Vinagre de maçã, um elixir da boa saúde - Joana D'arc

Destaques

21 janeiro 2021

Vinagre de maçã, um elixir da boa saúde





O vinagre de maçã, ingrediente indispensável no tempero de saladas e na preparação de molhos agridoces, é também um elixir da boa saúde. Hipócrates, o pai da medicina moderna, receitava oxymel aos seus pacientes, uma mistura de vinagre, água e mel, como forma de prevenir doenças e rejuvenescer o corpo. Além de contribuir para a plenitude física, o vinagre de maçã mostra sua versatilidade no tratamento dos cabelos e da pele.
Alimento fermentado, o vinagre de maçã tem propriedades anti-inflamatória e antimicrobiana. O consumo como alimento ou em pequeninas doses diárias diluídas em água ajuda a reduzir o colesterol, auxilia no controle do diabetes, melhora a digestão e diminui a pressão arterial, entre outros benefícios. Alguns compostos encontrados no vinagre de maçã agem dificultando a absorção de carboidratos no intestino e, com isso, favorecem a perda de peso. A presença de antioxidantes atua para retardar o envelhecimento.
Rodrigo Margoni, especialista em vinagres, destaca entre as substâncias presentes no vinagre de maçã a pectina. “Esta é uma fibra solúvel que contribui para diminuir a fome”, afirma. Consumidor regular do alimento fermentado, Margoni costuma ingerir 10ml (uma tampinha) diluídos em um copo de água pelo menos três vezes ao dia. “A sensação de saciedade é incrível, justamente pela presença da pectina”, diz.
Como sócio-proprietário da Almaromi Viccino, empresa pioneira na produção natural de vinagre de maçã no Brasil, Margoni explica a diferença entre o produto natural e o orgânico. “Tanto um quanto o outro são obtidos sem o uso de conservantes. O vinagre orgânico tem a certificação de que foram utilizadas maçãs produzidas sem o uso de defensivos agrícolas”, afirma. “Nosso vinagre natural tem como matérias-primas as variedades fuji e gala, que resultam em um produto de altíssima qualidade”, completa.

 

Pele e cabelos

Os ácidos acético, cítrico, lático e succínico, presentes no vinagre de maçã, têm ação antimicrobiana contra a bactéria causadora da acne na pele.
Nunca, no entanto, deve ser aplicado puro sobe a pele, pois pode causar queimaduras. Recomenda-se diluir uma colher de vinagre de maçã em um copo de água e só então passar na pele, removendo a mistura alguns segundos depois.
Cabelos quebradiços e oleosos têm no vinagre de maçã um poderoso aliado. Para obter bons resultados, deve-se misturar uma colher de vinagre em um copo de água e depois borrifar nos fios. Na sequência, aplica-se, mecha a mecha, um creme de tratamento indicado para cada tipo de cabelo. É preciso esperar por três a cinco minutos com touca térmica ou toalha umedecida em água quente para agir. A seguir, os cabelos devem ser enxaguados.
Seja ingerindo ou aplicando para melhorar a saúde da pele e dos cabelos, qualquer uso que se pretenda fazer deve ter indicação médica, pois cada organismo reage de uma forma às substâncias presentes no vinagre de maçã.

 

Vinagre na história

- Na Roma antiga, as legiões de soldados tomavam o cuidado de transportar o vinagre em odres, pois sabiam de sua importância para o preparado da Posca (vinagre misturado com água e ervas aromatizantes). A bebida fortalecia os guerreiros e combatia a fadiga.

- Na China, era comum o uso do vinagre para evitar doenças e curar feridas. No Japão, os samurais utilizavam o vinagre de maçã como um potente tônico para dar força e saúde.

- Em Paris, na Idade Média, o vinagre de maçã era vendido como desodorante corporal.

- Atualmente, há várias teses de doutorado e muitas dissertações de mestrado sobre os usos medicinais do vinagre. Há mais 300 publicações catalogadas sobre o tema em várias línguas, além de vários sites na internet que tratam do assunto.

2 comentários:

  1. Nunca usei no cabelo, quero experimentar.
    Já vi resultados otimos.

    ResponderExcluir
  2. Eu uso diariamente o vinagre de maçã, realmente tem muitos benefícios! Adoro!

    ResponderExcluir