para que os moradores não adquiram possíveis problemas respiratórios. Como a maioria das pessoas fica, em média, 8 horas dentro desse ambiente à noite, ter esse tipo de consciência é essencial.


Iluminação

- Esse é um dos itens que vai mexer principalmente com o humor e as sensações dos moradores antes de dormir. O quarto precisa oferecer diferentes cenários de luz. Por isso, deve ter uma boa iluminação para usos gerais, mas também ficar bem escuro na hora de dormir. Isso garantirá uma agradável noite de sono, além de fazer com o que corpo acompanhe o ciclo circadiano, responsável pelas regulações naturais de dia / noite. Apenas um ponto de luz não deixa um quarto aconchegante, portanto invista em luminárias auxiliares e de luz indireta.

- Um dos grandes erros está na escolha da temperatura de cor das lâmpadas, em que muitos clientes compram peças com iluminação branca fria (5000K ou mais), mas o coreto é a luz de temperatura branco quente (2700K a 3000K) para trazer o conforto necessário para dormir bem. 


Neste quarto, a opção foi por cortinas mais escuras e grossas, para que o ambiente fique mais aconchegante durante os momentos de sono | Projeto de Dantas & Passos Arquitetura e foto de Herman Charles Christ – Buzina de Imagem




Cortinas

Ainda falando em iluminação, o uso de cortinas é sempre indicado porque permite um maior controle da luz externa, além de trazer privacidade. Pessoas que deixam cortinas abertas, ou que têm muita iluminação no local de dormir, acabam tendo um sono prejudicado. Porém, preste atenção ao tipo de tecido escolhido, pois há alguns que, na presença de luz invertida de dentro para fora, acabam revelando o que há dentro do quarto. Portanto, a cortina deve deixar permitir a entrada de luz durante o dia, mas trazer privacidade à noite.


Leveza nas Cores

Cuidado com cores vivas ou estampas em excesso no quarto, pois tornam o ambiente carregado e confuso! O mais indicado é a escolha por tons leves, neutros ou naturais para que o espaço fique mais sereno. Inclusive, procure combinar as cores dos elementos como móveis, revestimentos e até mesmo das roupas de cama, com o intuito de que tudo fique harmônico. Mesmo assim, para quem gosta de tons mais arrojados, uma alternativa é escolher apenas um ponto de destaque como um quadro, ou algum acessório para a cama, por exemplo.


Almofadas e Travesseiros

Mais uma vez, atenção com os excessos! Evite colocar muitas almofadas e travesseiros na cama. Apesar de serem itens super necessários para o conforto, isso trará um maior trabalho na hora de arrumar a cama no dia seguinte. Além da necessidade de mais espaço útil em armários para guardar as peças quando você não estiver usando. Portanto, tudo na medida certa!

As cores mais claras são as mais indicadas para a decoração dos quartos | Projeto de Dantas & Passos Arquitetura e fotos de Maura Mello




Sobre a Dantas & Passos Arquitetura 

A Dantas & Passos Arquitetura desenvolve projetos de arquitetura e design de interiores para os segmentos residencial e comercial. Atuando no mercado desde 1996, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos valorizam os projetos que os clientes possam realmente aproveitá-los. Cores neutras e atemporais fazem parte da essência da dupla, que tem um vasto portfólio nas cidades de São Paulo, interior e Miami. “Buscamos sempre pensar em soluções exclusivas e feitas sob medida para cada cliente, sempre respeitando os sonhos de cada um. Participamos pessoalmente de todas as etapas do projeto, desde a criação até os objetos de decoração.” 



Dantas & Passos Arquitetura 

@dantaspassos.arquitetura 

www.dantasepassosarquitetura.com.br

Tel. e WhatsApp: (11) 99366-9690 (Danielle Dantas)

Tel. e WhatsApp: (11) 98339-9096 (Paula Passos) 

Um comentário:

  1. É muito importante saber os erros na hora de decorar os quartos, pois o quarto é o nosso cantinho de dormir, de descanso, muito bom o post, bjs.

    ResponderExcluir